Pular para o conteúdo principal

Marcelo Lobo: A utilização de novas terminologias nos processos de indexação em produções científicas que abordem a temática da Biblioteconomia Social pode indicar uma nova percepção do campo e, como resultado, uma nova atuação dos bibliotecários?

Olá pessoal! Sou o Marcelo, estudante de Biblio e estou passando por aqui pra comentar um pouco de como foi meu percurso durante o desenvolvimento de meu trabalho de conclusão de curso. 

Bom, a ideia de fazer uma pesquisa cuja temática abordasse um aspecto social integrado à Biblioteconomia sempre esteve presente durante toda a minha graduação. 

Acho que a experiência que tive atuando em uma biblioteca pública contribuiu para uma percepção de atuação da(o) profissional bibliotecária(o) associada ao contexto social da comunidade onde a biblioteca está inserida. 

Contudo, foi através de uma das aulas da profa. Valéria Valls que imaginei com maior clareza qual seria o tema do meu trabalho. Nessa aula, a profa. Valéria nos apresentou a proposta da Nova Biblioteconomia, do bibliotecário e professor David Lankes, em que ele aponta para a importância de se pensar uma Biblioteconomia mais participativa e integrada ao contexto social de suas comunidades. 

Com tudo isso em mente, pensei numa ideia de pesquisa que tratasse da temática da Biblioteconomia Social e como esse assunto é percebido no campo da Biblioteconomia nos dias de hoje. 

Com uma ideia na cabeça e um teclado sob as mãos, comecei a esboçar um projeto. Convidei a profa. Valéria para ser minha orientadora, já que foi através dela que tive o contato com a proposta do Lankes, e de pronto, ela aceitou. 

O pontapé inicial foi elaborar um problema de pesquisa que pudesse ser solucionado. Propus a seguinte pergunta: A utilização de novas terminologias nos processos de indexação em produções científicas que abordem a temática da Biblioteconomia Social pode indicar uma nova percepção do campo e, como resultado, uma nova atuação dos bibliotecários?

A proposta foi verificar se a utilização de determinadas terminologias empregadas na representação temática de produções científicas que abordam a temática da Biblioteconomia Social, contribuem para uma nova percepção do campo da Biblioteconomia e, por consequência, uma outra postura de atuação das(os) profissionais bibliotecárias(os). Adotei como essas novas terminologias, os termos: Biblioteconomia Progressista e Nova Biblioteconomia. 

A Biblioteconomia Progressista por trazer uma concepção de uma atuação mais política, crítica e engajada da(o) bibliotecária(o). E o termo Nova Biblioteconomia por nos instigar a promovermos ações colaborativas com a comunidade, de modo a propiciar a construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Para isso, fiz um levantamento bibliográfico de produções que tratassem dessa temática, utilizando como termos de busca: Biblioteconomia Social, Biblioteconomia Progressista e Nova Biblioteconomia; com a proposta de apresentar um breve panorama histórico e conceitual desses termos. 

E, na sequência, um levantamento bibliométrico, com o intuito de mapear a produção científica nacional que utilizaram na representação temática os indexadores Biblioteconomia Progressista e Nova Biblioteconomia.

E, como resultado, de modo geral, pude observar que as produções científicas nacionais que tratam da temática da responsabilidade social e do papel das bibliotecas no mundo contemporâneo estão apropriando-se de novas terminologias como indexadores em suas pesquisas, demonstrando com isso, uma mudança de postura de atuação dos profissionais e do campo da Biblioteconomia.

Bom, essa foi um pouco de minha trajetória de pesquisa. Agradeço demais a todos da FESP. E, sobretudo, a minha orientadora, profa. Valéria e aos professores Angela e Wanderson, verdadeiros professores progressistas.

Até mais! Encontro vocês por aí, nesse mundão afora!

Fonte da imagem: o autor


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação