A série #PorqueEscolhiBiblio dessa semana trás uma das representantes de classe do 3º semestre noturno: Pietra Saori, que descobriu a área de uma maneira diferente. Vem descobrir como!
Porque escolhi biblio
![]() | |
|
Após me formar no Ensino Médio em 2015, optei por procurar um trabalho, pois ainda não tinha certeza do que faria de graduação. Numa primeira entrevista na Poiesis, organização social de cultura, responsável pela Casa das Rosas, Museu Casa Guilherme de Almeida, oficinas culturais e fábricas de cultura, consegui uma vaga de Jovem Aprendiz no setor de arquivo.
E assim nos primeiros meses passei a trabalhar com tratamento e guarda de documento de diversas áreas. Meu interesse pela museologia surgiu e mais ou menos no meio daquele ano procurei cursos na área, foi então que conheci a FESPSP, fiz Introdução a Museologia um curso de extensão oferecido pela faculdade.
![]() |
Pietra Saori - Arquivo pessoal |
Vendo meu interesse pelos museus minha gestora tornou minhas atividades mais voltadas a Casa das Rosas e ao Museu Casa Guilherme de Almeida, onde conheci e mais tarde fiz um curso de restauro com a Marlene Laky. Passei a fazer exclusivamente o Centro de Memória de ambos e cuidar da digitalização da Hemeroteca da Casa Guilherme de Almeida. Nesse meio tempo, começamos a montar num espaço de um antigo acervo histórico na Poiesis, uma sala de leitura que era inicialmente somente para funcionários, mas se tornou aberta ao público e continua lá até hoje.
Depois disso, o meu interesse já existente na Biblio como uma das opções de graduação cresceu e em 2017 ingressei na FESPSP. No meio daquele ano meu contrato com a Poiesis ia se encerrar e eu já estava em busca de estágios, um ponto que me chamou muita atenção na Biblio que desde o primeiro semestre as opções já eram muitas, e em menos de um mês após sair da Poiesis entrei onde agora estou, na Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein.

Comentários
Postar um comentário