quinta-feira, agosto 10, 2017

Se Liga FaBCI - Visita ao Centro de Documentação e Memória do Museu Judaico de São Paulo.


No dia 09/06/2017 os alunos das turmas do 5º Semestre Matutino/Noturno, tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica ao Centro de Documentação e Memória do Museu Judaico de São Paulo.

A visita foi organizada pelo Profº Francisco Lopes em prol da disciplina de Fundamentos Arquivísticos, onde os alunos tiveram contato com a organização efetiva de um acervo arquivístico, qual a estrutura e normas utilizadas, as diversas tipologias de documentos tratados e ainda a história marcante da comunidade judaica na cidade de São Paulo.

Confiram!




O Centro de Documentação e Memória (CDM), do Museu Judaico de São Paulo, com sede localizada na Rua Estela Sezefreda, 76 – Pinheiros, recebeu os alunos do 5º semestre da FaBCI com uma mesa bem servida com café, chá e biscoitos além de uma simpatia ímpar, o que marcou logo de início.

Após esse primeiro momento, todos foram se acomodando no espaço preparado para a palestra que iniciou com a apresentação da diretora do CDM que falou um pouco sobre a instituição, quais os tipos de documentos e demais itens que possuíam sendo todos frutos de doações das famílias judias que imigraram para a cidade de São Paulo principalmente na época das guerras e do holocausto.

O acervo contém mais de 1 milhão de documentos, 100 mil fotografias, 20 mil livros de temática judaica (sendo 8 mil em Iídiche) e 400 depoimentos de História Oral.

A fusão entre Arquivo Histórico Judaico Brasileiro (AHJB) e o Museu Judaico de São Paulo (MJSP) ocorreu à partir de março de 2016 com a incorporação ao Museu de todo acervo documental iconográfico, multimídia e bibliográfico de mais de 40 anos de existência que se somaram aos mais de 2 mil objetos do MJSP passando, então a ser chamado de Centro de Documentação e Memória (CDM) do Museu Judaico de São Paulo.

Todo o trabalho de organização dessa documentação ficou a cargo de uma empresa terceirizada que foi contratada pelo MJSP aos quais as principais responsáveis pelo trabalho, deram seguimento a visita com uma palestra em que explicaram a forma de organização dos documentos, exemplificando muito bem todos os processos em especial o plano de descrição arquivística que foi apresentado pela disciplina ministrada pelo Profº Francisco.

Abaixo, imagens de dois exemplos visualizados na apresentação, contendo a divisão arquivística adotada, sendo em sua maior parte organizada pelas famílias judias citadas nos diversos documentos e suas relações:






Dando seguimento, os alunos tiveram a oportunidade de fazer uma vista guiada tendo contato com a guarda dos diversos documentos e suas tipologias sendo o mais marcante reconhecer a história de uma comunidade tão representativa e sua relação com a cidade de São Paulo, todas contadas pelos documentos tornando o trabalho de organização, preservação e conservação dos mesmos, de grande importância. 

O trabalho que vem sendo realizado é indiscutivelmente bem planejado e elaborado. Foi citado que nem todos os documentos entraram nesse projeto, pois pelo tempo de contratação da empresa, houve a necessidade de selecionar quais documentos seria trabalhado, o que bem se aproxima do contexto que os alunos poderão se deparar em trabalhos dessa natureza.

Outra curiosidade foi saber que na empresa contratada para todo o tratamento arquivístico, não há nenhum profissional bibliotecário somente historiadores, restauradores e outros profissionais de áreas que não contemplam o profissional da informação, o que foi bem questionado pelos alunos e leva a uma reflexão que pode ser fonte de muitas discussões.

A visita dos alunos da FaBCI ocorreu simultaneamente a 1ª Semana nacional de Arquivos 2017, onde puderam conferir a exposição de variados documentos pertencentes a Cooperativa de Crédito do Bom Retiro, tomando conhecimento de mais histórias sobre o povo judeu na cidade de São Paulo e como tinham o aparato dessa organização como apoio financeiro assim que chegavam na cidade.


Cartaz do Evento - 1ª Semana Nacional de Arquivos 2017

  Fiquem agora com as fotos tiradas na visita guiada ao CDM do Museu Judaico de São Paulo.


Armários deslizantes contendo a guarda dos documentos.


Armários deslizantes com documentos em caixas arquivos.




Armário com documentos em armazenamento especial.









  
Documento original em envelopamento especial.


Documento acima sendo apresentado particularmente.






















Armário de guarda de CD's.


















Armário de guarda de fitas cassete.












Documentos e itens a serem tratados e incorporados ao acervo.



Com toda certeza foi uma visita que agregou muito na vida acadêmica dos alunos que puderam ter um contato mais de perto com as práticas arquivísticas, apresentadas nas aulas.

Os agradecimentos a todos os responsáveis pelo MJSP e equipe que coordenada o CDM por todo aparto na visita, bem como ao Profº Francisco pela organização.

Visita dos alunos do Matutino.


Visita dos alunos do Noturno.



2 comentários: