quinta-feira, novembro 14, 2013

Especial TCC: Bruna e os romances do século XXI


Bruna Araújo
As mulheres são as principais consumidoras e leitoras de romances. Esta é uma conclusão do trabalho da aluna Bruna Araújo das Neves, do sexto semestre matutino, que desenvolve o tema para seu TCC. Saiba mais:


MC: Qual é o tema do seu TCC?
BRUNA: O meu TCC é sobre a comercialização de romances no século XXI no Brasil.

Eu trato sobre a comercialização do romance, a questão da livraria, eu resgato a parte teórica do romance, o que é o romance, como ele surgiu, quais são os principais romances. Eu peguei uma linha meio europeia, então eu falo dos romances ingleses. Trato também de romances brasileiros. Fiz um questionário por que as mulheres são as principais leitoras de romances, com idade entre 30 e 39 anos, de acordo com Retratos da Leitura no Brasil de 2012
Eu peguei esse embasamento teórico junto com a professora Carla, que é minha orientadora, e a gente elaborou um questionário para a gente aplicar às mulheres, para a gente ver o que elas lêem,se lêem romances eróticos, romances de costumes. Eu tive que ler também duas obras entre as mais vendidas: 50 tons de cinza e O lado bom da vida e fiz uma crítica a esses dois livros.

MC: E por que você escolheu esse tema?

BRUNA: Porque eu sempre fui leitora de romances. Os meus autores preferidos são José de Alencar, no Brasil, e Elisabeth Gaskell e Jane Austen na Inglaterra.

MC: E o que você está lendo?
BRUNA: O último livro que eu li foi sobre  os romances ingleses no século XVIII.

MC: Você pode adiantar alguma conclusão?
BRUNA: O que eu mais vejo é que as mulheres estão comprando e comercializando mais pela internet e em sebos por que o valor é mais baixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário