Na segunda-feira dia 28 de abril a bibliotecária e
consultora de Business Intelligence,
Denise Rodrigues So apresentou uma palestra sobre “Marketing em Unidades de
Informação: algumas reflexões para a aplicação”.
Os
alunos Flávio Gianne e Sidnei Rodrigues de Andrade do 5º Semestre matutino do Curso de
Biblioteconomia da FESPSP prepararam um relato à respeito.
━ Denise
tem larga experiência corporativa concentrada em Marketing e Comunicação e
iniciou sua palestra com um dado superinteressante que é a menção da
mentalidade de Marketing no nascimento da moderna biblioteca. Samuel Green no
último quartel do século XIX entendia que o usuário que adentra a Biblioteca
não podia sair dali sem a informação procurada assim como se esperava que o
consumidor que adentrasse uma loja não saísse de lá sem o produto desejado.
Denise
enfatizou os mitos que envolvem a relação Marketing e Unidade de Informação
(UI) onde ainda prevalece a estranha ideia de incompatibilidade deste setor com
esta que é uma indispensável ferramenta de qualquer gestão, num mundo altamente
comunicativo e competitivo.
Segundo
Denise, Gestão define o Marketing o qual não pode ser confundido com ações
pontuais de comunicação e promoção. Marketing é uma visão estratégica da
administração que visa trabalhar mercados, construí-los, bem como a própria
imagem da corporação junto a eles, e que no caso da Biblioteca/UI deve ser
entendido como sendo o seu target,
usuários e comunidade. Sendo assim o Marketing perpassa todas as atividades
bibliotecárias e de informação, sendo diretamente associadas às atividades fins
que, todavia requerem o fiel cumprimento das funções técnicas por meio das
quais a profissão cumpre a sua missão.
Numa
rápida panorâmica bastante instrutiva, Denise discorreu sobre as três fases do
Marketing.
A
primeira centrada nas vendas pela natural alta demanda de compradores então
existentes; a segunda centrada no produto que, passando a ser mais ofertado que
procurado, exigiu um trabalho de diferenciação de seus equivalentes; e por fim
a fase centrada no consumidor, mais exatamente no seu bolso, onde o share of pocket representa a disputa de
cada centavo de sua limitada renda, a qual pode ser atraída para as mais
diferentes compras.
Concluiu-se
que os 4 Ps do Marketing: produto, praça, preço e promoção, devem fazem parte
da realidade também da Biblioteca/UI que deve ser vista e tratada como
empreendimento, empresa, visando o seu lucro, entendido este em sua dimensão
social, já que a informação é efetivamente commodity e como tal precisa
circular, atendendo as necessidades do maior número de consumidores/produtores,
dando satisfação a todos os seus stakeholders.
Apesar
de o mercado informacional ter suas particularidades, a mensuração de seus
resultados não pode deixar de ser tratada como um dado objetivo, e como Denise
cogitou tudo talvez seja mesmo mensurável.
Nós
alunos do quinto semestre do matutino agradecemos a Denise e a professora
Adriana Souza por mais esta oportunidade de aprender, e sobre um tema que muito
pode contribuir para uma maior significação social da nossa profissão.
Flávio Gianne
━ No
início da palestra Denise apresentou aos discentes a origem do marketing em
unidades de informação, e uma árvore genealógica do marketing, explicando como
ele foi, com o tempo, construído em suas diferentes manifestações.
Mencionou
um especialista, Samuel Green, precursor da visão de marketing na Biblioteca, e
em seguida apresentou os seus principais elementos que são as vendas, o produto
e o consumidor. Relatou para os futuros bibliotecários, a necessidade de
conhecer o perfil do seu público/usuário realizando um estudo sobre ele e sobre
a comunidade da qual faz parte. Também relatou um pensamento extremamente
importante para aqueles que pensam em desenvolver qualquer estratégia de
marketing em uma unidade de informação: “O cliente [usuário] não quer o
produto, mas a informação”.
A
palestra foi muito bem explicada, sobretudo àqueles sem muito entendimento do
assunto, os quais tomam o marketing apenas como mais uma forma de estimular o
consumo, desconhecendo a grande diferença que pode fazer para a disseminação da
informação nesta nossa sociedade contemporânea cada vez mais conectada por
mídias sociais.
Sidnei Rodrigues de Andrade
Caso
queria saber mais a respeito mande um e-mail para monitorcientificofabci@gmail.com e solicite a apresentação de slides utilizada na palestra.
Comentários
Postar um comentário