Pular para o conteúdo principal

Cursos de Extensão FESPSP (início em maio)

Estão abertas as inscrições para doze cursos de extensão em dias e horários diversos. O início está previsto para maio. Segue abaixo alguns dos cursos oferecidos.



"O curso se propõe a instrumentalizar o aluno para atuar no campo da Museologia, para auxiliar tecnicamente os trabalhos de pesquisa, preservação e difusão de acervos de caráter artístico, histórico, cientifico e de outras naturezas em museus e instituições correlatas públicas ou privadas, de forma responsável e ética, seguindo as diretrizes e resoluções as cartas patrimoniais e conselhos internacionais e nacionais de Museologia".
Início: 14 de maio.



"O curso se propõe a analisar os conceitos de “cultura”, “identidade cultural” e “modernidade”, abordando as questões suscitadas pelos processos de surgimento do Estado nacional e suas implicações. Discussão sobre os aspectos conceituais e teóricos da alteridade no mundo contemporâneo, com ênfase na construção da identidade nacional brasileira".
Início: 04 de maio.



"O curso abarcará a natureza dos Centros de Memória, apresentando suas formas de origem, suas características diferenciais e similares em relação aos Arquivos, Bibliotecas e Museus e, sobretudo, destacando os procedimentos de organização e tratamento aplicados a seus acervos, conforme suas especificidades - fundos, coleções, biblioteca de apoio, hemeroteca e bancos de referências -, levando-se em conta o desenvolvimento de ações para a difusão da informação".
Início: 14 de maio.


"Este curso tem como objetivo debater o conceito de indústria cultural, tal como apresentado por Theodor Adorno e Max Horkheimer na obra Dialética do Esclarecimento (1947). Indústria cultural aparece na teoria dos autores como momento de uma análise da sociedade capitalista que compreende a transformação da cultura em mercadoria como uma de suas principais características. Porém, apesar da importância conferida pelos autores aos meios de comunicação de massa, o conceito não é um artefato analítico voltado para a crítica de objetos culturais, de tal forma que, se usado de forma descontextualizada da perspectiva teórica da qual emerge, perde seu poder crítico. Nesse sentido, uma apreensão fiel ao conceito dos autores demanda uma discussão mais aprofundada do que aquela que normalmente é desenvolvida".
Início: 12 de maio.



"Este curso propõe analisar os processos de criação, evolução e preservação dos documentos digitais arquivísticos e seus atributos específicos, por meio da analogia aos processos de gestão dos documentos tradicionais. Haverá um ampla visão sobre os meios da gestão dos documentos digitais e controle de seu ciclo de vida, mediante as regras de criação dos SIGAD (Sistemas Informatizados de Gestão Arquivísitica de Documentos) e a aplicação das instruções como o E-Arq (Modelo de Requisitos) entre outras".
Início: 10 de maio.


Alunos e ex-alunos da instituição têm desconto no valor do curso.

Mais informações no site da FESPSP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação