Aconteceu na FaBCI - PEC Carreira na contemporaneidade: como identificar suas inclinações profissionais - Por Edi Fortini
No último dia 24 de outubro, aconteceu na FESPSP a PEC (Programa de Enriquecimento Curricular) "Carreira na contemporaneidade: como identificar suas inclinações profissionais", com a docente Adriana Maria de Souza.
As entrevistas de trabalho são muito importantes tanto para a empresa avaliar as pessoas candidatas, mas também para que as pessoas avaliarem o ambiente institucional. Quanto do seu perfil se encaixa com a empresa? A empresa tem os mesmos valores que os seus? As expectativas das atribuições batem para ambas as partes?
Além disso: você sabe o que é gestão de carreira? Você gerencia sua carreira de forma hierárquica ou horizontal?
Ao longo da vida, passamos por diversas fases na carreira pessoal e essas fases variam de acordo com o tempo interno de cada pessoa, podendo ser fases longas ou curtas. Ademais, os padrões pelos quais uma pessoa mede seu sucesso são bastante diferentes e pessoais, pois sucesso é um termo bastante subjetivo.
Fonte: FESPSP |
A movimentação de carreira pode se dar de forma horizontal (mudanças feitas pela própria pessoa) ou hierárquica (onde o sucesso individual é definido por alçar topos em suas posições organizacionais). Podemos dizer que gerenciar o lar é uma forma de gerenciar a carreira? O CEO de uma grande empresa pode gerenciar sua carreira? A resposta é positiva para os dois casos. A gestão de carreira é um processo interno de como nos posicionamos perante as responsabilidades que escolhemos e como lidamos com esses desafios que aceitamos.
Para o professor livre-docente da FEA-USP, o Joel Souza Dutra, a gestão de carreira começou a ser uma prioridade pós segunda guerra e desde então diversas abordagens ajudam que as pessoas assumam seus talentos e tenham alguns conceitos em mente ao se dedicar em áreas que os atenda.
A profissão de bibliotecário nos permite desenvolver uma série de aptidões para o mercado e justamente por isso vimos muitos profissionais e estudantes sem muita certeza de que área/aptidão escolher. A gestão de carreiras e a identidade profissional se mostram como grandes aliados a nosso favor.
Hoje, felizmente contamos com muitas ferramentas de autoconhecimento que nos ajudam a identificar nossos pontos fortes, ou nossas âncoras, que seguem alguns conceitos de gestão de carreira e identidade profissional. Durante a última PEC, a Adriana focou no material desenvolvido por Edgar H. Schein, um grande pesquisador em desenvolvimento organizacional e professor na Sloan School of Management, no MIT. Em seu livro "Identidade profissional: como ajustar suas inclinações às suas opções de trabalho", Edgar desenvolveu um questionário que aponta as categorias para as inclinações profissionais que são:
- Aptidão técnico-funcional
- Aptidão administrativa geral
- Autonomia / Independência
- Segurança / Estabilidade
- Criatividade empreendedora
- Vontade de servir / Dedicação a uma causa
- Puro desafio
- Estilo de vida.
Com o entendimento dessas aptidões, habilidades e áres de competência, as decisões acerca da gestão de sua carreira se tornam mais assertivas e mais eficazes, no sentido de trazer o balanço ideal entre sua vida profissional e o trabalho. É um início para um autoconhecimento que te conduzirá para um caminho mais satisfatório.
A opinião dos colunistas e dos relatos publicados não representam necessariamente a posição da FaBCI da FESPSP, ou de sua Monitoria Científica. A responsabilidade total é do(a) autor(a)do texto.
A opinião dos colunistas e dos relatos publicados não representam necessariamente a posição da FaBCI da FESPSP, ou de sua Monitoria Científica. A responsabilidade total é do(a) autor(a)do texto.
Comentários
Postar um comentário