Pular para o conteúdo principal

TCC: DOI, com Érica e Odílio



A individualização de cada item produzido em ambiente digital pode facilitar seu armazenamento e recuperação. Érica Ike e Odílio Moreira Jr. estão desenvolvendo seu TCC sobre um sistema de registro que atende a essas necessidades: DOI, ou Digital Object Identifier. Veja os detalhes deste trabalho na entrevista a seguir:



MC: Como vocês escolheram esse tema?
Odilio Moreira

ÉRICA: A proposta do tema veio do Odílio por que ele trabalha no setor de recursos eletrônicos da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) ele ouviu alguns comentários sobre o DOI, achou interessante e comentou comigo. Eu comecei a fazer uma pesquisa, achei  o tema realmente interessante para a gente tratar aqui no ambiente acadêmico da FESPSP. Não tem nenhuma produção nacional praticamente. O que a gente encontrou foi um TCC da UFSC. Recentemente, foi  lançado um livro sobre o DOI, coincidentemente, a organizadora desse livro foi a tutora do curso que que e o Odílio fizemos pela Content Mind, a Claudiane Weber.

MC: O que vocês estão lendo?

ÉRICA: Luis Fernando Sayão, que é um autor que a gente vai utilizar bastante, por que ele fala muito na questão da interoperabilidade dos sistemas e repositórios digitais. Isso é muito importante.  

MC: Qual o recorte que vocês vão fazer?

ÉRICA: A gente vai focar o DOI quanto à autenticidade da informação também, quanto ao fato de não se perder a informação na web. É muito comum você fazer uma pesquisa, fazer uma referência, colocar o link com uma URL, acessado em tal dia, e depois de um mês, uma semana ou até mesmo horas depois você coloca aquela URL na web e não encontra mais a informação. O DOI vem para mudar isso. Claro que o documento vai ficar acessível enquanto o autor quiser. Se ele decidir que não quer mais que o documento fique disponível, ele cancela a assinatura do DOI.

MC: Na prática, então, mal comparando, o DOI é como uma certificação digital?

ÉRICA: É praticamente isso, para artigo, para periódico, para uma música, uma imagem, qualquer documento produzido no ambiente digital.

MC: Se eu tenho uma foto, coloco uma marca d´água e quero registrá-la com o DOI, como eu faço?

Érica Ike
ÉRICA:  Na verdade, você registra, entra em contato com a DOI Foundation (Internacional DOI Foundation) e eles concedem um registro para esse documento. ODOI não localiza o objeto, ele o identifica. É diferente da URL, que localiza onde o documento está depositado.

MC: Qual o custo do registro do DOI?

ÉRICA:  Em média, a assinatura para cada documento, para você registrar o seu artigo, está em torno de um dólar. Para cada documento, um DOI. 


MC: Tanto faz de o documento tem 50 páginas ou é uma imagem?

ÉRICA:  Exatamente. Tem também o valor pago por instituições, que está em média R$ 500, 00.

MC: Quem é o orientador de vocês?

ÉRICA:  O professor Henrique Ferreira.

MC: Vocês vão apresentar o trabalho em congressos, desenvolver a pesquisa em um mestrado, ou algo assim?

ÉRICA:  O professor Henrique está incentivando  muito a gente a participar de dois eventos, um deles é o prêmio Laura Russo, como produção acadêmica.

Veja o tutorial da Biblioteca da FGV sobre o DOI
 Dicas do IBICT sobre como obter o DOI
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação