Pular para o conteúdo principal

Aconteceu na FaBCI: Semana de integração 2019

Entre os dias 04 e 08 de fevereiro, a Fundação Escola de Política e Sociologia de São Paulo (FESPSP) recepcionou seus calouros de 2019.

As atividades de integração aconteceram juntamente com os três cursos oferecidos: Biblioteconomia, Sociologia e Administração.

Foto: Edi Fortini

Nesse período, as aulas regulares foram substituídas por palestras, bate-papos com egressos, docentes, discentes, representantes de coletivos e centros acadêmicos, além de outras atividades culturais e outras vivências que aconteceram nos espaços da Fundação.

Representantes dos Centros Acadêmicos
Foto: Edi Fortini

Vem conferir aqui com a gente como foi essa recepção através dos relatos de dois novos alunos da FaBCI: Ricardo Tchê Melo e da Natália Freitas.


Relato da Natália Freitas 


Foi surpreendente a primeira semana do primeiro semestre na faculdade FESPSP. Meu curso é o de Biblioteconomia, mas para os calouros dos outros cursos também aconteceram atividades semelhantes ou até as mesmas, unificando as turmas.

Como é minha segunda graduação e pelo conhecimento que temos dos primeiros dias em outras faculdades, foi uma grande surpresa uma semana de integração toda pensada para receber os novos alunos, integrando-os com coordenadores, professores, alunos já formados, de outros semestres e de outros cursos, centros acadêmicos, coletivos e com o próprio espaço físico.
Valéria Valls, coordenadora da FaBCI FESPSP
Foto: Edi Fortini



Carla Diéguez, coordenadora do curso de sociologia
Foto: Edi Fortini
Douglas Murilo Siqueira, coordenador do curso de administração
Foto: Edi Fortini

Tivemos desde passeio pelas instalações da FESPSP para reconhecimento do ambiente até atividades para discussões de questões relevantes na atualidade unindo alunos calouros de todos os cursos. Falamos de nossas experiências anteriores e expectativas com o curso. Ouvimos os professores sobre suas formações e projetos. Dividimos vivências e tiramos dúvidas com alunos de outro semestres e ex-alunos. 
 
Foto: Comunicação FESPSP

Concluindo, tivemos realmente uma semana de integração no sentido exato da palavra integrar: “incorporação de um elemento num conjunto". Falando de uma forma mais emotiva, pois foi assim que fiquei, a palavra que define como eu me senti nesses dias foi: acolhida!



Relato de Ricardo Tchê Melo


Olá, coleguinhas!
Para quem não me conhece sou Tchê, calouro da Biblioteconomia e a Edi me pediu para escrever algo sobre a Semana de Integração, afinal, sou bixo este ano.....
 Devo admitir que foi uma semana bem atípica, esta é minha segunda graduação, e o que esperava para esta primeira semana de aula: trote e enrolação. Mas para minha surpresa nada disso ocorreu, muito pelo contrário, houve uma real integração, não somente entre bixos e veteranos, mas entre os cursos e isso eu nunca tinha visto em outros lugares. O que geralmente ocorre é um trote e o desprezo dos veteranos frente aos calouros, uma série interminável de brincadeiras sem graça e dúvidas não esclarecidas.
Foto: Comunicação FESPSP
 
Foto: Comunicação FESPSP
Mas na FESPSP isso não ocorreu, desde o primeiro momento os veteranos nos acolheram e nos guiaram para o mundo acadêmico que se desdobrava à nossa frente, com muita paciência nos ouviram e responderam nossas indagações, nos dando uma série de dicas e informações sobre a Instituição.

Outra coisa que me surpreendeu foram os professores, geralmente os encontramos pela primeira vez na sala de aula, ele diz seu nome e já se iniciam os trabalhos, algo bem impessoal e mecânico. Já na Instituição, desde o primeiro momento os mesmos se fizeram presente, mas presentes mesmos, conversando conosco, trocando ideias,  experiências e expectativas para o ano vindouro.
Professoras Andrea (administração), Adriana (biblioteconomia) e Stella (sociologia) durante vivência de design thinking.
Foto: Divulgação
 
Vivência de design thinking
Foto: divulgação
 
Vivência de design thinking
Foto: divulgação
 
Vivência de design thinking
Foto: divulgação


Vivência de design thinking
Foto: divulgação
 
E por último, mas não menos importante, a presença de graduados que mesmo depois de colar grau, não abandonam a Instituição, servindo de ponte entre nós e a sociedade. E a presença das comunidades, a feminista e a 21N, que mostra o compromisso dos acadêmicos, formados ou não, frente aos desafios que a sociedade apresenta a nós, uma elite intelectual que não aceita apenas ser coadjuvante das transformações, mas sim o agente transformador do meio que vivemos.
Conversa com os egressos do coletivo InFoco
Foto: Edi Fortini

Conversa com os egressos do coletivo InFoco
Foto: Edi Fortini
Por fim, foi uma semana diferente de tudo que eu já tinha visto, uma semana que serviu para que eu tivesse mais gana para fazer parte desta família.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação