Pular para o conteúdo principal

Por que me interessei pelo curso de Biblioteconomia

Janete Marques
O depoimento da série “Por que me interessei pelo curso de Biblioteconomia?” desta semana relata a história de Janete Marques, aluna do 4º semestre noturno da FaBCI. Saiba um pouco mais sobre sua história e o porque ela escolheu o curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação.



 “Por que você não faz Biblioteconomia?” Lembro-me dessas palavras vindas de uma supervisora da empresa em que trabalho. Ela, como eu, havia se formado em História e já havia feito alguns cursos de extensão e uma pós-graduação. Dizia que eu deveria fazer Biblioteconomia. Eu estava querendo complementar meus estudos para poder ampliar conhecimentos e oportunidades no âmbito profissional, que me dessem outras possibilidades além da docência e dos arquivos e centros de memória, pois eu já atuava num havia 3 anos. Assim que terminei a graduação, comecei uma pós na área de História, Sociedade e Cultura, mas tive que abandonar nos primeiros meses. O ano seguinte foi dedicado a cursos de extensão na área de arquivos. Encerrados os cursos, voltei a pensar na Biblioteconomia novamente. Pensava que se me agradava (e me agrada) contribuir para levar o conhecimento, através da pesquisa, àquele público mais restrito do centro de memória, me agradava muito mais poder contribuir, direta ou indiretamente, com o público ainda maior da biblioteca. Fiz minha matricula na FaBCI e acho que foi uma decisão muito acertada, porque em encontrei demais no curso.
 
Sempre me interessei por humanas e pouco antes de optar por História também procurei pelo curso de Sociologia. Então fui atrás de uma instituição que oferecesse o curso e me deparei com a FESPSP pela primeira vez. “No meio do caminho tinha uma FESPSP” (de novo) quando pensei na continuidade dos estudos, optando pela Biblioteconomia.

 Me identifico muito com o curso. Digo que é um conjunto de fatores que o torna agradável: o produto dele, ou seja, a futura formação para atuar em biblioteca e a função social que isso envolve; um corpo docente com imensa bagagem, preocupado com nosso desenvolvimento profissional e humano; e uma turma que eu a-do-ro! E o que espera do futuro na sua área profissional.
 
Percebo que a área de informação é bastante promissora e, embora já esteja trabalhando nela, considero que atuar com o público de biblioteca me proporciona atingir um número de pessoas ainda maior. Penso que todos, de uma forma ou de outra, devemos contribuir para o bom desenvolvimento da nossa sociedade e a me agrada muito a ideia de poder contribuir, direta ou indiretamente, indicando o caminho que leva à informação, ao conhecimento, ao gosto pela leitura, ao despertar da imaginação etc, etc. Estou muito feliz com a escolha do curso.

“Por mais que os leitores se apropriem de um livro, no final, livro e leitor tornam-se uma só coisa. O mundo, que é um livro, é devorado por um leitor, que é uma letra no texto do mundo; assim, cria-se uma metáfora circular para a infinitude da leitura. Somos o que lemos”. Alberto Manguel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e