Pular para o conteúdo principal

Coluna: Vamos falar sobre filmes e séries? Por Tauane Lima

Olá galera, uma grande novidade pra vocês: AGORA EU ESTOU OFICIALMENTE NA MC, OLHA QUE MÁXIMO! Vou escrever uma coluna para indicação de Filmes e séries. Comentarei sobre a série e as minhas impressões! Bora começar.


ONE DAY AT A TIME



One day at a time conta a história de uma família de origens cubanas e ao mesmo tempo em que se ancora em piadas abertamente inocentes e simples, a série equilibra arcos narrativos sérios como casos como xenofobia, machismo, homofobia, distúrbios psicológicos, dependência química e abandono paterno de uma maneira muito sutil e ainda assim consegue ser uma comédia ótima (destaque pra Rita Moreno que é hilária e faz a melhor avó do mundo, Abuelita você tem todo meu amor.

A série teve "sorte" nas duas primeiras renovações porque geralmente o pessoal faz mutirões de streaming poucos dias antes, garantido assim a temporada seguinte. Então peço que vocês deem uma chance pra esse hino de série continuar sendo renovada e continuar levando assuntos importantes de forma tão sutil e tocante.

É um original Netflix, então, claro, tem lá. Eu sou suspeita em falar, pois já assisti a série 4 vezes e sempre que estou triste assisto um episódio. Apesar de ter assuntos pesados, ela sabe ser certeira em todos os assuntos que mencionei acima. Já adianto que vocês vão rir muito mas, vão chorar muito também (principalmente se forem emotivos como eu). Juro que não vão se arrepender, vale muito a pena!



SEX EDUCATION 


Otis (Asa Butterfield) é um adolescente socialmente inapto que vive com sua mãe, uma terapeuta sexual. Apesar de não ter perdido a virgindade ainda, ele é uma espécie de especialista em sexo. Junto com Maeve, uma colega de classe rebelde, ele resolve montar sua própria clínica de saúde sexual para ajudar outros estudantes da escola.

Duas coisas me chamaram muita atenção nessa série: A primeira é o jeito como eles escreveram o roteiro para o Eric (o personagem homossexual); não é apenas o sair do armário, é descobrir o que acontece com um jovem que não se encaixa nos padrões de gênero, mas que tem o apoio do pai superprotetor em uma família religiosa e a história de Eric pergunta o que a televisão raramente pergunta quando trata da jornada de personagens LGBT+: “o que acontece depois?”

A segunda é que existe um trabalho excelente de desenvolvimento dos coadjuvantes, eles têm uma história e essa história é contada, o que mostra que existe independência dos protagonistas.

Nestes pequenos detalhes, Sex Education sai vitoriosa e se destaca da multidão. Ao apostar na honestidade de uma história que se propõe a falar de um tabu sem ridicularizá-lo, torna-se a produção mais genuína ainda que se ampare em todas as convenções de gênero que criaram as comédias escolares. Otis não sabe absolutamente nada sobre sexo, mas ao mesmo tempo sabe tudo. Ele dá conselhos que ele mesmo não segue. E isso diz muito sobre experimentações e descobertas. Sexo pode ser divertido, assustador, confuso, frustrante ou prazeroso, mas é algo natural e deve ser tratado como tal.

Ultimamente eu ando dando prioridade para séries com poucos episódios e de no máximo 25 minutos, mas dei uma chance pra ela e não me arrependi. A série é muito boa, alguns episórios que podem passar batidos, mas ela trata muitos assuntos importantes e fala abertamente de sexo com paciência e sem padronizações. Vale a pena dar uma conferida!



Espero que me acompanhe nessa minha nova jornada aqui na MC. Agradeço  à Edi pelo convite e aceito sugestões de série ♥ Até a próxima :)


Comentários

  1. one day at a time é perfeita ! amooo essa serie !! do mesmo jeito que te amo Tauane s2

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Tauane Lima pelo trabalho e por essa nova jornada, as duas sugestões despertaram em mim o desejo de assistir ambas as séries, mesmo não gostando tanto de séries.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação