Pular para o conteúdo principal

Bibliotecário Nota 10

Nessa semana comemoramos o Dia do Bibliotecário e a FESPSP teve uma semana comemorativa especial com diversos eventos da segunda-feira (10 de março) até sábado (15 de março). Um dos eventos mais tradicionais da Faculdade e atividade básica para os alunos ingressantes desse primeiro semestre é o Bibliotecário Nota 10, onde os alunos escolhem alguém que auxiliou na evolução da área de biblioteconomia e ciência da informação, mesmo não sendo necessariamente um bibliotecário.


Professora Maria Rosa, responsável pela coordenação do evento.


Os diferentes grupos que compuseram as apresentações do período matutino citaram construíram seus trabalhos em cima de sete personalidades que foram de suma importância para o que a Biblioteconomia e Ciência da Informação se tornaram hoje.

Briquet de Lemos

O primeiro grupo de alunas falou a respeito de Briquet de Lemos, professor, editor, tradutor, bibliotecário e especializado em Bibliotecas na área da Saúde.

Mário de Andrade

 Poeta, escritor, crítico literário, musicólogo, folclorista, ensaísta brasileiro. Figura ilustre do modernismo brasileiro e do curso de biblioteconomia da FESPSP.

Calímaco

Diretor da lendária Biblioteca de Alexandria, conhecido por ter criado um dos primeiros Sistemas de Catalogação de forma completamente intuitiva e organizar cerca de 1 milhão de papiros (estimativa).

Jorge Luis Borges

Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo nasceu em Buenos Aires e foi escritor, poeta, tradutor, crítico literário, bibliotecário e ensaísta. Foi diretor da Biblioteca Nacional da República Argentina.

Edson Nery da Fonseca

A vida de Edson Nery da Fonseca se confunde com a história da biblioteconomia brasileira. Foi fundador de cursos de biblioteconomia de graduação e pós-graduação; participou também da fundação da Universidade de Brasília (UnB) - onde foi responsável pela implementação da Biblioteca Central - e do IBBD, hoje IBICT.

Bastos Tigre

Homem de múltiplos talentos, pois foi jornalista, poeta, compositor, teatrólogo, humorista, publicitário, além de engenheiro e bibliotecário. E em todas as áreas obteve sucesso, especialmente como publicitário. Central da Universidade do Brasil, onde serviu por mais de 20 anos. Exerceu a profissão de bibliotecário por 40 anos, é considerado o primeiro bibliotecário por concurso, no Brasil.
No dia 12 de março é comemorado o Dia do Bibliotecário, que foi instituído em sua homenagem.


Rubens Borba de Moraes

Rubens Borba de Moraes foi um bibliotecário, bibliógrafo, bibliófilo, historiador e pesquisador brasileiro, um dos organizadores da Semana de Arte Moderna, professor, pioneiro da biblioteconomia no país e diretor da Biblioteca da ONU.



Após todas as apresentações foi feito um café-da-manhã promovendo a integração entre os alunos de todos os semestres.

*as apresentações do período noturno em breve estarão em nosso blog

*todas as informações sobre os homenageados foram retiradas dos trabalhos dos próprios alunos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e