Pular para o conteúdo principal

Contação de histórias encanta crianças em parque de São Paulo



Alunos do 5º semestre noturno encantaram a criançada com suas histórias e atividades para colorir com o Grupo Conta ou Conto, que esteve na área conhecida como Bambuzal do Parque da Água Branca no começo do mês de junho. 


Com elogios de pais e largos sorrisos dos filhos, Ana Ponciano, Andréia Santos, Filipe Oliveira, Odilio Junior, Rodrigo Garcia, Victor Nunes e Érica Ike executaram seu projeto de ação cultural com histórias de prender a atenção dos pequenos e dos grandes também. O belo sábado de sol estava perfeito e a vibração e o capricho dos alunos conquistaram o público, que até pediu bis.
 Érica Ike nos conta como foi o desenvolvimento do projeto e o tão esperado dia:
“Quando pensamos no projeto, a ideia inicial foi a de trabalhar com o resgate das cantigas de roda e das brincadeiras infantis agregadas à contação de histórias, visto que, a maior parte das crianças que já nasceram conectadas ao mundo virtual, tem a internet e a TV como as principais escolhas para o seu entretenimento.
Após algumas conversas, percebemos que tudo o que queríamos fazer não seria viável, por conta da falta de tempo e de recursos, e é claro, da total inexperiência do grupo com este tipo de projeto. Portanto, focamos apenas na opção de contação de histórias e na interação com o público que frequenta o parque da Água Branca.
Grupo Conta ou Conto
Após esta decisão, eu e a Andréia contatamos a Marili e a Sabrina (representantes do setor de extensão cultural da Biblioteca Pública Monteiro Lobato, em Osasco), na busca de auxílio quanto à execução do projeto. Desta vez, a Sabrina foi quem participou mais ativamente. No sábado, 11 de maio, eu, a Andréia e o Odilio fomos à biblioteca para uma vivência prática de contação de histórias em parques e neste mesmo dia, conhecemos a Inês, que cursa Biblioteconomia na UNIFAI e que também é contadora de histórias.
A vivência prática nos possibilitou enxergar o que seria possível realizar. A Sabrina compartilhou diversas experiências conosco, nos ajudou na pré-escolha de algumas histórias, assim como disponibilizou diversos materiais de projetos idealizados por ela e pela Marili, além de um roteiro com dicas a serem seguidas em ações culturais realizadas em ambiente aberto e sem público específico.
Após a vivência prática, conversamos um pouco mais com a Inês que, rapidamente falou um pouco da sua experiência de contação de histórias em escolas e hospitais e também trocamos contatos. Para quem não sabe, a Inês participou ativamente da ação cultural; nos ajudou a definir as histórias que seriam contadas no dia 01/06 e também nos ajudou com a disponibilização de todos os seus acessórios, os quais poderíamos usar na ação cultural.

A camiseta com logo de Victor Nunes
Após a decisão de todas as histórias que seriam contadas, o próximo passo foi a compra de todos os suprimentos necessários para o dia da ação cultural, como por exemplo, os tapetes de E.V.A. para a acomodação do público e materiais como giz de cera,  cola e etc. para a produção de um desenho que foi feito pelas crianças no dia da ação cultural. A criação do logo do projeto ficou sob a responsabilidade do Victor, que com toda a sua experiência e criatividade, elaborou um logo que atraísse o público e lembrasse um símbolo do nosso curso, uma coruja. Após a criação do logo, confeccionamos camisetas a fim de nos identificarmos no dia da ação cultural.
O Victor também criou uma página no facebook para a divulgação do projeto, com informações sobre dia, horário e a área do parque que ocuparíamos para a realização do projeto. Para quem se interessar, este é o link para acessar a página do Conta ou Conto.
Após toda a divulgação, parceiros contatados, programação definida e suprimentos comprados, finalmente chegou o dia da ação cultural!

Chegamos por volta das 09h no parque para iniciarmos a montagem do cenário no espaço do bambuzal e para convidar os freqüentadores a participarem da contação de histórias.

A criançada fez a festa com o Conta ou Conto
A contação foi iniciada por volta das 12h30, com uma apresentação inicial do projeto e do grupo pelo Victor e na sequência, a nossa parceira Inês, iniciou a contação da história A festa no céu. Na sequência, a Andréia contou a história do Pinto Sura, de Monteiro Lobato e por fim, a Inês finalizou com a história O macaco e a velha. Após a contação da última história, as crianças se envolveram em um momento de produção, em que fizeram uma colagem e pintaram o desenho de um dos personagens da última história.



Andréia capta a atenção do público


Mãe e filha participaram das atividades

O público ficou encantado com os alunos da FESPSP
O que mais nos alegra com o resultado do projeto é que alguns pais elogiaram o nosso trabalho e perguntaram se estaríamos todos os sábados no parque, realizando esse tipo de atividade, pois gostaram muito do que apresentamos.


A minha intenção e também da Andréia e do Odilio é de continuarmos com o projeto após o término da faculdade, pois teremos maior tempo para nos dedicarmos e também para nos especializar. Para isso,  o primeiro passo seria fazermos um curso de contação de histórias com a Marili.”





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e