Pular para o conteúdo principal

Informação x Conhecimento

O que é Informação? O que é conhecimento? A discussão não é nova, mas é sempre bom termos ela em pauta, afinal, não somos nós os Cientistas da Informação? A dúvida a respeito dos dois conceitos vem permeando muitos futuros bibliotecários, muitos os usam até mesmo como sinônimos, mas não é bem assim, e vamos explicar o motivo.

Aqui na Monitoria Científica estamos sempre utilizando da expressão “Era da informação” para definir esse último século, o que isso quer dizer afinal? Informação é um conjunto de dados sobre algo, por exemplo, se eu falo “Essa cadeira é azul” os dados “essa”, “cadeira”, “azul” formam uma informação. Os últimos anos tem sido chamados de “Era da informação” exatamente porque todos os dias somos inundados com montanhas de dados, esses dados – ou informações – nos chegam de maneira tão avolumada devido ao advento da internet que criou um universo ilimitado de comunicação entre pessoas independente de região.
Há anos atrás se alguém estivesse em um restaurante do outro lado do mundo você não saberia, hoje em dia, porém, você pode ter essa informação através de feed’s de redes sociais, compartilhamentos de status, fotos, vídeos e mensagens.

Há anos atrás as formas mais populares de se saber novidades a respeito da família, amigos e famosos eram por cartas, televisão e telefone, hoje apesar da televisão manter em alta sua popularidade a internet assumiu o lugar de principal disseminador de informações. Imagine que, quando um parente seu ganhava um novo par de sapatos ele não iria fazer uma ligação ou mandar uma carta para você para relatar o acontecido, mas com a internet ele pode simplesmente tirar uma foto e compartilhar em sua página pessoal, assim você – e mais dezenas de pessoas – vão ter acesso a essa informação que antes jamais chegaria a você porque os meios de comunicação se restringiam ao útil e relevante.
É importante levar em conta nessa discussão a relevância de uma informação, porque mais tarde – na construção do conhecimento – ela será necessária.

Mas então, o que é conhecimento?

Muitos acham que o conhecimento é a simples memorização de uma informação, ou seja, se alguém te disser que “essa cadeira é azul” e você memorizar isso seria um conhecimento, certo? Errado.
O professor Alejandro Arrabal explica que “[...] Conhecimento não é a simples apropriação de informações, no sentido de memoriza-las ou guardá-las em nossa mente como se o intelecto fosse  um grande catálogo”, a afirmativa é válida justamente porque se esse fosse o caso então HD’s, pendrives, CD-Roms, e outras mídias e suportes seriam o absoluto do “conhecimento”.



O conhecimento pode ser ilustrado de forma clara na imagem acima, enquanto os pontos coloridos são informações, quando interligados eles formam o conhecimento, ou seja, o conhecimento é a reunião de diversas informações mais experiências prévias formando algo único e novo, não existe conhecimento igual, cada pessoa entende algo de maneira distinta, logo, tem um conhecimento distinto, sendo assim não existe transmissão de conhecimento.

Se você desse um livro de medicina para uma criança e um médico, ambos leriam a mesma informação, porém, somente um deles geraria conhecimento. Por quê? Porque somente o médico teria informações prévias a respeito para unir as novas e gerar o conhecimento necessário. É nossa missão selecionarmos as informações que serão utilizadas pelo nosso usuário para que o mesmo possa gerar informação, e por esse motivo a discussão e o esclarecimento entre Informação x Conhecimento (e relevância dos mesmos) é de suma importância para qualquer profissional da informação.

Para terminar não podemos esquecer da maior (e melhor) diferença entre os dois conceitos: Informação pode ser controlada, conhecimento não.

Ficou interessado? Então confira os links abaixo:
http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/a-diferenca-entre-informacao-e-conhecimento/60855/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mund...

MC 2017: parte 2 – Estamos de Volta!

E foi dada a largada para mais um semestre, e com ele a MC retorna à suas atividades com o intuito de continuar cobrindo todos os eventos internos e externos da nossa área, divulgar a produção científica e cotidiano da comunidade FaBCI bem como apresentar seus componentes: docentes, discentes, egressos e demais colaboradores da FESPSP. Sejam todos bem-vindos e que seja um semestre de muitas conquistas. Como sempre fazemos, segue novamente o convite para que você que ainda não participou da Monitoria Científica, venha colaborar nos escrevendo ou gravando um vídeo para a coluna/série que se identificar, ou mesmo compartilhando algum talento, relato de evento ou opinião sobre temas relacionados com nossa área. Aos que já participaram, as portas continuam sempre abertas. Além de ter sua contribuição marcada na história da MC, ainda pode contabilizar horas complementares. Para participar, é só entrar em contato através do email monitorcientificofabci@gmail.com Fi...

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação ...