Professora Maria Imaculada |
MC: Por que uma
bibliotecária foi fazer seu doutorado em Psicologia?
PROFESSORA MARIA IMACULADA: Atuo na Biblioteca do Instituto de
Psicologia (IP) há 23 anos e queria deixar uma contribuição mais efetiva para
autores e editores da área. Desde o
projeto da Biblioteca Virtual de Psicologia (BVS-Psi:www.bvs-psi.org.br), no
ano 2001, minha interação com editores, autores e psicólogos em geral foi
ampliada, uma vez que tenho participado de palestras, conferências, workshops e
outros tipos de atividades dirigidas para essa comunidade. No ano de 2005, foi
o criado o Portal de Revistas de Psicologa (PePSIC: www.abecipsi.org.br)
como uma alternativa para as revistas de Psicologia que ainda não atendiam ao
requisitos para serem incluídas no SciELO. O PePSIC nos aproximou ainda mais dos
editores e autores. No ano 2006, em parceria com a BVS-Psi, foi criada a
Associação Brasileira de Editores de Psicologia (ABECiPsi:www.abecipsi.org.br) com
o objetivo de apoiar as revistas da área. A sede da ABECiPsi é
na Biblioteca do IP e participei das quatro diretorias da Associação, como
secretária, ou tesoureira. Em 2009, juntamente com duas colegas, organizei o
livro "Publicar em Psicologia: um enfoque para a revista científica"
(http://publicarempsicologia.blogspot.com)
que trouxe uma grande contribuição para a comunidade psicológica. Como eu
queria muito aprender um pouco mais sobre a Psicologia, fazer o doutorado na
área, estudando um tema que pudesse trazer algo novo e que contribuísse para
melhorar os artigos e revistas científicas, foi uma oportunidade ímpar. Dessa
maneira, estudar temas, como por exemplo: Psicologia Baseada em Evidências;
Revisão Sistemática; Avaliação da qualidade metodológica de estudos
científicos, foi uma oportunidade de aprender coisas novas para apresentar aos
autores e editores de Psicologia.
MC: Como o seu estudo
contribui para a área de ciência de informação, uma vez que a senhora atua como
bibliotecária e fez seu doutorado em Psicologia?
PROFESSORA MARIA IMACULADA: A Ciência da Informação vem
sendo influenciada por diversos segmentos. O conhecimento científico é uma
dessas influências que impacta a área. No contexto do conhecimento
científico o artigo vem se destacando como o meio por excelência para a
comunicação de ideias, fatos e resultados de pesquisas. Dessa maneira, ao
avaliar a qualidade metodológica de artigos científicos incluídos em uma
revisão sistemática, considerando a filosofia da Psicologia Baseada em
Evidências, foi uma grande oportunidade de integrar a Ciência da Informação com
a Psicologia. O texto a seguir, extraído da apresentação da minha tese, ilustra
o que tentei explicar:
"A oportunidade de participar de uma
revisão sistemática, discutindo cada etapa de uma revisão
sistemática,
definindo critérios, buscando nas bases de dados, avaliando os artigos por
título, pelo resumo e, finalmente, pelo texto completo, foram lições que
levarei para o resto da minha vida. Enquanto
esse percurso era percorrido, eu ia aprendendo sobre prevalência, depressão
pós-parto, taxas de concordância entre avaliadores, técnicas de amostragem, taxas
de perdas, sensibilidade, especificidade, intervalo de confiança e outras
variáveis que faziam parte do estudo. Assim, quando me perguntam: “Por que
prevalência de depressão pós-parto?”, eu respondo: “Foi a oportunidade que eu
tive de estudar uma área nova e que integra a Psicologia com a Ciência da
Informação”. Participar de todas as etapas de uma revisão sistemática foi uma
oportunidade ímpar de aprendizado."
Professora defendendo sua tese de doutorado |
MC: Porque os profissionais da área de ciência da
informação devem fazer seus estudos em outras áreas do conhecimento?
PROFESSORA MARIA IMACULADA: A Ciência da Informação é uma disciplina
multidisciplinar. Se os profissionais da informação se
envolverem diretamente com as áreas de atuação o desempenho de suas atividades
será bem mais dirigido e altamente especializado. Conhecer as necessidades de
informação dos profissionais da área de atuação, a partir de estudos
especializados, é um excelente caminho para os profissionais da informação
se instruírem e obterem conhecimentos para um atendimento de
qualidade, de acordo com as necessidades dos clientes.
Segue abaixo o resumo da minha tese de doutorado, defendida no
Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental do Instituto de
Psicologia da USP, no dia 04 de outubro de 2013, que em breve estará disponível
no portal de teses da USP.
Sampaio, M. I. C. (2013). Qualidade de artigos incluídos em revisão
sistemática: comparação entre latino-americanos e não latino-americanos.
Tese de Doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São
Paulo.
Introdução: A
qualidade de um artigo científico é diretamente proporcional à qualidade
metodológica e à apresentação dos resultados da pesquisa que o
originou. Perguntas, ou hipóteses, muito bem explicitadas,
objetivos claramente definidos, metodologia adequada que conduza aos objetivos
propostos, com base em procedimentos metodológicos rigorosos e suficientemente
descritos e justificados, são elementos essenciais no relato de
pesquisas.
Objetivo: Avaliar a
qualidade metodológica e da apresentação de resultados de artigos sobre
prevalência de depressão pós-parto, incluídos em revisão sistemática,
comparando artigos latino-americanos e de outras regiões.
Método: O
delineamento do estudo foi de pesquisa documental, com análise crítica da literatura.
As etapas de definição das bases de dados, elaboração da estratégia de busca,
classificação dos estudos de acordo com os critérios de inclusão e análise dos
estudos foram efetuadas por duas revisoras independentes. A qualidade dos
artigos foi mensurada de acordo com a Escala de Loney, comparados o desempenho
dos artigos latino-americanos e não latino-americanos e a procedência das
revistas que os publicaram. Títulos, resumos e palavras-chave também foram
avaliados, em função de normas internacionais e terminologias da
área. Técnicas estatísticas foram aplicadas e as hipóteses testadas com o
uso de testes não paramétricos.
Resultados: Foram
recuperados 1.894 registros de estudos originais e, após o processo de seleção,
337 foram incluídos na revisão sistemática. Desses, 34 eram estudos
latino-americanos que foram avaliados e comparados com uma amostra aleatória
pareada de 34 artigos não latino-americanos. A qualidade da apresentação da
metodologia e dos resultados dos dois grupos de artigos não apresentou
diferença significativa, sendo considerada fraca em ambos os casos. Em relação
à procedência das revistas, também, não foram encontradas diferenças
significativas.
Discussão: Artigos
científicos são evidências que podem apoiar a tomada de decisão, tanto na
prática clínica como na gestão pública. Para que possam ser utilizados com essa
finalidade, a qualidade da metodologia e os resultados devem ser
primorosos.
Conclusão: Revisar o vasto
conhecimento psicológico, gerado nos últimos anos, em revisões sistemáticas,
narrativas e exploratórias é um caminho para o registro e análise constante dos
procedimentos utilizados e das intervenções que podem promover melhorias na
qualidade de vida das pessoas. No entanto, a capacidade do pesquisador em desenvolver
estudos que produzam resultados confiáveis e generalizáveis demanda
investimentos, tanto na América Latina, quanto em outras regiões.
Quem é Maria
Imaculada Cardoso Sampaio
Doutora em
Psicologia Experimental pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São
Paulo, possui mestrado em Ciência da Informação e Documentação pela Escola de
Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Diretora
da Biblioteca do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Coordena
a Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia (BVS-Psi) e a Biblioteca Virtual da
União Latino Americana de Entidades de Psicologia (BVS ULAPSI). Docente do
Curso de Especialização em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação, da
Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Possui experiência em
Gerenciamento de Serviços de Informação; Avaliação da qualidade em Serviços de
Informação, Bibliotecas Virtuais, Gestão da informação, Psicologia Baseada em
Evidências e Revisão da literatura científica.
Acesse o currículo
lattes da Professora Maria Imaculada aqui.
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