Pular para o conteúdo principal

Série: Era Uma Vez... Por Gabriel Justino de Souza.

Não é por ter se formado que nosso querido escritor Gabriel Justino deixou de nos escrever!
Acompanhe agora o mais novo conte dele, agora escrito de uma nova fase de sua vida.


Conhecimento



Leia, leia sempre e o que puder. Adquira conhecimentos, se algum dia porventura você perder tudo ou arrancarem isso de você, a única coisa que jamais poderão lhe roubarem ou lhe tirarem é o seu conhecimento, que permanecerá com você todos os dias até o dia em que sua vida findar.

Biblioteca Circulante
Sempre falei isso para um amigo meu, que adentrou as portas da biblioteca e parecia meio desconfortável frente a outras pessoas, talvez porque fosse como um livro que à primeira vista ninguém gosta, os livros marginalizados por uma elite que acha que deve ditar as regras do que as pessoas podem ou não ler, como eu poderia julgar um livro pela capa? Sabendo que, em muitos casos, a capa pode não nos atrair, mas o seu conteúdo é imensamente rico e demasiadamente benéfico para a nossa mente, ajudando-nos a crescer intelectualmente e a entender essa longa estrada que percorremos e que nomeamos de vida. Se eu tenho essa noção, como eu poderia ignorar um morador de rua que adentrou a biblioteca para buscar refrigério para a sua mente, já tão perturbada e marginalizada pela sociedade? Logo eu, que sou uma bibliotecária e sei que nunca podemos julgar um livro pela capa, mas sim pelo que o seu conteúdo revela.

O conhecimento é de suma importância, um livro que li uma vez diz que o povo sofre e padece pela falta do conhecimento. Aqueles que não entendem e que não buscam enriquecer sua sabedoria através das leituras, exercitando a mente, ficam à mercê de manipuladores que com palavras bonitas e melodiosas enganam e cegam fazendo com que você caminhe rumo ao desfiladeiro da ignorância, tornando-o uma pessoa manipulável e sem voz ativa na sociedade, deste modo, essas pessoas acabam acreditando em tudo o que ouvem por aí, não questionam, só esperam palavras mastigadas ao invés de buscarem a própria fonte que as alimentará. Afinal muito melhor ter uma fonte própria e mastigar sua própria comida do que esperar com que outros o façam por você.

 Acho que você já deve ter imaginando como eu sou pelas poucas linhas que aqui escrevi, para início de conversa, não eu não sou uma velhinha de coque que usa óculos e pede silêncio o tempo todo. Talvez seja isso que pense porque este foi o conhecimento errôneo que te passaram. Fala sério! Sabia que minha profissão é muito mais que os livros? Do que a capa revela? Foi assim que surpreendi aquele morador de rua que se tornou meu amigo, com a informação, na verdade é este o meu papel, pelo menos, no local em que estou, atender o público, mostrar e ajudar a desvendar um mundo de informações e conhecimentos vastos. Pense em mim como um Google melhorado, que entrega exatamente a informação que você busca, quer e precisa e não um emaranhado de informações desnecessárias.

Não que essa seja uma tarefa simples, ou você acha que existe um curso superior para ser bibliotecário e que só aprendemos a guardar livros na estante e passamos o dia todo lendo o que gostamos e quando chega alguém na biblioteca fechamos a cara porque não gostamos de ser incomodados? Posso te dizer que você está tão distante da verdade, olhe para mim: não uso coque (meu cabelo está solto), ao invés dos óculos uso lente, me visto com o básico mesmo, calça jeans e camisa (risos), se me olhasse nunca diria que sou bibliotecária (ou diria?).

Enfim, vamos ao que interessa, ajudei o Fernando a sair das ruas, ele se sentia mais confortável quando a biblioteca estava quase fechando ou logo pela manhã quando abríamos, pois, eram os horários em que a maior parte do público não estava presente e não o incomodava. As pessoas são cruéis, achavam que só porque ele não estava bem vestido e limpo, tinham o direito de inquerir no olhar a rejeição e fazer com que ele se sentisse diminuído para sair dali, creio que era como, elas dissessem “Você não pertence a esse mundo, não é para você, o que ainda faz aqui? Aqui não é o seu lugar! ”

 Lembro que quando falei com ele pela primeira vez, ficou desconfiado, achou que iria expulsá-lo e não entendeu o porquê dirigi a palavra a ele, indiquei aquele livro sobre a jornalista branca que escreveu sobre as empregadas domésticas negras dos Estados Unidos na década de 60, e a partir dali tinha motivos para puxar assunto e indicar outros livros para que ele lesse, e a partir daí que nós fomos nos tornando cada vez mais amigos. Teve um livro que eu indiquei, que ele realmente ficou extasiado ao lê-lo, era o livro de José Saramago, “Ensaio sobre a cegueira”, ele me comparou com a Mulher do Médico, falava que estava guiando-o quando ele não podia mais enxergar o caminho. Que quando a cegueira da ignorância o alcançou, eu fui aquela que o ajudou nas ruas caóticas e cuidei dele quando sua visão já não alcançava nada. A cegueira que o atingiu, era a cegueira da ignorância e ele quando contava sua história, ficava com os olhos marejados, a sociedade o tratava de um tal modo, que parece que ele perdia a condição de ser um ser humano e passava a ser um animal que merecia ser extirpado.

Por que estou lhe contando a história do Fernando e não a minha? Simples, a história dele se cruza com a minha, eu sei o quanto o conhecimento liberta, sei disso porque tive uma infância difícil, é difícil estudar em uma escola pública, você sempre acha que está a um passo atrás daqueles que podem pagar um ensino particular, tentava compensar minhas dificuldades em português quando frequentava as biblioteca da minha escola e pública, quando pegava alguns livros emprestados, tinha que dar conta dos afazeres domésticos e ajudar minha mãe, e ainda conseguia um tempo livre para ler as histórias que me faziam viajar para vários mundos e lugares que não conhecia. E percebi que aos poucos, os livros me agregaram conhecimento e algo em mim sabia que o caminho dos livros, do conhecimento e da informação era o que eu queria para a minha vida.  

Neste exato ponto é que entra minha missão de ser uma bibliotecária com a história do Fernando, sabe o que lhes contei sobre informação e ignorância? Eu ajudo as pessoas a enxergarem o mundo das possibilidades, pois, em um mundo em que as tecnologias estão cada vez mais avançadas e as informações mais rápidas, eu tenho um olhar diferenciado para tudo isso, mesmo em meio a manipulações informativas e ao excesso informacional, posso lhe ajudar a entender como minerar ela e encontrar exatamente aquilo que é verdadeiro, confiável e principalmente que não irá te manipular pois terás conhecimento suficiente.

Assim que ajudei o meu amigo, tirando algumas vendas que ocultavam sua visão para ele chegar onde chegou, claro que isso ele não conseguiu só com a leitura dos livros, eu conhecia algumas pessoas que puderem contribuir de uma forma mais substantiva, como dando um lar temporário para ele e auxiliando-o na readaptação e inserção na sociedade. Fico muito feliz em saber onde ele está e a posição em que ele chegou.

Me despeço por hora deixando a seguinte reflexão: Qual é o nosso papel diante do desenvolvimento de uma sociedade mais justa e humana? Fazer ou não fazer nada em prol da equidade social? É uma escolha individual? O que posso fazer para mudar a sociedade em que vivo? Em alguns desses questionamentos, deixo para você a seguinte mensagem, busque a informação não se contente apenas com a superfície, deixe seu conhecimento crescer e te guiar para tornar a sociedade um lugar, no qual as pessoas, são exatamente isso, pessoas. Pessoas sem rótulos e que precisam ser amadas independentemente de onde se encontram, de suas escolhas ou de quem são, pois, quando eu consegui pensar dessa maneira, não vi um morador de rua sujo adentrando a biblioteca, vi uma pessoa que precisou de minha ajuda para encontrar a si mesmo num emaranhado de informações que o fizeram perder-se dentro de si.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e