![]() |
Cristiane Laudemar Rodrigues |
O evento de encerramento da III Semana de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP- III SBCI, no último dia 19 de outubro, foi o I Concurso Miss Traça - FaBCI 2012, organizado e
promovido pelo Centro Acadêmico Rubens Borba de Moraes.
Com a proposta de "escolher o representante da nova imagem da Biblioteconomia, através de um aluno da FaBCI, pela figura do bibliotecário do século XXI, com foco em seu carisma e competência", o concurso foi realizado em 3 etapas:
1) votação dos alunos, nas 7 classes da FaBCI, para a eleição de 3 semi-finalistas por classe, totalizando 21 semi-finalistas;
2) votação pela internet, para a eleição de 10 finalistas;
3) e o evento de encerramento da III SBCI, em que um júri composto por 5 integrantes híbridos escolheu o vencedor final.
O vencedor foi Cristiane Laudemar Rodrigues, de 39 anos, solteira, do 6º semestre noturno (ainda no currículo de 4 anos). Seu livro preferido é "Casa Grande & Senzala" de Gilberto Freyre, e sua frase para o concurso foi "Na Biblioteconomia, mais importante que a tecnologia é o acesso que o usuário deve ter a informação”.
Confira a entrevista realizada por Marcelo Leandro, idealizador, organizador e mestre de cerimônia do concurso, com Cristiane Laudemar Rodrigues, a I Miss Traça da FaBCI.
Marcelo: Olá Cristiane, parabéns pelo título. Você disse estar solteira na ficha do concurso. É verdade que tem duas filhas? Como elas lidam com sua nova profissão e rotina acadêmica?
Cristiane: Estou separada desde 2008, fui casada durante 12 anos. Para minhas filhas, agora adolescentes, já foi bem mais complicado [esta situação]. Houve uma revolta durante um bom tempo, [mas] hoje elas entendem melhor minha dedicação.
Marcelo: É verdade que trabalha como diarista? Há quanto tempo?
Cristiane: Trabalho como diarista a mais ou menos 7 anos. É uma rotina pesada.
Marcelo: Conte-me como foi sua trajetória até a entrada na Fespsp.
Cristiane: Antes de entrar na FESP, eu trabalhava - e continuo trabalhando - como diarista. Eu era dona de casa. Resolvi voltar a estudar depois da separação, pois queria um futuro melhor para minhas filhas. Já tinha concluído o segundo grau. Fiz Enem [e] Educafro. Por ver meu esforço, meu patrão me disse que me ajudaria a pagar a faculdade se eu passasse no vestibular. Foi maravilhoso! Ele me apresentou a profissão.
Marcelo: Atualmente, você faz seu primeiro estágio na área, na Biblioteca Monteiro Lobato. Como está sendo essa experiência?
Cristiane: A experiência foi bem interessante; Sueli Neymem (diretora da Monteiro Lobato) é maravilhosa!!! [No momento] estou mudando de estágio para conhecer coisas diferentes, me aprimorar.
Marcelo: Você está na liderança do Núcleo Clóvis Moura, antigo Fespspreto. O que é isso?
Cristiane: Nesse exato momento, estou envolvida com a futura catalogação do acervo do Núcleo, assim como com o Evento da Semana de Consicência Negra [que ocorrerá no casarão da Fespsp, no Sábado, dia 24/11). É uma loucura!!! Sempre coincide com o final do semestre. Sou apaixonada pelo Núcleo...Aprendi muito estou envolvida no projeto de corpo e alma!!!
Marcelo: Falando do concurso... Qual foi sua primeira reação ao saber que era a Miss Traça, em frente a um público repleto de professores e colegas, além de alunos de outros cursos?
Cristiane: Foi mágico, participei de todo processo, como você sabe, [e] o mais importante para mim foi a interação do pessoal da Biblioteconomia com o evento. Tenho orgulho da minha classe [6º semestre noturno], que possui profissionais competentes e que podem atuar em qualquer área.
Marcelo: O que este título significa pra você?
Cristiane: Significa: RECONHECIMENTO!!!!
Marcelo: Por que você acha que foi a escolhida, dentre centenas de alunos da FaBCI?
Cristiane: Eu sempre “entro de cabeça” nos meus projetos, não sei ser “mais ou menos”...Sou apaixonada pelo que assumo.
Marcelo: Quais são seus planos profissionais para os próximos "12 meses de reinado"?
Cristiane: Trabalhar, trabalhar, trabalhar... é o que mais faço ultimamente... (risos) sou feliz assim.
Marcelo: O que deseja para a profissão de Bibliotecário em nosso país?
Cristiane: Desejo que os bibliotecários sejam mais sociais!!! Vejam a importância do seu papel na sociedade, [de] como podem ser agentes de mudanças importantes.
Marcelo: Obrigado e boa sorte nessa sua jornada, que já coleciona vitórias!
![]() |
Lumumba, responsável pelo troféu |
As menções honrosas vão para o 2º e 3º lugares do concurso, dados a Graziela Magalhães dos Santos (28 anos, solteira e também do 6º semestre noturno) e Winderson Gomes (20 anos, solteiro, do 4º semestre noturno), respectivamente. Parabéns a eles!
Assim como para os membros do júri: Rosa Maria Beretta (Biblioteca FESPSP), Adão, Profª Rosa
Maria Crespo (Docente FAd), Profª Carla Diéguez (Docente ESP) e Profª Mercês Apóstolo (Docente
FaBCI).
Para conferir as fotos do evento acesse:
Picasa - https://picasaweb.google.com/100522034407603704639/3SeminarioDeBiblioECI1MissTerTracaFaBCI?authkey=Gv1sRgCPWujtf-3c74WQ
Facebook - https://www.facebook.com/media/set/?set=a.218216554975323.53598.100003609399350&type=3
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.4903240664765.2200605.1410446283&type=1
Vídeos dos candidatos no evento (Vimeo):
Renata Postalli - https://vimeo.com/51810342
Rebeka Savickas - https://vimeo.com/51810341
Rafaela Bernache - https://vimeo.com/51810119
Graziela Santos - https://vimeo.com/51807721
Cristiane Rodrigues - https://vimeo.com/51807717
Beatrix Gabrielli - https://vimeo.com/51807716
Antônio Eduardo Bei - https://vimeo.com/51807713
A música-tema do evento, entitulada “A Miss Traça é Nossa!”, ficou por conta das talentosíssimas
alunas da FaBCI Ana Cristina Martins e Kelly Daiane dos Santos.
Para conferir o vídeo acesse:
YouTube -http://www.youtube.com/watch?v=5HLjLPJEb7k&feature=share
Facebook - https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/22410_550071288342341_1379259324_n.jpg
Comentários
Postar um comentário