Pular para o conteúdo principal

As notícias falsas e o desafio dos bibliotecários de lidar com esse fenômeno.

As notícias falsas ou mais popularmente usada atualmente fake news, não são um fenômeno exclusivo desse século, na verdade elas estão intimamente ligadas com a história da humanidade, exercendo ao longo do tempo finalidades diversas em nome de interesses de pessoas ou grupos para se alcançar algo de caráter social, político ou mesmo financeiro, mas com o surgimento da chamada sociedade digital e o advento de tecnologias da comunicação, como a internet, elas ganharam força em camadas maiores da sociedade.


imagem retirada do site Descomplica.


No cenário de pandemia atual  e consequentemente com o aumento das atividades num ambiente virtual, o termo se tornou algo quase que primário nas conversas e matérias. Sabemos que mesmo antes da pandemia as famigeradas fake news estavam em alta com o enfoque nos movimentos relacionados ao cenário político, ganhando força e moldando a sociedade de forma que antes muitos profissionais da Ciência da Informação sequer poderia cogitar.

Como pessoas que estamos para entrar ou mesmo já fazemos parte do mundo informacional, é um desafio que enfrentamos ao tentar pensar em propostas e soluções para que a informação chegue tratada e de forma correta para os usuários, e além disso que ela seja entendida. Para isso sabemos que há um caminho longo a se percorrer, para se diminuir o abismo de oportunidades de acessos para todos, ponto que é o cerne da questão que alimenta as fake news na atualidade.


imagem retirada do site da revista Época.


Muitos debates são levantados e isso é muito importante, ainda mais para se entender a forma como esse fenômeno histórico ganhou novas formas de se propagar quanto de afetar o dia a dia das pessoas em geral, e como isso define as relações sociais no século XXI, moldando os relacionamentos em níveis pessoais e globais. 

Para entender um pouco mais sobre esse debate e para começarmos ou continuarmos a fazer as perguntas em buscas das respostas para elaborar as ações que ajudem a limitar o poder das fake news e garantir a formação crítica dos usuários, segue os links de duas matérias sobre o assunto que ajudam a exemplificar o debate: "A popularização das “fake news” e os interesses econômicos por trás do fenômeno." disponível no site da CNseg e "O fenômeno das notícias falsas" disponível no site da revista PucMinas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação