Pular para o conteúdo principal

PEC: A Biblioteca do Sebrae-SP

Semana passada foi divulgado o Programa de Enriquecimento Curricular sobre a Biblioteca do SEBRAE-SP que ocorreu na quinta-feira dia 30 de outubro. O aluno Leonardo Ragacini nos conta o que rolou, confira!

Hoje as 11:30 tivemos na sala 54 a palestra de Felipe Santos sobre a Biblioteca do SEBRAE.  Foi muito enriquecedor ver alguém que soube usar seus recursos de forma a tornar a sua biblioteca um lugar vivo. Como foi dito pela professora Valéria Valls durante a palestra “o grande desafio nem sempre é ter os recursos financeiros”, embora esses sejam necessários, mas ter o poder financeiro não significa que ele será aplicado como se deve.

Felipe contou como encontrou uma biblioteca abandonada, como muitas que ainda são, infelizmente, e aos poucos foi transformando o espaço e trazendo o poder de ser empreendedor e um profissional exemplar. É muito fácil se acomodar e seguir um fluxo vicioso que se arrasta pela empresa que trabalha, mas não se deixar assustar pela quantidade de trabalho e pelos desafios é o que nos faz ser bons Cientistas da Informação e Bibliotecários, pois só ter um CRB é pouco.

O SEBRAE vem com uma proposta muito interessante de transformar jovens ainda no ensino médio em futuros empreendedores a exemplo do que já acontece em outros países, pois muitas empresas no Brasil fecham e sonhos acabam por falta de conhecimento do que é ser empreendedor. Uma jovem que apresenta bem o quanto o espirito empreendedor é importante é Bel Peace que mudou sua realidade de vida com força de vontade.

Com ideia de integrar as ETEC, FATEC e ETIM na escola do SEBRAE junto com instituto  Paula Souza com cursos variados que não visam só mercado de trabalho, mas de fato preparar o jovem para ser um futuro empreendedor, mostra uma forma muito oportuna de mudar o ensino em nosso pais e também integrar a comunidade nesse processo.

Felipe Santos saiu de uma biblioteca abandonado com livros desatualizados, sendo “EuQuipe” e sem uma perspectiva de melhora a curta prazo para fazer o que é hoje uma biblioteca estruturada que conta com mais de 15 mil títulos dos mais variados para atender todas as faixas etárias e modalidades de ensino da escola de negócios do SEBRAE acreditando que o bibliotecário não se pode deixar abater pelas dificuldades e precisa sair da sua zona de conforto e se integrar com todos os setores a sua volta, pois a já batida frase “network é tudo” é mais que verdadeira. Hoje ele já possui melhores condições de trabalho e uma equipe que o ajuda, mas tudo isso porque ele soube ir atrás e batalhar e buscou conhecimento, o que é o nosso papel de bibliotecário até o dia da aposentadoria, e não teve medo de ser empreendedor também.

Como aluno do 2° ano de Biblioteconomia achei palestra muito interessante e me faz refletir sobre que caminhos quero trilhar em 2016 quando tiver meu diploma na mão e que tipo de desafios estarei enfrentando no mercado de trabalho, mas posso dizer que desde já levo comigo a ideia que ser um bibliotecário-empreendedor irá fazer toda diferença onde quer que eu esteja trabalhando.

Colaboração na Matéria: Leonardo Ragacini.


Quer participar da Monitoria? Mande um e-mail para monitorcientificofabci@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação