Pular para o conteúdo principal

Trabalhos Temáticos

Os Trabalhos Temáticos da FaBCI completam quatro anos de existência. A Monitoria Científica entrevistou o Profº Ivan Russeff para falar sobre esta iniciativa. Leia mais!



MC – Explique um pouco os objetivos desse trabalho proposto aos alunos dos primeiros anos as três graduações e quais são as expectativas quanto ao processo e desenvolvimento da produção do ensaio final.

Além do desenvolvimento da capacidade interpretativa e de escrita do aluno o Trabalho
Temático propõe o desenvolvimento do estudo a partir da literatura brasileira exigindo a
compreensão sobre o contexto histórico e sociocultural em que a obra foi produzida. Todos esses fatores proporcionam a ampliação da visão de mundo do aluno instigando-o a refletir sobre temáticas formadoras da cultura e da sociedade brasileira, e, dessa forma, trabalharão seus argumentos a partir dos seus próprios ideais, utopias e distopias em conciliação ou negação aos dos autores. Além disso, o processo ao desenvolver reflexões sobre uma obra de arte e transformá-las em uma produção textual é um exercício para aperfeiçoar o gozo estético, o respeito às obras de fruição e o aprimoramento da compreensão justa sobre obra. Ressalto que o processo de desenvolvimento do Trabalho Temático não é vivenciado pelo aluno de maneira solitária, pois firma-se uma parceria entre o professor e o aluno.



MC – Além das publicações no site há algum outro projeto para divulgar os trabalhos em outro formato?

Sim. Os professores responsáveis pelos Trabalhos Temáticos dos três cursos estão planejando a publicação dos trabalhos em outros formatos. O formato ainda não foi definido, mas gostaríamos de realizar a publicação reunindo os melhores trabalhos com a devida autorização de cada aluno autor. Além disso, outra atividade que estamos planejando é a organização, nas semanas iniciais de aula, da apresentação dos melhores trabalhos dos três cursos. Realizamos este evento esse ano no início do 2º semestre, e foi uma experiência enriquecedora, houve debate, inquietação, nervosismo e o exercício de apresentar sua produção e ouvir o ponto de vista do outro.



MC – Como foi o processo de desenvolvimento do Trabalho Temático a partir de peças de
teatro?


Desenvolver um trabalho a partir da leitura de um gênero pouco lido e pouco valorizado como é caso da dramaturgia é impactante e extremamente rico, pois traz recursos diferenciados dos romances e das narrativas aos quais, normalmente, estamos mais familiarizados. As peças de teatro apresentam uma estrutura singular, com rubricas que tiram o foco do leitor da profundidade psicológica das personagens para transportá-lo à plateia, pois é a partir desse elemento característico dos textos dramatúrgicos que conseguimos diferenciar planos, saber se há algum mobiliário no palco, o tipo de iluminação ou o barulho que será artificialmente produzido por um sonoplasta ou quando as cortinas abrem e fecham.
Complementando o que foi dito anteriormente, a leitura das peças de teatro proporcionou
experiências diferenciadas dos anos anteriores, pois conversamos durante as aulas sobre
pessoas reais que faziam parte daquela peça: o diretor, os atores, e os demais profissionais que realizam o espetáculo. Essa ideia é o que incita Brecht em suas obras ao falar da “quebra da quarta parede”, em que o público, em nosso caso os leitores, conseguem construir um distanciamento que não permite um envolvimento emocional intenso com relação a história das personagens, para que consigam elaborar críticas sobre o espetáculo refletindo e interagindo a ponto de não tornarem-se vulneráveis à manipulação.



Veja quais foram os melhores trabalhos temáticos do 1º semestre de 2012:
http://www.fespsp.org.br/web2/biblioteconomia/trabalhostematicos.html


Notícia enviada por Taís Mathias, aluna do 4º semestre
noturno e Monitora Científica Voluntária

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mund...

MC 2017: parte 2 – Estamos de Volta!

E foi dada a largada para mais um semestre, e com ele a MC retorna à suas atividades com o intuito de continuar cobrindo todos os eventos internos e externos da nossa área, divulgar a produção científica e cotidiano da comunidade FaBCI bem como apresentar seus componentes: docentes, discentes, egressos e demais colaboradores da FESPSP. Sejam todos bem-vindos e que seja um semestre de muitas conquistas. Como sempre fazemos, segue novamente o convite para que você que ainda não participou da Monitoria Científica, venha colaborar nos escrevendo ou gravando um vídeo para a coluna/série que se identificar, ou mesmo compartilhando algum talento, relato de evento ou opinião sobre temas relacionados com nossa área. Aos que já participaram, as portas continuam sempre abertas. Além de ter sua contribuição marcada na história da MC, ainda pode contabilizar horas complementares. Para participar, é só entrar em contato através do email monitorcientificofabci@gmail.com Fi...

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação ...