Pular para o conteúdo principal

Coluna: Onde estão os bibliotecários? Por Grazielli de Moraes

Pessoas hoje trago pra vocês a entrevista feita com Deborah Paulucci, 27 anos, bibliotecária formada pela FESPSP em 2009, pós-graduada em Gestão de Sistemas de Informação, na própria FESP, parte importante para seu aprofundamento teórico e prático do dia-a-dia.

Estagiou durante 1 ano na Bireme, em seguida foi pra Fundação Bradesco e depois no Pinheiro Neto Advogados.


Na minha visão hoje, já formada, creio que a Biblioteconomia já ultrapassou a ideia de ser uma área de representação e sistematização da informação, apenas. Hoje, vejo a Biblioteconomia como uma área muito estratégica em diversos locais, quer seja em empresas ou em bibliotecas dos mais variados tipos. Estrategicamente existe um profissional bibliotecário atuando para trazer a informação necessária e útil para seu cliente/usuário, o que coloca a instituição em posição competitiva frente às outras organizações e concorrentes. A Biblio possui um leque muito grande de atuação e conforme vão passando os anos na faculdade, a gente vai se encaixando, encaixando até que nos encontramos. Hoje eu posso dizer que sou uma bibliotecária do mundo Corporativo, por assim dizer. E assim como eu, muitos outros bibliotecários exercem essa função e se encontram em muitas empresas e multinacionais que conseguem visualizar esse profissional agindo de forma efetiva para seus resultados (DEBORAH PAULUCCI).

Atualmente trabalha em um Banco de Investimentos, local este em que o departamento é dividido em duas frentes: Archive e Library. A área de arquivo é a área em que ela está mais focada “... cuidando de forma estratégica dos documentos legais da instituição...”, além disso, o setor atua com pesquisas, atuando na busca de informações setoriais, balanços de empresas, indicadores econômicos, e outras atividades, de modo à auxiliar os analistas em suas operações.

Sua função atual é cuidar de toda a documentação legal do Banco, incluindo a documentação da sede em NY. Além de, quando necessário realizar atividades de pesquisas de empresas e setoriais.

A FESP me trouxe um conhecimento técnico de qualidade e que hoje consigo aplicar inteiramente em minhas atividades. Assim como em sala de aula nas muitas discussões que tínhamos sobre o ambiente profissional, vejo que consigo colocar em prática muito do que discutimos ao longo dos 4 anos ali estudados (DEBORAH PAULUCCI).

A profissional menciona que a biblioteconomia está passando por um momento de inovação e que é preciso darmos lugar para o novo que nos rodeia, focando na prática e tendo um olhar guiado pela tecnologia que a cada dia mais nos cerca.

Pensem fora da caixa, não se limitando apenas à Biblioteconomia puramente. A troca de informações com outras áreas (que em muito tem a ver com nosso trabalho, como Marketing, Administração de Empresas, Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação) fazem bastante diferença para que a área possa ser conhecida e principalmente valorizada como deve ser. Esse campo multidisciplinar é muito agregador (DEBORAH PAULUCCI).

Comentários

  1. Belíssima entrevista. Obrigada por compartilhar seu ponto de vista Deborah, Sucesso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e