Pular para o conteúdo principal

Aprovados do PIBIC 2018/2019!

A  Coordenação de Pesquisa da FESPSP divulgou a lista de alunos aprovados para a edição 2018/2019 do PIBIC.


Dentre as 10 bolsas oferecidas 4 foram para alunos da FaBCI. Parabéns aos alunos: Nicole Raissa Costa Oliveira, Daniele Carli Licciardi Moreira, Francisco Amaral Baraglia e Débora Vieira Rodrigues!



Fonte: FESPSP


A professora Maria Rosa Crespo, orientadora de três dos quatro trabalhos aprovados, falou um pouquinho sobre cada um dos projetos:

A Daniele Liciardi fará um trabalho de pesquisa ligado à Biblioteca da Abadia de Santa Maria, que está em São Paulo desde 1911 e já funcionou em plena avenida Paulista. Trata-se de um monastério feminino (freiras em clausura) o que é bastante raro no Brasil e América Latina. A biblioteca possui um acervo rico em obras raras e objetos religiosos, mas também é bastante atualizado em termos de filosofia, sociologia e outras disciplinas da campo das ciências humanas. Assim, o estudo tem por objetivo descrever a biblioteca em sua atualidade, compreendendo os modos de leitura de seu público específico e sua relação com os livros e com a informação. Também irá descobrir a história desse acervo, incluindo sua localização geográfica na cidade e o enfrentamento da modernidade e crescimento de São Paulo. Para análise dos procedimentos e gerenciamento do acervo, o trabalho vai incluir, em seu referencial teórico, a tradição da Regra de São Bento e dos seus monastérios.



A Débora Vieira irá desenvolver sua pesquisa no âmbito das bibliotecas comunitárias, a partir do papel da leitura e das bibliotecas no desenvolvimento das comunidades periféricas. Para isso, irá utilizar como objeto de estudo o Espaço Alana, no Jardim Pantanal em São Paulo, que é mantido por uma ONG em funcionamento na região há 20 anos. Sabemos que para desenvolver meios de atuação social, transformar e melhorar as comunidades, cada indivíduo deve passar por um processo de absorção de conhecimento e desenvolver determinadas práticas. Esse processo teria como ponto focal as bibliotecas comunitárias a fim de fazer frente à carência de políticas públicas e tarefas básicas de educação, socialização e cidadania que o Estado deveria prover.  Dessa forma, objetiva-se conhecer e evidenciar o potencial estratégico que a biblioteca Espaço Alana possui, para desenvolvimento do Jardim Pantanal e região que permeia. A participação da pesquisadora nas atividades e funcionamento da biblioteca lhe dará as condições de compor seu relato de experiência e o referencial teórico sobre o tema lhe dará os parâmetros de avaliação dessas atividades.


A Nicole Raissa fará uma análise exploratória do Projeto Leitura Liberta, da Penitenciária Feminina do Butantã, questionando o papel da leitura, das bibliotecas e dos bibliotecários no crescimento social e econômico da população carcerária. Atualmente questiona-se a falência do sistema carcerário brasileiro, sendo bem conhecida a ineficiência desse sistema punitivo enquanto órgão ressocializador. Quando se trata da mulher encarcerada, outros problemas agravam a situação de segurança e saúde mental no cumprimento da pena. Dessa forma, a pesquisa tem como objetivo compreender e apontar a importância da leitura no cárcere e avaliar os resultados do projeto Leitura Liberta. É um componente importante da investigação a compreensão da situação das mulheres submetidas a regime carcerário e traçar o seu perfil psicossocial, e compreender o real valor dado por elas ao programa de leitura. Além disso, será objeto da investigação conhecer o funcionamento da biblioteca prisional e a legislação em vigor sobre o assunto, e compreender o trabalho e as características das atividades d@s bibliotecári@s que atuam no sistema prisional.



Muito obrigada, professora! E novamente, parabéns aos aprovados!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação