Pular para o conteúdo principal

PEC: Mediação de conflitos

Para evitar o abarrotamento de pequenos processos nos tribunais, a mediação. Como fazer? O aluno do 3º semestre noturno, Antonio Bei, participou das palestras sobre o tema, acompanhe:





Em mais uma edição do PEC- Programa de Enriquecimento Curricular, a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo promoveu no último sábado, dia 8 de junho, um interessante encontro em seu auditório, constando de duas palestras que abordaram o tema Mediação – Um Novo Paradigma.

            A abertura do evento foi proferida pela professora e coordenadora da FESPSP, Valéria Martin Valls, que apresentou ao público presente as palestrantes convidadas, Dra. Cristiane Giannotti, advogada no Escritório Leila Salomão Advogados, e Dra. Patrícia Clélia Coelho de Carvalho, advogada coordenadora do Escritório Honório Advogados, ambas mediadoras do Tribunal de Justiça de São Paulo.

            A palestra inicial esteve a cargo da Dra. Cristiane, com o objetivo de desenvolver o tema “conflito” e “mediação”, além de tecer comentários sobre o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, o CEJUSC.

            Conforme suas palavras, “Conflito é um processo (estado) em que os interesses de pessoas são incompatíveis”,  sendo que a natureza humana é conflitiva e isso reflete nas relações sociais; e ainda, “Mediação é um processo não adversarial, confidencial e voluntário, no qual um terceiro imparcial atua para facilitar a comunicação e a negociação entre as partes em conflito, na construção de uma resolução mutuamente aceitável e possível”. Nesse caso, o mediador é o “terceiro imparcial” que procura aproximar as partes, visando à conciliação.

            O objetivo da mediação é diminuir a quantidade de processos, promover o fortalecimento da cidadania (elevar a auto-estima da população), incentivar a participação social, auxiliar e restabelecer a comunicação entres as partes e construir um acordo sustentável que atenda aos interesses de todos os envolvidos no conflito.

            Encerrando sua participação, a Dra. Cristiane discorreu sobre o papel do mediador, que consiste em acolher as partes e os advogados, esclarecer as regras e os comportamentos, manter o equilíbrio entre as partes, zelar pelo procedimento (respeito, ordem, liderança, credibilidade e confiabilidade) e desenvolver empatia e positivismo. O mediador deve sempre seguir os princípios da imparcialidade, mantendo-se neutro no processo de conciliação e não tender por nenhuma das partes em questão.

            A segunda palestrante, Dra. Patrícia Clélia, explanou sobre a “mediação no mundo”, especialmente na França e na Argentina, onde a mediação é regida por lei, e nos Estados Unidos, que criaram o eficiente sistema de múltiplas portas.

            A palestrante traçou um paralelo entre a mediação no Brasil e na Argentina, país este que inspirou a forma de mediação brasileira, em áreas como empresarial, trabalhista, escolar, penal, familiar, comunitária e internacional.

            Outros pontos focados foram a contribuição que a mediação exerce na solução de conflitos e interesses, sua atuação como instrumento educacional e preventivo, diminuindo a cultura da judicialização, a realização da pacificação social, a capacidade de dar poder às partes, além de primar pelo princípio da autonomia da vontade.
            Ao finalizar sua palestra, a Dra. Patrícia Clélia citou um pensamento de Jacqueline Mourret, que com muita propriedade ilustrou o tema do dia: “A mediação é um estado de espírito que transforma em esperança o que era desespero, em recomeço o que parecia fim”.

            Encerrando as atividades, a professora Valéria Valls enalteceu a brilhante participação das palestrantes e agradeceu a presença de todos que estiveram no evento.







Antonio Eduardo Bei é aluno do 3º semestre noturno

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv