Em 2006, o bibliotecário Jason Curtis começou a colecionar mídias consideradas ultrapassadas. Hoje, ele é curador do Museu de Arte Obsoleta (Museum of Obsolete Media), localizado no Reino Unido, que conta com mais de 500 itens diferentes!
Fita de vídeo Ampex 2 polegadas. Fonte: Obseletemedia.org |
De acordo com o site oficial do museu, Curtis organiza e coleta os itens do acervo através de listas, imagens e tags. Ele criou o Museu para que os itens pudessem ser redescobertos e para satisfazer seu senso de responsabilidade em tornar acessível a exibição de algumas mídias raras e diferentes.
Cilindro de gramofones. Fonte: Obsoletemedia.org |
O museu atualmente não é aberto para visitação, e é financiado principalmente pelo próprio curador, apesar de aceitar doações. Para dar uma olhada nas mídias em formato de áudio, vídeo, data e film, basta consultar o site: http://www.obsoletemedia.org/broadcast-twelve/
Magnabelt IBM 3 polegadas. Fontes: Obsoletemedia.org |
O site ainda conta com uma lista de itens procurados, que incluem alguns tipos de câmeras, fitas, discos, e até mesmo adaptadores para disquetes.
Quem sabe você tem algum desses raros itens perdidos em casa?
A opinião dos colunistas e dos relatos publicados não representam necessariamente a posição da FaBCI da FESPSP, ou de sua Monitoria Científica. A responsabilidade total é do(a) autor(a)do texto.
Comentários
Postar um comentário