Pular para o conteúdo principal

Coluna: Filme da Semana. Por Ana Beatriz Cristaldo e Renato Reis.


E pra quem estava com saudades, ela está de volta. Vejam as resenhas dos queridos Ana Beatriz e Renato na coluna: Filme da Semana, trazendo sempre ótimas dicas de super produções especialmente para a comunidade FaBCI.  

Aproveitem!




Oi, galeraaaa!!! Como foram de férias? J
Um dos momentos mais marcantes das férias, pra mim, foi a estreia do Dunkirk (2017), tema dos meus escritos dessa semana. Do diretor Christopher Nolan, não pensei duas vezes antes de ir assistir (excelentemente bem acompanhado, inclusive), afinal o cara é um dos meus diretores favoritos!

Vocês devem se lembrar da chuva de postagens que rolou na web nas vésperas da estreia e toda aquela especulação midiática e da crítica. Pois bem, foi toda uma enxurrada informacional que deu pano pra manga de todas as questões artísticas da produção do filme, literalmente. Mas vão por mim: aprendam a ignorar às vezes o que a galera joga na internet e tirem suas próprias conclusões do filme (tanto que ninguém é obrigado a ser crítico de cinema, né!). Há, sim, várias visões sobre o filme, muito diferentes umas das outras.

E cá estou pra entregar a vocês a minha visão sobre o filme e dizer: SIM, CORRAM JÁ PRO CINEMA!

Espero que gostem, um ótimo semestre pra todos nós e até a próxima!


Dunkirk (2017)
Por Renato Reis

Christopher Nolan, conhecido e aclamado por seus filmes cabeçudos e recheados de tramas complicadas e muito bem elaboradas, dessa vez conta a história de Dunkirk (ou Dunquerque no bom e velho português), cidade costeira da França que ficou conhecida pelos fatos do encurralamento dos cerca de 350.000 soldados ingleses na Segunda Guerra Mundial. A Operação Dynamo, então retratada no filme, ficou conhecida por resgatar a grande maioria desses homens em via marítima. Foi uma grande força tarefa inglesa, motivada por Churchill, com o grande objetivo de salvar esses homens.

O filme já começa tenso! Dá pra sentir na pele a agonia dos soldados naquela cidade e como se sentiam cada vez mais cercados pelas tropas alemãs. Apesar de não haver representação dos militares alemães (o que senti um pouco de falta para um filme de guerra), o espectador os sente como se estivesse também em seu encalço. E é isso o filme TODO, galera! Fora a trilha sonora de Hans Zimmer, que está uma loucura, que só aumenta o ritmo dos batimentos cardíacos dentro do cinema...

O filme não tem protagonista, ou seja, não tem um herói específico ou algum personagem que se destaque mais do que os outros. Isso é o que mais se admira (eu pelo menos adorei!) num filme como esses. Estão todos sob a mesma condição. Todos num mato sem cachorro, em outras palavras. E cada um se vira do jeito que pode pra poder escapar, mas sem perder o senso de empatia humana, é claro.



Dunkirk (2017)
Fionn Witehead, Aneurin Barnard, Harry Styles e Damien Bonnard interpretam os soldados Tommy, Gibson, Alex e... Bem... Não é bem lá um inglês e não se sabe seu nome, respectivamente. Na verdade todos eles dão um SHOW de atuação! É legal ver o talento de cada ator tão jovem no decorrer de cada cena. Vide o desespero que a guerra impõe sobre o psicológico de todos, a trama só ressalta a ideia do “cada um por si” e o vitimismo mais que justificável dos militares ingleses naquela bacia de sangue e morte que começou a se tornar Dunquerque...

E isso não é nada perto de toda a tensão alinhada pela construção cronológica que Nolan faz ao longo do filme em três partes (Terra, Ar e Mar), a qual ele quebra totalmente e faz uma espécie de quebra-cabeça do tempo com o espectador. Quem conhece esse diretor, sabe que ele domina esse tipo de narrativa e a faz com tamanha maestria de encher os olhos! É simplesmente genial, senhoras e senhores!



Run, Tommy! Run!
Os efeitos sonoros estão animais também! Aliás, é através deles, junto com a trilha sonora frenética de Zimmer supracitada, que Nolan bota mais pressão e tensão ainda sobre os sentidos de quem vê o filme. O filme começa e dentro de 3 ou 4 minutos, as coisas já rolam, a sensação de perseguição e o frenesi já entram em ação na história e aí mal conseguimos respirar direito durante o filme todo. É um prato cheio pra quem não curte filmes parados (é, só que a gente até implora misericórdia e um alívio dentro das uma hora e 45 minutos de filme).

Tom Hardy (Farrier) arrasa como sempre em atuação, apesar de estar num personagem um pouco limitado pelas circunstâncias do seu papel. E o vencedor do Oscar de melhor ator coadjuvante (em A Ponte dos Espiões (2015)), Mark Rylance, interpretando o Mr. Dawson, nos deixa impressionados também com a realidade emocional que consegue transmitir.

Eu li várias críticas e análises de terceiros sobre o filme e valido os elogios: são todos verdadeiros, e até um tantão mais do que se diz a respeito; e desaprovo os mimimis: uma galera que não sabe apreciar um bom filme na poltrona do cinema fica polemizando pra ganhar mais seguidores ou mais likes, sei lá, só não os ouçam/leiam! Pronto falei!

Dunkirk (2017) tem grandes qualidades e é uma aposta de ouro para fazer o rapa nos Oscars em 2018. E, sim, estarei torcendo por isso! É um espetáculo e tanto para fãs de filmes de guerra, tem uma fotografia belíssima e singular, trilha sonora e SFX casados e muito bem trabalhados, os atores todos que têm uma estrelinha brilhante, o diretor – nem se fala – é excepcional e um roteiro muito bom! O longa tem referência substancial sobre o cinema mais antigo e clássico, faz-se um diamante num mar de brilhantes e ainda inova em suas cenas para os dias atuais e às tendências cinematográficas. Realmente me levei a concordar que é a obra-prima de Nolan. E aí, o que estão esperando pra irem já pro cinema?!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 
 

Dunkirk é um filmão da bexiga mesmo. Misericórdia.


Espero que vocês tenham aproveitado as férias, por que a moleza acabou. Sendo assim, terça-feira tive aula com a professora Valéria Valls, e falávamos com Gestão do Conhecimento e Gestão da Informação, conversa vai conversa vem, e uma colega falou sobre inteligência artificial e sobre inteligência em si.

Eu, aquariana que sou, fui longe, muito longe e voltei com a resenha dessa semana pra vocês.



Ela – uma história de amor
Por Ana Beatriz Cristaldo


Do diretor Spike Jonze (Onde vivem os monstros e Quero ser John Malkovich), essa delicinha de filme traz um elenco de peso, composto por Joaquin Phoenix, Amy Adams, Rooney Mara, Chris Pratt, Scarlett Johansson, Olivia (MEU CORAÇÃO) Wilde e mais uma lista interminável de atores talentosíssimos, tudo isso para contar uma história que tem como plano de fundo a tecnologia, mas que trata sobre pessoas.

“Ana, essa afirmação lembra a que fazem sobre black mirror”
Muita coisa parece com Black Mirror, mas sim, esse filme é tão Black Mirror.
Vamos lá, numa Nova York não datada, o escritor Theodore (Phoenix) adquire um novo sistema operacional com inteligência artificial, Samantha (Johansson), para ajudá-lo com suas tarefas diárias, no viver da vida eles se apaixonam.  

 



 Três linhas resumem o filme? Sim. Mas ele fala de muita coisa:



- Relacionamentos poligâmicos

- Expectativas

- Relacionamentos

- Inteligência emocional

- Tecnologia



E dá pra tirar mais coisa ainda se eu parar pra rever pela sexta vez.

Mas me permita explanar um pouco melhor. Theodore é escritor, mas ele trabalha num lugar no qual ele escreve cartas por outras pessoas para outras pessoas (quero enviar uma carta para meu sobrinho fora do continente, mando fotos e algumas informações sobre nossa relação para a empresa e o “autor” compõe a carta como se fosse eu escrevendo e envia).


 Isso mostra que as pessoas são insensíveis e mandam outras expressar seus sentimentos? Isso mostra que as pessoas mal se relacionam mais? Isso mostra como a tecnologia torna os laços humanos cada vez mais fracos? NÃO! Isso mostra que qualquer coisa pode virar um emprego. Prosseguimos.


Ele tem sua melhor amiga de faculdade Amy (Adams) que mora no mesmo prédio e há um ano e alguns meses se divorciou de Catherine (Mara), o que ainda torna os sentimentos muito recentes e conflitantes, e o filme mostra isto através de flashbacks que Theodore da relação dos dois, nesses momentos Theodore se sente vazio e solitário. Um dia na saída do trabalho está sendo feita uma propaganda do novo sistema operacional de inteligência artificial, Theodore o compra e conhece Samantha (ela mesmo escolhe esse nome) e eles começam a se envolver. A princípio, Samantha o ajuda com a agenda, contas e conforme os dias passam com seus relacionamentos, deste modo os dois vão se acostumando e gostando da companhia do outro, mesmo não física, e eles se apaixonam.

Essa parte é muito gostosa de se pensar sobre:


Ela é uma inteligência artificial, segundo a internet inteligência é: conjunto que forma todas as características intelectuais de um indivíduo, ou seja, a faculdade de conhecer, compreender, raciocinar, pensar e interpretar”. A inteligência artificial é a reprodução, mais próxima possível, do cérebro humano num computador, porém nós homens não temos só as faculdades mentais do raciocínio, temos sentimentos. Mas Samantha não é uma coisa viva. Será? Ela sente, fala e existe como qualquer outro ser vivo, ela sente dor, ciúmes e inclusive tem orgasmos! Ela é uma pessoa, que não tem corpo, mas não o deixa de ser.

Ao contar pra outras pessoas que eles tem um relacionamento, a reação é de estranhamento, não natural. Mas por que não?


Enfim, muito discutível essas coisas.

Amy, a amiga, também tem um relacionamento com o sistema operacional de seu ex marido e as duas viram ótimas amigas.


O filme questiona muito as relações humanas e como a tecnologia trabalha com isso. Eu, particularmente, vejo a tecnologia não como uma barreira e o fim da raça humana, pelo contrário nós a criamos para facilitar o nosso dia a dia, pra eu falar com um amigo que mora na Suécia, basta mandar um ZAP do mesmo jeito que mando pro meu namorado que ta vendo tv na sala, a tecnologia não é uma coisa ruim, o modo como a usamos que vai dizer isso.


Lembrem-se que atrás de uma máquina sempre tem uma pessoa. Ela, a tecnologia, é o meio e não a fonte.

Esse assunto me deixa doida de vontade de conversar por horas.

Conversem comigo sobre isso.


O filme? TÃO BOM QUE EU QUERIA ENFIAR ELE DEBAIXO DO MEU CORAÇÃO.

E se você virar o Joaquim Phoenix de cabeça pra baixo a testa dele forma outro rosto:
 


  

E segundo o desenho Irmão do Jorel, isso se chama Expressividade MÁXIMA


 



Eu choro muito nesse filme.

Fiquem bem depois de o ver.


NOTA: 100000000/10

TA DISPONÍVEL ONDE!?!? Netflix

Esse filme recebeu o selo DESTROÇA MEU PSICOLÓGICO E LEVA MEU CORAÇÃO EMBORA do IAQ (Instituto Ana de Qualidade)


 

Comentários

  1. Definitivamente o meu favorito e Dunkirk de Christopher Nolan. Para mim é um dos melhores do gênero. Mais que filme de ação, é um filme de suspense, todo o tempo tem a sua atenção e você fica preso no sofá. O Dunkirk filme completo dublado superou as minhas expectativas, o ritmo da historia nos captura a todo o momento. É algo muito diferente ao que estávamos acostumados a ver com os filmes de Christopher Nolan. O filme superou as minhas expectativas, realmente o recomendo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação