Pular para o conteúdo principal

Depoimentos sobre a Mentoria voluntária! 2020/1

Com a abertura do edital da Mentoria voluntária para o segundo semestre de 2020, com um caráter remoto devido a pandemia, a Monitoria trás alguns relatos das alunas que fizeram parte do projeto no primeiro semestre de 2020.



"Na 7ª edição do Programa de Mentoria Voluntária, realizada no 1º semestre de 2020, pude contar com a experiência e o talento da mentora para perceber que áreas da Biblioteconomia se relacionam mais com meus interesses pessoais, além de receber indicações de leituras, eventos, cursos e profissionais que já trabalham na área para acompanhar e manter contato. Considero importante destacar que, em distanciamento social, poder conversar com alguém sobre os estudos e projetos futuros, já que estamos longe dos colegas de classe, também colaborou para que eu me lembrasse as razões pelas quais entrei no curso e como posso contribuir socialmente com o que tenho aprendido nele."  

Nádia Rodrigues Lopes de Oliveira, 3º semestre Noturno


"Foi no meu primeiro semestre do curso que fiquei sabendo do Programa de Mentoria Voluntária. Na hora fiquei interessada em participar e já com a ideia de trabalhar em cima do meu futuro TCC. Com esse objetivo mais específico, era necessário adiar a participação no programa por alguns semestres. Quando recebi o email com o edital do Programa de Mentoria, que estava aberto para esse primeiro semestre de 2020, fiquei indecisa se participava ou não, visto que estava no início da quarentena com todo o caos acontecendo e ainda faltava um ano para iniciar o meu tcc. Decidi por participar no último dia de inscrição e ainda na dúvida se minha ideia de tcc daria algum resultado. 

O meu mentor foi o prof. José Mário, que abraçou minha ideia e me auxiliou de forma incrível no desenvolvimento do projeto de pesquisa. Foi muito gratificante ter participado do programa e uma das coisas mais legais da mentoria é ver os professores fora da sala de aula, ter uma relação mais de amigos, do que aluno-professor.  A mentoria é uma experiência rica para quem souber aproveitar, e para quem está na dúvida, pode participar sem medo." 

Jade Sales Nascimento – 5º semestre Noturno


"Eu consigo ver a mentoria como uma experiências de trocas mútuas, que após diversos contatos com o acompanhamento, conhecimento da mentora, disponibilidade e empenho de ambas as partes, a busca por desenvolvimento e direcionamento foram encaminhadas para o objetivos que eu tinha, ao entrar no processo, mas é contínuo e continua dependendo do empenho e muitas coisas a serem desenvolvidas, porém já consigo ver com clareza, esses pontos a melhorar. Ao realizar uma nova entrevista em outra empresa, já obtive um retorno positivo, o que vejo como diferencial ter participado da mentoria e foi possível agregar conhecimentos que irei levar como aprendizado para a vida.

O processo foi um diferencial na minha experiência na faculdade, além de recomendar para outros estudantes, acredito que o projeto seja um distintivo da FESPSP, como parte do seu lema humanista em se comprometer de fato a desenvolver pessoas para a além do que muitas instituições buscam." 

Suelen S. Araújo Oliveira - 4° semestre Matutino 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação