Pular para o conteúdo principal

FESPSP no XX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias em Salvador!

Entre os dias 15 e 20 de abril, aconteceu o XX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU) em Salvador, que contou com a participação de docentes e recém-formados da FabCI.

Fonte: XX SNBU


No dia 17/04, o TCC: Gestão do Conhecimento do projetos: uma análise baseada no PMBOK (Project Managment Body of Knowledge),  do Nicolino Foschini e orientado pela professora Valéria Valls, foi apresentado.

Leia abaixo o relato do Nicolino:

Nicolino Foschini
Foto: Arquivo pessoal

Ah... se eu soubesse que meu TCC viraria um artigo científico e que seria apresentado no SNBU de 2018, honrosamente pela minha orientadora Valéria Valls, eu teria feito um trabalho melhor.... só que eu não pensei assim! Foi justamente o contrário. Eu fiz o melhor que eu pude sempre, me planejei sempre que possível, me deixei levar pela orientação profissional dos professores e principalmente da minha querida orientadora, e trabalhei almejando sempre um pouco mais... quando percebi, já era tarde e não poderia mais voltar atrás, o trabalho de conclusão de curso estava pronto e ia além do que eu queria no início! Para minha glória, a banca gostou muito do trabalho e na discussão final sobre um trabalho futuro (hoje presente), me fez sentir que podia ainda mais um pouco! Trabalho de casa feito, precisava então de uma revisão/mineração para extrair o ouro do TCC e submeter para avalição dos pareceristas do SBNU. 

Fácil assim? Não! O trabalho foi aprovado com restrições e precisava ser reenviado com as revisões solicitadas pelo parecerista, em algumas horas, que por falha do sistema de submissão atrasou o parecer. Alterações pensadas e alinhadas com a orientadora, correções feitas, revisão da orientadora, resubmissão e uma longa apreensão de espera... e quase lá... Bom, o final vocês já sabem!

Esse foi um pouco do percurso, e agora o desenrolar da história vocês podem ver na majestosa apresentação da Profa Doutora Valéria Valls que apresentou no SNBU os pontos chave do trabalho, e que merece toda minha gratidão pela ótima parceria acadêmica desde 2015 quando entrei no curso de biblioteconomia e ciência da informação da FESPSP. 

Obrigado à todos os envolvidos neste gostoso percurso, aos funcionários e funcionárias da FESPSP, aos mestres professores e as mestras professoras que me acolheram com muito amor e respeito nesse período de estudos com todos vocês.

Portanto, a dica que eu deixo aos graduandos de 2018 é que façam tudo o que puderem e entreguem o melhor trabalho que puderem! Vale a pena cada minuto de dedicação. Boa dedicação à todos e contem comigo quando for preciso.



Já o dia 18/04 teve dobradinha da FaBCI. O TCC do Gabriel Justino, Da erudição à disseminação: uma imagem do ibliotecário construída através da literatura e série fantástica, orientado pelo professor José Mario e com parceria da ex-professora da FaBCI Vânia Martins foi apresentado pelo próprio autor lá em Salvador. 

Ele e o orientador nos enviaram um relato sobre o evento:


Gabriel Justino


Foto: Arquivo pessoal

A biblioteconomia possui alguns eventos e um dos maiores deles, é o Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), e o que escrever acerca deste evento que ocorre a cada 2 anos, e que neste foi sediado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em Salvador entre os dias 15 e 20 de abril.

A receptividade dos soteropolitanos é percebida assim que se chega ao aeroporto, sempre com um sorriso no rosto, prontos para auxiliar um turista recém-chegado.

A abertura do congresso foi interessante, ela aconteceu no Teatro Castro Alves, com a apresentação do Grupo de Dança Contemporânea da UFBA, apresentando o espetáculo “Com que sonhamos”. Os 6 dias que transcorreram o evento, foram dias de intenso aprendizado, pois, aprendemos que a biblioteca universitária não é e nunca será restringida ao balcão, serviço de referência e atendimento, mas aprendemos que ela pode atuar em diversos âmbitos da universidade, auxiliando professores, alunos e comunidade em um modo geral a se identificar com o ambiente de erudição, se tornando um lugar que além de pesquisas, proporciona ao seu público, o compartilhamento de ideias, troca de experiências e enriquecimento cultural nas mais diversas expressões.

Apresentar um artigo em 10 minutos se mostrou um desafio e tanto, foi a minha primeira participação em um evento desse tipo, e claro que o nervosismo por vezes toma conta, mas temos que agarrar aquela oportunidade, respirar fundo e apresentar, afinal foi um trabalho no qual o meu orientador José Mário, a bibliotecária Vânia Funaro e eu, nos dedicamos adaptando o TCC que tinha feito e que estava em outro eixo, para transformá-lo em um artigo que pudesse contribuir de alguma forma, para o crescimento profissional do bibliotecário.

O 20° SNBU, possibilitou um aprendizado enorme tanto por parte dos congressistas quanto por parte dos palestrantes, os eixos temáticos desenvolvidos possibilitaram que os presentes, conhecessem projetos de todo o país, como por exemplo o chatbot Bia da PUC-RIO (que auxilia nas respostas aos frequentadores da biblioteca), de projetos culturais em bibliotecas universitárias que possibilitam que alunos que nunca tiveram contato com manifestações artístico-culturais pudessem ter esse contato por meio da biblioteca que promovia atividades desse nível ou de conservação e criação de acervos, como foi o caso da coleção especial de quadrinhos criada a partir de uma doação na biblioteca universitária da UFSCAR-Sorocaba. Foi uma experiência riquíssima do evento, tanto pela programação e também pelas cultura e história da cidade que o sediou  e que venha Goiânia em 2020.



Professor José Mario

Foto: Arquivo pessoal
O SNBU, Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, foi o primeiro congresso com esta temática que participei. E percebi o quanto sempre temos a pesquisar e aprender com as bibliotecas universitárias. Pesquisas com usuários, aprimoramento do uso dos espaços das bibliotecas universitárias, programas robô de computador que interagem com usuários, estudos e medições nos mais diversos formatos, tudo isto me chamou muito a atenção e me despertou várias ideias. 

Este não é o primeiro congresso/seminário que participo – e espero não ser o último – mas a cada um que vou sempre volto cheio de vontades e ideias para pesquisar e estudar. E é isso que penso ser objetivo principal em participar de eventos como esse: fazer a cabeça funcionar, inovar, produzir, mudar conceitos e acrescentar o máximo de conteúdo que puder em sala de aula. 

Se posso dar um conselho, diria para que todos se programem para participar de, no mínimo, um evento/congresso/seminário durante a graduação, mesmo que você não pense em seguir carreira acadêmica. Vale muita a pena, faz a gente pensar fora da caixinha e trocar muitas experiências. 

Ah! E o SNBU 2020 já está definido: será em Goiânia, estado de Goiás. Bora pensar em participar e, por que não, apresentar algum trabalho? Eu vou. E você?



O segundo trabalho apresentado no dia foi o TCC da Daniele Maria de Souza: O bibliotecário intraempreendedor: um panorama de ações que proporcionam crescimento e visibilidade ao profissional. Ele contou com a parceria com a Aldenira Souza e a orientadora das duas Valéria Valls, que foi à Salvador falar do projeto.

Veja o relato da professora:



Professora Valéria Valls
Mais uma vez o curso de Biblioteconomia da FESPSP participou do SNBU (https://snbu2018.ufba.br/​). Esse ano a comitiva foi formada por mim, pelo Prof. José Mário e pelo nosso colega Gabriel Justino, recém formado em Biblio.

Foto: Arquivo pessoal

O SNBU é um evento muito qualificado e sempre é uma excelente oportunidade para rever colegas, conhecer novas pessoas na nossa área e ter acesso a pesquisas e a conferências que ampliam nossa visão sobre a Biblioteconomia do mundo real, como eu costumo dizer.

O SNBU, embora seja um evento com foco profissional, abre espaço para a divulgação de trabalhos originados de pesquisa, no nosso caso, apresentamos três trabalhos originados de TCC´s recém defendidos, o que é ótimo, tanto para demonstrar o que o nosso curso vem pesquisado como para dar visibilidade para os jovens bibliotecários da FESPSP.

Sobre o que vimos, um dos focos desse ano foi a inovação. Uma das frases que ouvi e que inspirou muito foi: menos coleção, mais conexão.

É claro que as bibliotecas universitárias não devem negligenciar seus acervos, mas a cada dia a BU vem se tornando um espaço de aprendizagem, muito ligado às Unidades de Ensino, e essa ampliação é muito importante para que elas possam manter o seu importante papel dentro do ambiente acadêmico.

Numa das minhas apresentações (quando representei o Nicolino), eu disse que os bibliotecários universitários tinham que sair das bibliotecas e buscar novos espaços dentro das IES´s, que também estão se ressignificando e precisando muito de inovação e melhoria em seus processos, ou seja, o bibliotecário pode e deve ampliar sua atuação, mantendo o tradicional mas buscando novos espaços.

Concluindo, o Brasil é muito grande, ver apresentações do Norte, Nordeste, Sul, enfim, ver os colegas de várias cidades contando suas experiências ou divulgando suas pesquisas é muito importante para conhecer mais a área e especialmente para nós, professores, é super importante para ampliar o "saco de causos", ou seja, para conhecer e ter novas histórias para contar.

Falando em histórias, deixo aqui uma experiência muito legal que conheci no SNBU:
Post publicado na minha fanpage do Facebook no dia 18/04/18:
#SNBU2018: Inovação no serviço de referência, uso de ChatBot: ontem conheci a Bia da PUC-Rio, uma linda corujinha que está apoiando o atendimento da biblioteca (http://www.dbd.puc-rio.br/wordpress/?p=8885). Por coincidência, no JN foi divulgada uma matéria a respeito (https://globoplay.globo.com/v/6670674/programa/).

Meu próximo sonho acadêmico: orientar um TCC sobre ChatBot aplicado a biblioteca #Ficaadica

Uma dica que deixo aos alunos: assim que se formar, se organize financeiramente e reserve um recurso para participar dos eventos da área. É um investimento. A viagem sempre é algo bem legal, mas a experiência de ver a nossa área via um evento nacional é muito legal. Em 2019 teremos o CBBD (cidade ainda não definida) e em 2020 nova edição do SNBU (em Goiânia). #Ficaadica

Para assistir a alguns videos (feitos pelo professor José Mario) da participação da FESPSP no XX SNBU acesse os links abaixo:

https://drive.google.com/open?id=1QfAerhLiOyHTSf0hm9e0lQYq85pYBkYV
https://drive.google.com/open?id=1nF49eQWC80IFDdTR0SgOPG6BFfsLiapM
https://drive.google.com/open?id=1E_PcEqgMEBiFjovD-vlEhwjEqr-jihFh



Comentários

  1. Os anais do encontro estão disponíveis em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27708

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação