Pular para o conteúdo principal

MC Traduções: Panorama Profissional: Em 2030, bibliotecários Estarão Sob Demanda. Por Marina Chagas

Segue um artigo traduzido do inglês. Vejam só as previsões de como estará a profissão futuramente.


Panorama Profissional: Em 2030, bibliotecários estarão sob demanda

Por Rebecca T. Miller, título original: The Job Outlook: In 2030, Librarians Will Be in Demand. Tradução de Marina Chagas Oliveira.



Uma nova reportagem fascinante proporciona um novo olhar sobre como as profissões serão no futuro, e quais as habilidades que serão altamente buscadas. De acordo com “The Future of Skills: Employment in 2030”, haverá um aumento na procura por bibliotecários, curadores, arquivistas, entre outros profissionais.

Este é apenas o começo das descobertas na investigação sobre onde os humanos se encaixarão no futuro, complementando a automação ao invés de serem suplantados por ela. O relatório – divulgado em 28 de setembro por Pearson, Nesta e a Universidade de Oxford - pergunta como o trabalho será impactado pela intersecção das sete “megatedências”. Dentre as mudanças ocasionadas pelas novas tecnologias, automação está no topo, seguida por: globalização, alterações demográficas, sustentabilidade ambiental, urbanização, aumento da desigualdade e incerteza política.

O relatório faz considerações sobre a globalização, mas foca somente no impacto nos Estados Unidos e Reino Unido. “Nos EUA, há uma ênfase particularmente forte nas habilidades interpessoais. Elas incluem ensinar, percepção, serviços de orientação e persuasão. ”. Os “resultados também confirmam a importância de pensamento crítico e habilidades cognitivas, como solucionar problemas complexos, originalidade, fluência de ideias, e aprendizado ativo. ”

“The Future of Skills” é algo a ser lido enquanto se pensa sobre a evolução de nosso trabalho em bibliotecas (assim como nosso relatório anual de pisos salariais “Librarians Everywhere”, que mostra o que está acontecendo atualmente). Principalmente, ele pode informar aos líderes de biblioteca direções estratégicas em suas considerações sobre como moldar os serviços de apoio às pessoas de todas as idades em uma época de rápidas evoluções. Como as bibliotecas da população serão impactadas por essas “megatendências”, como elas precisarão aprender, e quais as habilidades eles precisarão desenvolver para prosperar?

“Apesar de alguns sentirem que o avanço da automação e inteligência artificial está perdendo a batalha, pessoas precisarão focar no desenvolvimento das habilidades unicamente humanas identificadas nesta pesquisa,” o relatório informa em uma seção sobre as implicações para cada indivíduo.
 De acordo com o relatório, todos nós precisaremos aprender coisas novas e desenvolver novas habilidades no decorrer da vida. A fim de ajudar, o autor inclui um extenso “Glossário de Atividades” mencionado no documento e oferece recomendações para educadores e empregadores.

Não tenho dúvidas de que bibliotecas e aqueles que trabalham nelas estão aqui para ficar. Este relatório pode e deve estimular a conversa sobre como tornar a longa jornada que está por vir o mais relevante possível para as muitas pessoas que dependem das bibliotecas para conseguir as ferramentas que lhes são necessárias.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv