Pular para o conteúdo principal

Por que escolhi biblio: Neide Maria Amaral Baraglia

   A mãe do monitor científico atual, Neide Maria Amaral Baraglia, veio contar porque escolheu cursar biblioteconomia lá atrás, nos anos '60, na FESPSP:

   " Fiz meu curso de Biblioteconomia na FESPSP.       Formei-me  em 1965, no século passado, em outros tempos...
    Desde menina, sempre gostei de livros, de ler com disciplina e método.  Em 1957, terminando o curso ginasial, ouvi uma professora mencionar um curso profissionalizante (não era de nível superior) muito atraente como carreira futura: Biblioteconomia. Não me esqueci daquele nome esquisito quando terminei o curso Clássico  e quis cursar uma faculdade (aí, Biblioteconomia já era de nível superior).
    Em 1963, já matriculada e frequentando as aulas no prédio da rua General Jardim, tive o privilégio de ter os melhores professores de Catalogação, Classificacão, Referência, Organização, Documentação: Maria Luiza Monteiro da Cunha, Regina Carneiro, Noemia Lentino, Sara Correia, Antonieta Ferraz, Heloísa de Almeida Prado (idealizadora da Tabela PHA) e Zilda Machado. Outros,  da área de Humanas: Davide de Leone e Oswald de Andrade Filho. Foram tempos inesquecíveis quando o computador ainda era uma ficção e tudo era feito manualmente, com as fichas datilografadas que compunham os fichários.
    Comecei a trabalhar como ‘Auxiliar de Biblioteca’  quando ainda estava no primeiro ano, no Clube "A Hebraica” com o Prof. Moisés Gicovate, grande incentivador da Cultura.
     Depois, já como bibliotecária formada, passei por bibliotecas diversas, que foi muito bom, me ajudaram e me fizeram amadurecer na profissão.  Trabalhei no Centro Regional de Pesquisas Educacionais do MEC, que era ligado à Faculdade de Educação da USP; na AACD;   no Ginásio Experimental da Lapa, com a Professora Terezinha Fram; na Fundação Getúlio Vargas. Em 1972 prestei o concurso para Bibliotecária na Câmara Municipal de São Paulo.  Ali fui Bibliotecária, Bibliotecária-Chefe e Diretora de Departamento.  Durante a administração de Luiza Erundina, como comissionada, trabalhei em seu Gabinete , na organização de seus documentos: uma grande satisfação e realização pessoal. Como Bibliotecária, penso que pude contribuir um pouco no campo da Educação e da Cultura do nosso povo."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação