Um
jogging pela manhã, umas braçadas na piscina olímpica, uma malhação leve. Depois,
uma paradinha para ler um livro. Esta é parte da rotina dos sócios de um dos
mais exclusivos clubes de São Paulo, o centenário Clube Athletico Paulistano.
Roselene Medeiros tem o privilégio de acompanhar esta rotina de seus usuários
que frequentam uma das duas bibliotecas do clube.
Conversando com sua gestora, Laís Helena
Giancoli, formada pela FESPSP e responsável
pelas Bibliotecas Circulante “Ubirajara Martins” e Biblioteca Social
“João Baptista Amarante Filho”, ambas no Club Athlético Paulistano (CAP), Rose
nos conta um pouco sobre como é o dia-a-dia em uma unidade de informação dentro
de um contexto de entretenimento e diversão seletivo. Acompanhe o seu relato:
Laís Helena |
Participamos do atendimento sempre que possível e necessário, para melhor
compreensão, suporte e interação com os usuários. Também fazemos o tratamento
da informação, desde a análise técnica, indexação, resumo, preparação física e
localização no acervo, além de todo o processo de desenvolvimento do acervo,
que é pensado com foco no usuário e suas necessidades.
Por se tratar de uma biblioteca de clube, o acervo é geral e o interesse
do usuário é o lazer. Assim, a maioria deles busca “best-sellers” e
lançamentos, entretanto, existe uma parcela de usuários que buscam outros
assuntos como história de São Paulo (contamos com um pequeno acervo
especializado chamado Paulistânia), esportes, biografias, viagens e etc.
Interesses diversos que procuramos satisfazer com as aquisições mensais
de livros e DVDs sugeridos por eles e outros itens pesquisados dentro do
perfil, acrescido de autores clássicos e de peso literário. Para coroar todo
esse trabalho, buscamos constantemente melhorias para proporcionar um
atendimento de qualidade. Nosso acervo é informatizado e disponível na intranet
e Internet no site do clube, porém de acesso exclusivo ao associado, sendo
possível efetuar reservas e sugestões por e-mail e devoluções através de caixas
espalhadas em locais estratégicos.
Após resultado de pesquisa de satisfação encomendada ao Ibope e realizada dentro do CAP, constatamos o alto
grau de satisfação dos associados em relação aos serviços prestados em 2012. Os
critérios avaliados pela pesquisa foram: qualidade e variedade dos serviços,
infraestrutura, conforto, atendimento e impressão geral.
Nossos usuários estão satisfeitos com o atendimento da Biblioteca. Dentro
da área cultural, ficamos em 3º lugar
entre os 5 mais votados. No item de áreas mais frequentadas, obtivemos um
resultado muito positivo e nos classificamos em 6º lugar entre os dez mais
votados.
O “Paulistano” foi apontado como o melhor clube da cidade na edição
2012/2013 de “O
melhor de São Paulo” da revista Época, da editora Globo, devido ao
comprometimento incessante com a qualidade e excelência de seus serviços. Este
padrão se estende à biblioteca, que passou inclusive por uma recente reforma para
melhoria do espaço físico e aquisição de novos computadores para uso da internet
e novo aparelho para rede WI-FI.
Há anos na área e à frente do atendimento em várias bibliotecas
municipais como “Anne Frank” no Itaim Bibi, “Viriato Corrêa” na Vila Mariana e
“Centro Cultural São Paulo”, Laís nos
conta que foi convidada pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo
para trabalhar na Biblioteca Anne Frank e adorou, e assim começou sua carreira.
A escolha de um curso em Biblioteconomia foi fácil: “Optei pela FESPSP por
oferecer um curso reconhecido na área”, afirma Laís.
Das bibliotecas em que
trabalhou, Laís recorda que os usuários eram bem diversificados, “entretanto,
os menos abastados demonstravam um comprometimento impressionante com o cuidado
e devolução das obras, exemplo dos irmãos gêmeos Cosme e Damião, que moravam a
uma distância absurda e com chuva ou sol, literalmente, vinham devolver os
itens retirados”, explica Laís.
Na sua carreira, a gestão das Bibliotecas do
CAP foi um divisor de águas: “Até então, só havia trabalhado em bibliotecas da
rede municipal da prefeitura de São Paulo e em atividades de atendimento e
processamento técnico. O público diferenciado ampliou minhas atividades e
experiências”, relembra a bibliotecária. O público, alías, é o foco de seu
trabalho. Quando perguntada sobre a importância do serviço de referência e o
atendimento no decorrer de sua vida profissional, Laís é enfática: “Primordial,
pois são esses serviços que direcionam o serviço de informação e garantem seu
sucesso”. Para os alunos e seus futuros colegas de profissão, a bibliotecária
do CAP recomenda, do alto de seus anos de experiência, que aproveitem os anos
de curso e a qualidade que a FESPSP oferece."
Roselene Medeiros é aluna do 3º semestre noturno.
Eu quero me Contrate!! rsrsr Adoro práticas esportivas!!!
ResponderExcluirEsportes e leitura são os melhores hábitos mesmo, Denis! Deixe o seu curriculum "em forma" e fique atento às chamadas para seleção! E muito boa sorte!! Obrigada pela sua participação aqui no blog!
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