quarta-feira, novembro 14, 2012

Por que me interessei pelo curso de Biblioteconomia

Vanessa Soares
O depoimento da série “Por que me interessei pelo curso de Biblioteconomia?” desta semana relata a história de Vanessa Soares, aluna da FaBCI. Saiba um pouco mais sobre sua história e o porque ela escolheu o curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação.



Escolhi a Biblioteconomia, depois de trabalhar como auxiliar em uma Biblioteca Universitária, que até então, tinha ouvido falar pouco da área. Fiquei quase um ano neste serviço, mas na época eu fazia outro curso, que era o Técnico em Contabilidade. Trabalhei quase dois anos nessa área contábil, mas não me sentia satisfeita e feliz, e sempre me lembrava e comparava a época da biblioteca, mas ao mesmo tempo, ficava com receio de mudar de área. Enfim, um belo dia acordei com vontade de mudar algumas coisas na minha vida, e como a profissão era a que causaria menos impacto no momento, decidi partir para a Biblioteconomia. Atualmente trabalho como auxiliar em Biblioteca Especializada de Engenharia, onde a cada dia aprendo algo novo, podendo aplicar quase tudo que aprendemos nas disciplinas da graduação. 
 
Conheci através da minha ex-chefe bibliotecária, pois era formada pela FESPSP e sempre me incentivava a cursar a graduação. Como muitos, escolhi e FESPS pela sua tradição e confiabilidade de mercado, mas antes de entrar na FESPSP, fiz o Técnico em Biblioteconomia pelo SENAC, onde tive oportunidade de estagiar numa empresa que estava com um projeto de implantação de biblioteca para os funcionários, pois receberam o acervo pessoal (assuntos diversos) de um dos diretos que havia falecido, e como a família queria se desfazer dos livros, resolveram mandar para a empresa. A partir daí tive a oportunidade de participar desse projeto montando seu acervo desde o inicio, que é nesse momento que percebemos se aprendemos ou não o que vemos no curso, e levamos esse aprendizado para toda a carreira.
 
Hoje me sinto mais firme no curso do que quando entrei, acredito que seja pelas responsabilidades e desafios que nos são atribuídos no dia a dia. Quando estava no segundo ano (3º semestre) engradivei, e fiquei muito na dúvida se continuava ou não no curso. Resolvi trancar o 4º semestre, fiquei seis meses afastada e nesse meio tempo me dei conta que tinha que voltar e terminar, pois tinha uma pessoinha que dependia de mim e que eu gostaria de ser um exemplo pra ele. Tive o apoio da família e consegui voltar, hoje curso algumas matérias do 6º e 8º semestre, e se Deus quiser, concluo a graduação no final do ano que vem. Aprendi muito desde que ingressei na FESPSP, não só com os docentes, mas também com os colegas de classe.
 
Espero que o campo seja sempre amplo e cheio de oportunidades para nós profissionais da Biblioteconomia, pois sempre tem aquele que sabe mais de alguma coisa, e outros de outras, que tenhamos sempre uma visão social para ajudarmos o próximo, e sempre aprender mais e mais e poder compartilhar desse aprendizado com as outras pessoas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário