Pular para o conteúdo principal

Especial MC Formatura pt 2: Dicas dos docentes + depoimento dos formandos de 2017! Por: Camilla Hatzlhoffer

Para quem amou o Especial MC com dicas dos professores e relato dos formados, chegou a parte 2! Obrigada Camilla!



Oi, gente!

Vim trazer novamente mais uma edição do especial de formatura da MC. Hoje, temos as dicas dadas por duas professoras maravilhosas: a Adriana Souza e a Daniele Brene <3 o:p="">
Além disso, a Leonela, aluna de biblioteconomia que se formou em 2018, trouxe para nós um depoimento para nos contar como está sendo a vida pós formatura dela. Vamos conferir?


Dicas dos discentes:

Adriana Souza

Dica 1: Fazer contatos com pares, associações, especialistas: FEBAB, CRB, bibliotecários etc. 
Dica 2: Continuar estudando, fazer uma pós. Assim que eu me formei, fiz a especialização na FESPSP de Gestão de Serviços de Informação.
Dica 3: Participar de eventos, encontros, cursos na área.
Dica 4:  Continuar em contato com a escola de formação



Daniele Brene

Dica 1: mantenha o sonho e o foco. Às vezes, seguir uma carreira significa abrir mão da zona de conforto (mudar de casa, cidade, novos relacionamentos, novos ambientes, novas expectativas). É necessário ter forças para enfrentar os primeiros desafios. Mas, se o sonho for maior, você terá sucesso. 

Dica 2: tenha um plano em mente.  Mesmo antes de terminar a graduação, estabeleça metas e coloque um prazo para você alcança-las. Isso vai ajuda-lo a ter uma orientação nesse momento de diferentes emoções (acredite! Terminar a graduação causa uma explosão de emoções. Ficamos felizes e aliviados no dia da formatura, mas, no dia seguinte, sentimos que perdemos algo, uma sensação de saudade, vazio). 

Dica 3: Inspire-se! Você deve estar preparado para enfrentar qualquer situação. Muitas vezes, temos que exercer algum cargo de gestão ou liderança logo após a formatura. E isso significa que você terá que ser maduro para gerenciar suas próprias mudanças e ajudar outras pessoas a trilhar seus caminhos na profissão.



   
Depoimento do formando:
Leonela Oliveira


Sou bibliotecária e agora?


Fonte: Universa. 2017.



Após 4 anos ocupando o cargo de assistente I na Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico - UPPM pela Secretaria de Estado da Cultura, resolvi que era hora de começar a estagiar na área da biblioteconomia e ciência da informação. Já estava no último semestre da faculdade e ainda, me sentia definitivamente (crua) na área. Foi uma decisão muito difícil na ocasião, pois tinha um cargo muito bem consolidado mas queria, muito trabalhar na área e pôr em prática toda a bagagem de teoria que estava aprendendo na faculdade. 

A princípio pedi a profª. Adriana Souza que me indicasse vagas de estágio, falei um pouco da minha rotina de trabalho na Secretaria, pois queria algo voltado revisão de documentos. Bom não deu outra em meados de agosto, fui indicada pela profª., para fazer uma entrevista na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo-FAPESP no Centro de documentação e Informação-CDI que é responsável pelo gerenciamento da Biblioteca Virtual-BV. Iniciei o estágio na BV-CDI da FAPESP, em setembro de 2017 com o TCC ainda, por finalizar encarei o desafio. Durante o período de estágio fiquei responsável, pela digitalização dos resumos dos projetos de pesquisa e auxílios supervisionada pela bibliotecária, bem como a revisão e padronização de títulos em inglês e português de acordo e por fim, inclusão dos registros na base de dados. O período de estágio durou 5 meses, ao final para minha surpresa recebi o convite de continuar na equipe. 

Atualmente sou contratada como prestadora de serviços na área da biblioteconomia (PJ), continuo realizando as mesmas atividades de (estagiária), com a inclusão da indexação de assuntos sob a consulta permanente dos vocabulários controlados da USP e DECS para validação dos descritores e verificação dos dados de pesquisador e beneficiário das bolsas de iniciação científica do Brasil, estou fazendo também o levantamento do acervo de memória (físico) que o CDI possui. Nunca havia tido contato com uma biblioteca virtual antes, e a cada dia tenho adquirido um novos aprendizados. A BV-CDI da FAPESP link: http://www.bv.fapesp.br reúne informações sobre as bolsas e auxílios a pesquisa concebidos pela FAPESP, disponível para pesquisa com acesso gratuito.  Boa visita!

A opinião dos colunistas e dos relatos publicados não representam necessariamente a posição da FaBCI da FESPSP, ou de sua Monitoria Científica. A responsabilidade total é do(a) autor(a)do texto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação