Pular para o conteúdo principal

Coluna Onde estão os Bibliotecários? por Grazielli Moraes

A ex-aluna da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Grazielli, já deu as caras aqui no blog antes! Isso porque ela é dona de um dos TCC's modelos de 2013 sobre  a implantação de uma Biblioteca Comunitária em um abrigo em São Mateus, na Zona Leste de São Paulo. Sempre com vontade de colaborar ela se voluntariou para falar um pouco a respeito dos ex-alunos de Biblioteconomia: Como estão agora? O que fazem? Quais são seus planos? E assim inauguramos a mais nova coluna da Monitoria Científica: Onde estão os Bibliotecários?


Aos que desejam saber onde estão os Bibliotecários formados pela FESPSP essa nova coluna vem com o intuito de descobrir onde estão tais profissionais, o que fazem, e assim aproximá-los novamente da instituição e dos colegas de profissão.

Iniciaremos com uma ex-aluna e ex-bibliotecária da Biblioteca da FESPSP. 


Fabiana Carla Cândido Gomes, 31 anos, formada em 2006 – iniciou a pós-graduação em Arquivos Empresariais e Meio Ambiente e Sociedade, mas por impossibilidades pessoais não terminou.

Dona de uma simpatia, Fabiana acredita que a Biblioteconomia hoje é uma “área em expansão e com um imenso mercado de trabalho”, no entanto tal mercado a seu ver ainda necessita saber mais informações quanto às atribuições que lhe cabem, principalmente no que se refere às atribuições do próprio profissional da informação, que podem ser agregadas em diversas áreas e dessa maneira valorizar ainda mais profissão da biblioteconomia.
Fabiana menciona que a FESP lhe trouxe toda a parte técnica, as teorias e a realidade “...do imenso leque que o curso poderia oferecer profissionalmente” já que a mesma menciona não ter real noção do vasto mundo da Biblioteconomia ao entrar no curso.

Inicialmente, Fabiana foi estagiária da FESPSP, daí foi crescendo até se tornar Bibliotecária e responsável pelas bibliotecas da FESPSP, já que na época eram duas unidades (Sociologia e Biblioteconomia).

“Com muito orgulho me tornei Bibliotecária Responsável da FESPSP... Claro, cheia de medos e inseguranças, mas feliz pela confiança depositada em mim.”

Por conta da gestação Fabiana acabou tendo que mudar sua vida profissional, e em 2010 voltou ao mercado de trabalho como BILIOTECÁRIA DOCUMENTALISTA na empresa Multinacional PRICEWATERHOUSECOOPERS, empresa essa que lhe possibilitou assumir uma BIBLIOTECA PÚBLICA em Três Lagoas (Mato Grosso do Sul) até os dias atuais.
Em sua função atual Fabiana além de gerir a biblioteca trabalha com crianças, auxilia professores através de atividades e projetos de incentivo à leitura, projetos sociais em presídios e outros projetos que lhe dão imenso prazer.

Ao perguntarmos para Fabiana o que ela gostaria de dizer aos novos integrantes da biblioteconomia e novos colegas de profissão a mesma deixou a seguinte mensagem:


“Somos aquilo que acreditamos. Sonhe alto... e acredite... Pois o curso que escolheu lhe permite um montão de possibilidades.  Sou um pequeno exemplo do acreditar dentro da vastidão de possibilidades que a Biblioteconomia nos oferece. De estagiária a bibliotecária da faculdade onde estudei e trilhando por diversos tipos de bibliotecas, cada uma com seu encanto. EM FRENTE... ACREDITANDO SEMPRE...”


Colaboração na Matéria: Fabiana Gomes




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação