Pular para o conteúdo principal

12 de junho: livros para se divertir, amor para compartilhar



É um fato incontestável que dia 12 de junho é um dia polêmico aqui no Brasil. Diferentemente do americano Valentine´s Day, por exemplo, em que o importante é estar junto de alguém de quem se gosta, que seja apenas um amigo ou amiga, aqui nos trópicos a imposição para se ter um “namorado”, ou se arranjar um neste dia fatídico é severa. Desespero, cho-rô-rô, simpatias de Santo Antonio, nada disso alivia o coração bibliotecário. Mas, um bom livro que você está a fim de ler há um tempão, isso sim, pode mudar o rumo da prosa. 


O site de relacionamentos Skoob, totalmente focado para as trocas literárias de todos os gêneros, é um bom começo. Neste guia, dicas de uso do site para quem aposta no virtual para disparar uma paixão. Caso bem sucedido nesta proposta de segmentação de redes sociais para o que se chama de clusters, ou grupos com interesses específicos, o Skoob é uma curtição para quem realmente gosta de conversar sobre o que leu, está lendo ou vai ler.

O BookMooch é similar ao Skoob, mas sem tanto, digamos, charme. O layout é menos atraente e a tradução é sofrível. O site português é de bom alcance na Europa, mas é lento e não tem o maior atrativo de uma rede social: as fotos, claro!

Para quem quer se arriscar um pouco mais, o site GoodReads é a versão original do Skoob, na rede desde 2007 e mais de 18 milhões de membros, enquanto o brasileiro conta com 600 mil membros desde 2009. Tem que saber falar algo como "I love you", já que o site é em inglês.

Para quem já está apaixonado, a biblioteca pode ser um ótimo lugar para se declarar. Tem até quem faça pedidos de casamento em meio às estantes... O cinema, naturalmente, contribui bastante para a fantasia do amor cheio de livros ao redor.

A comédia americana “Um príncipe em minha vida” (The Prince & me, 2004), coloca um casal aceso de paixão tentando estudar lado a lado nas mesas de uma biblioteca. Você já sabe que não deu certo, né:




Montar um clube de leitura ou participar de um de seu autor preferido também pode ser uma boa ideia. Fãs de Jane Austen podem se inspirar nesta comédia romântica, O Clube de Leitura de Jane Austen (2007).



E nem começamos a falar dos livros com histórias de amor que mais fizeram a nossa cabeça...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação