sexta-feira, novembro 09, 2012

Trabalhos Temáticos

Os Trabalhos Temáticos da FaBCI completam quatro anos de existência. A Monitoria Científica entrevistou o Profº Ivan Russeff para falar sobre esta iniciativa. Leia mais!



MC – Explique um pouco os objetivos desse trabalho proposto aos alunos dos primeiros anos as três graduações e quais são as expectativas quanto ao processo e desenvolvimento da produção do ensaio final.

Além do desenvolvimento da capacidade interpretativa e de escrita do aluno o Trabalho
Temático propõe o desenvolvimento do estudo a partir da literatura brasileira exigindo a
compreensão sobre o contexto histórico e sociocultural em que a obra foi produzida. Todos esses fatores proporcionam a ampliação da visão de mundo do aluno instigando-o a refletir sobre temáticas formadoras da cultura e da sociedade brasileira, e, dessa forma, trabalharão seus argumentos a partir dos seus próprios ideais, utopias e distopias em conciliação ou negação aos dos autores. Além disso, o processo ao desenvolver reflexões sobre uma obra de arte e transformá-las em uma produção textual é um exercício para aperfeiçoar o gozo estético, o respeito às obras de fruição e o aprimoramento da compreensão justa sobre obra. Ressalto que o processo de desenvolvimento do Trabalho Temático não é vivenciado pelo aluno de maneira solitária, pois firma-se uma parceria entre o professor e o aluno.



MC – Além das publicações no site há algum outro projeto para divulgar os trabalhos em outro formato?

Sim. Os professores responsáveis pelos Trabalhos Temáticos dos três cursos estão planejando a publicação dos trabalhos em outros formatos. O formato ainda não foi definido, mas gostaríamos de realizar a publicação reunindo os melhores trabalhos com a devida autorização de cada aluno autor. Além disso, outra atividade que estamos planejando é a organização, nas semanas iniciais de aula, da apresentação dos melhores trabalhos dos três cursos. Realizamos este evento esse ano no início do 2º semestre, e foi uma experiência enriquecedora, houve debate, inquietação, nervosismo e o exercício de apresentar sua produção e ouvir o ponto de vista do outro.



MC – Como foi o processo de desenvolvimento do Trabalho Temático a partir de peças de
teatro?


Desenvolver um trabalho a partir da leitura de um gênero pouco lido e pouco valorizado como é caso da dramaturgia é impactante e extremamente rico, pois traz recursos diferenciados dos romances e das narrativas aos quais, normalmente, estamos mais familiarizados. As peças de teatro apresentam uma estrutura singular, com rubricas que tiram o foco do leitor da profundidade psicológica das personagens para transportá-lo à plateia, pois é a partir desse elemento característico dos textos dramatúrgicos que conseguimos diferenciar planos, saber se há algum mobiliário no palco, o tipo de iluminação ou o barulho que será artificialmente produzido por um sonoplasta ou quando as cortinas abrem e fecham.
Complementando o que foi dito anteriormente, a leitura das peças de teatro proporcionou
experiências diferenciadas dos anos anteriores, pois conversamos durante as aulas sobre
pessoas reais que faziam parte daquela peça: o diretor, os atores, e os demais profissionais que realizam o espetáculo. Essa ideia é o que incita Brecht em suas obras ao falar da “quebra da quarta parede”, em que o público, em nosso caso os leitores, conseguem construir um distanciamento que não permite um envolvimento emocional intenso com relação a história das personagens, para que consigam elaborar críticas sobre o espetáculo refletindo e interagindo a ponto de não tornarem-se vulneráveis à manipulação.



Veja quais foram os melhores trabalhos temáticos do 1º semestre de 2012:
http://www.fespsp.org.br/web2/biblioteconomia/trabalhostematicos.html


Notícia enviada por Taís Mathias, aluna do 4º semestre
noturno e Monitora Científica Voluntária

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