Pular para o conteúdo principal

Palestra com Tais Mathias.

A ex-aluna de graduação da FESPSP Tais Mathias realizou uma palestra para os alunos do primeiro semestre de biblioteconomia sobre os Trabalhos Temáticos. O aluno Giancarlo Trentini preparou um relato de como foi essa experiência.


 Na última sexta-feira, 28/02, tivemos a grata oportunidade de receber a visita de nossa colega Tais Mathias, bibliotecária recém formada da FESP que veio dar seu depoimento sobre o trabalho temático, que nós do primeiro semestre teremos que fazer no decorrer dos próximos meses.
Acredito que assim como eu, a maioria dos alunos esperava uma explanação sobre a experiência vivida pela Tais na produção de seus trabalhos, dicas sobre como desenvolver os trabalhos, sobre como apresenta-los, sobre como formata-los seguindo as regras e normas, entre outras coisas importantes. No entanto, para a nossa grata surpresa, nos deparamos com uma pessoa completamente apaixonada pela pesquisa cientifica, com uma capacidade de comunicação surpreendente e com nível cultural excepcional, ficamos todos impressionadíssimos sobre a forma de abordagem e principalmente sobre o domínio do assunto que a Tais demonstrou em sala de aula.
Além de atender todas as nossas expectativas iniciais, a Tais pôde nos demonstrar todo o seu processo de aprendizagem, todo o roteiro que ela seguiu para desenvolver seu trabalho, nos falou com muita propriedade sobre o método utilizado, nos mostrando inclusive os porquês e os reflexos do método no resultado final, e tudo isso feito de uma forma leve, prazerosa e entusiasmada, onde ela conseguiu com muita clareza e vigor, prender a atenção de todos e obter a participação até dos mais acanhados.
Creio que podemos destacar dois pontos importantíssimos desta iniciativa, o primeiro da FaBCI, na figura da professora Carla no sentido de promover este tipo de debate. Este tipo de interação é muito importante para os alunos que estão iniciando sua graduação e começando  a ter contato com a iniciação cientifica, pois eles têm a oportunidade de ter um depoimento de alguém que vivenciou os problemas e desafios, o que faz com que a atenção seja redobrada. Além disso, o aluno que dá o depoimento, o faz com muito entusiasmo e imagino que isso acabe funcionando com uma grande recompensa para o convidado que promove uma dedicação extra para a realização e uma grande entrega no momento do depoimento.
O segundo ponto a ser destacado sem dúvida é a qualidade da formação da FESP. Ficamos todos impressionados com desenvoltura da Tais, com a segurança e propriedade com que ela discorreu sobre o assunto, sem obviamente desmerecer seu potencial pessoal. Ficou evidente que toda sua formação técnica e acadêmica foi fruto da qualidade do ensino recebido, o que somado ao seu potencial, fez com que ela se tornasse uma profissional muito capacitada.
Por fim, a FaBCI está de parabéns pela forma inteligente e criativa com que envolveu seus alunos desde o primeiro semestre no sentido de se dedicarem a realizar um trabalho de qualidade, através de uma forma de reconhecimento que motiva e transmite o espirito acolhedor com que esta faculdade trata seus alunos. 
 Giancarlo Trentini – 1º Semestre de Biblioteconomia

Lembrando que a próxima semana iremos comemorar o dia do bibliotecário e na sexta-feira dia 14 de março será feita uma apresentação com os melhores trabalhos temáticos do semestre passado.

Quer saber mais?

Confira a programação inteira da semana do bibliotecário na FESPSP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e