Pular para o conteúdo principal

O Evento [Re]Pense - Pelo público e organizadores

As alunas e os formados Camilla Hatzlhoffer, Edi Fotini, Gabriel Justino e Thiago Asperti nos contam como foi o evento do [Re]Pense do ponto de vista do público e dos que estavam nos bastidores!


Fotos por Edi Fortini

Camilla Hatzlhoffer

O [RE]Pense foi realizado no dia 20/10/2018 e foi organizado pelo InFoco com o objetivo de reunir profissionais, estudantes e entidades de biblioteconomia para promover e discutir a nossa profissão.

 A programação estava recheada de assuntos de grande interesse: logo após o café da manhã para os participantes e palestrantes, ocorreu o debate no auditório da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com o tema “Necessidade informacional corporativa”. Os palestrantes Cristiane Camizão (SENAC – SP), Silvia Marques (MEDIAR) e Alisson Castro (ABRAINFO), que conduziram o primeiro debate do dia, apresentaram as diversas frentes nas quais o bibliotecário pode trabalhar, ampliando a visão desse profissional e inspirando a cada um de nós (estudantes e futuros bibliotecários) a buscar cada vez uma posição no mercado que saia do padrão da biblioteca tradicional.

Fotos por Edi Fortini

Fotos por Edi Fortini

Fotos por Edi Fortini

Durante o dia, ocorreram vários GTs que enriqueceram o debate dos participantes: o GT1 debateu sobre inteligência competitiva e informação estratégica. Os GTs 2 e 3 se juntaram para agradar os participantes que queriam participar dos dois. Os temas tratados nesse GT conjunto foram Usuário Infoco e a informação na era da pós-verdade (Fake News).

Fotos por Edi Fortini


O GT4 promoveu a conversa sobre a formação do bibliotecário contemporâneo. Logo após, o GT5 tratou sobre inovação informacional. Para fechar esse ciclo, o GT6 foi sobre Emprego e empregabilidade do bibliotecário.

O último debate do dia foi com sobre “Quem é o bibliotecário no século XXI” e foi promovido pela presidente da FEBAB, Adriana Ferrari, por Alisson de Castro (Abrainfo) e nossa querida professora Valéria Valls (Abecin).

Fotos por Edi Fortini

Fotos por Edi Fortini


Termino o meu relato com o coração alegre de ter podido participar de um evento que gera visibilidade para a área que eu escolhi para ser a minha profissão. Sou muito grata pelos organizadores que batalharam para colocar esse evento de pé com tantos assuntos e palestrantes incríveis. E mantenho a esperança de poder cobrir mais eventos como esse, que engrandecem a biblioteconomia. 



Edi Fortini

           Organizado nos mesmos moldes do TED, o evento trouxe duas palestras principais e 6 GT's (Grupos de Trabalho) com abordagens acerca da profissão, carreira pessoal e tecnologias. 

Fotos por Edi Fortini


            Os debates principais trataram dos temas "Necessidade informacional corporativa" e "Quem é o bibliotecário no século XXI" e foram transmitidos ao vivo pela página do grupo e podem ser acessadas respectivamente aqui e aqui).

Os GT'S levaram os seguintes temas:
1: Inteligência competitiva 
2: Usuário infoco - UX (com Thais Campas)
3: A informação na era da pós verdade (com Charlley Luz)
4: A formação do bibliotecário contemporâneo (Com Valéria Valls)
5: Inovação informacional (com Jéssica Bedin e Priscila Sena)
6: Emprego e empregabilidade (com Andrezza Câmera e Fernanda Silva)


Fotos por Edi Fortini


Fotos por Edi Fortini




            Os debates foram bastante dinâmicos e participaram pessoas de diferentes cidades focadas sobre os novos rumos da profissão no Brasil e como a biblioteconomia brasileira precisa se adequar às demandas apresentadas pelo mercado que está em constante mudança, principalmente no aspecto tecnológico.

       O fechamento do evento se deu com representantes dos principais órgãos da profissão, com falas inspiradoras sobre a paixão pela biblioteconomia questionando a posição de muitos bibliotecários que se acomodam em suas salas e nada fazem para agregar à área ou lutar pela causa da profissão e que, por esses e outros motivos, talvez devam estar na profissão errada. Biblioteconomia é luta, é paixão, é apoio à causa da informação que transforma vidas. 


Fotos por Edi Fortini

     Alguns órgãos importantes da área marcaram presença e apoio ao evento, como ABECIN, ABRAINFO, CA do Borba, CRB8 e a FEBAB. 

Acesse aqui a página do InFoco para ficar por dentro de outros eventos. 
Acesse aqui para ver a cobertura completa do [RE]Pense.


Thiago Asperti

          O InFoco surgiu para debater a atual conjuntura da Biblioteconomia e buscar soluções para problemas apontados por diversos Bibliotecários. Após algumas reuniões percebemos que precisaríamos entender melhor o cenário para aprofundar o debate, assim surgiu a ideia de fazer o [RE]PENSE, com o intuito de reunir os profissionais da informação para debater as mudanças e pensar a Biblioteconomia contemporânea.  

Fotos por Edi Fortini
         Dividimos as grandes áreas da Biblioteconomia, selecionamos os temas mais atuais e buscamos profissionais que trouxessem novas visões para o debate. Desde do início nosso foco foi a desconstrução da formalidade e a provocação de novos temas, visando tirar a classe da zona de conforto. Após definir os GTS e o foco do primeiro debate, percebemos que ainda faltava algo para o debate, por isso decidimos algo ousado, reunir FEBAB, CRB-8, ABRAINFO e ABECIN em uma mesa de debate, e graças ao apoio de cooperação das quarto entidades, conseguimos reuni-las

Fotos por Edi Fortini
         Acredito que o objetivo foi alcançado, tivemos um primeiro feedback positivo e conseguimos identificar que mesmo sendo uma profissão antiga, a biblioteconomia tem muito espaço além das bibliotecas, arquivos, museus e outros espaços tradicionais, há uma enorme necessidade informacional no mundo corporativo e as empresas buscam profissionais que possam suprir esse necessidade, porém muitas empresas não tem conhecimento da expertise do Bibliotecário e que nós somos o profissional que eles procuram!!!

         Foi apenas um pequeno paço para as mudanças que acredito serem necessárias, porém um paço importante. Um começo pequeno de um sonho grande!!!


Gabriel Justino

O InFoco, no começo chamado de Pela Biblioteconomia, foi formado em 23 de janeiro de 2018 por egressos da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), e logo agregou egressos de outras instituições, com o objetivo de contribuir de forma significante para o desenvolvimento da biblioteconomia paulista e brasileira, promovendo debates para que os profissionais possam repensar a profissão, propondo mudanças junto aos órgãos competentes, como, fortalecer o conselho, sindicato e associações.

Fotos por Edi Fortini

E foi neste intuito,  que construímos o [RE]PENSE, foram alguns meses de planejamento para que chegássemos a um modelo que permitiria romper com os formatos tradicionais, deixando os participantes mais à vontade para iniciar um debate e fazer contatos; e eu acredito que no último sábado, cada palestrante e participante ficaram confortáveis em debater ideias e trocar experiências, além do mais, o InFoco elaborará um documento que permitirá que saibamos os eixos discutidos no evento para trabalhar efetivamente por alguma mudança, para que não venha ser só mais um evento em que se debate as ideias e fica por ali mesmo, pois, o princípio motor do movimento é continuar com as discussões e leva-las até a sociedade em geral para que esta, conheça o papel desempenhado pelo bibliotecário e as suas mais amplas formas de atuação.

Fotos por Edi Fortini
Saber que tipo de profissionais somos e onde queremos chegar é de suma importância para conquistar mercados que podem se dobrar a expertise do bibliotecário. Em um contexto em que vivemos soterrados, acumulados e estimulados por informações vindas de todas as direções, a biblioteconomia desponta como uma das áreas que pode auxiliar outras nesse processo árduo de organizar e disponibilizar a informação de maneira ordeira e fácil.

Após o [RE]PENSE, há muito trabalho a ser feito, mas fico satisfeito pelos retornos positivos recebidos e sei que estamos no caminho certo para que a biblioteconomia encontre um novo rumo, uma nova voz, um novo sangue para que barreiras sejam ultrapassadas e que nossa perspectiva de profissionais da informação comece a ser vista e respeitada e que não sejamos legados a ser meros guardadores de livros e guardiões do saber e que comecem a enxergar que os bibliotecários tem muito a contribuir para essa sociedade que está em constante evolução.



A opinião dos colunistas e dos relatos publicados não representam necessariamente a posição da FaBCI da FESPSP, ou de sua Monitoria Científica. A responsabilidade total é do(a) autor(a)do texto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação