Se
pudéssemos definir Ciência da Informação com uma palavra essa seria guarda-chuva, pois, exatamente como o
objeto que utilizamos para nos proteger em dias tempestuosos a Ciência da
Informação se constrói com diversas arestas (Biblioteconomia, Arquivologia,
Museologia, etc) e um desses segmentos são os Sistemas de Informação, graduação que tem como intenção de prover sistemas principalmente na
área de tecnologia visando ao acesso
à informação.
A
importância de se aprender sobre outras grades para nossa área é essencial, não
só tendo em vista o aprendizado seletivo para acervos especializados, mas para
o crescimento cientifico de nós bibliotecários e a junção de diferentes estudos
em diferentes áreas para o melhoramento de nosso trabalho, seja ele qual for.
Sistemas
da Informação são uma mistura de humano e
máquina, coletando, tratando e transmitindo
dados e ai podemos encontrar sua forte ligação com Tecnologia da Informação, porém eles vão além disso.
Enquanto
na Tecnologia da Informação nós temos um aprofundamento nos suportes
tecnológicos e ferramentas disponíveis para o uso de banco de dados, bases
entre outros, em Sistemas da Informação nós temos a construção das ferramentas que facilitam nossa vida.
Não
só isso, Sistemas da Informação também proveem os mecanismos necessários para
oferecer recursos de acessibilidade,
e aqui vamos desde os deficientes físicos até os deficientes tecnológicos. É
papel dos graduados em SI oferecer um método para que você consiga acessar o
que deseja.
Seriam
então eles os bibliotecários tecnológicos?
Apesar
da maioria não saber o que é CDD ou como funciona o AACR isso não quer dizer
que eles não possam nos ajudar, muito pelo contrário, talvez seja nossa hora de
sentarmos e aprendermos um pouco.
“Em
geral quem se forma na área (Sistemas da Informação), tem em vista desenvolver
softwares que facilitem o dia-a-dia.” Afirma Luan Hretciuk, aluno de Sistemas
de Informação.
Muitos
bibliotecários ainda possuem certo pavor quando falamos de tecnologia, e chegam a tremer quando pensam no uso de softwares, mas essa situação não pode
continuar.
Estamos
andando para uma nova era tecnológica em que será necessário o auxilio de
mecanismos virtuais e/ou digitais. Apesar do suporte material papel (ou livro)
não se extinguir, ele abre espaço para um universo novo, mais vasto e complexo.
As
coisas são mais fáceis quando possuímos um guia em mãos e realizamos os
processos biblioteconômicos manualmente, eles podem ser mais demorados, porém a
questão facilitadora está no fato de que eles são organismos que não se
comunicam além do próprio acervo. A tecnologia abre o caminho para a comunicação
GLOBAL de documentos, tornando-os acessíveis do outro lado do mundo, aumentando
o número de usuários que a cada dia são mais detalhistas e exigentes.
Por
tais motivos ignorar a tecnologia, ou negá-la, é um erro para nós profissionais
da informação. Devemos abraçá-la e desejá-la como amiga, porque tê-la como
adversária será um desafio ainda maior do que aprender a trabalhar com a mesma.
Pensando
em avanços práticos na nossa área, o RDA
vem como substituto ao AACR2 bíblia para a catalogação. O RDA não será um
conjunto literário de normas, como seu antecessor, nem mesmo terá versão
física. Seu suporte será digital e seu objetivo é voltado exatamente para o virtual.
A
necessidade de ficar atento às diferentes áreas do conhecimento, a partir da Ciência da Informação, nos torna, além
de melhores bibliotecários, melhores pessoas. Não estamos dizendo para se
reinventar a roda (ou a ficha catalográfica), mas sim utilizar dos recursos
disponíveis hoje para melhorá-la, aperfeiçoá-la.
Avançando
sempre, construímos nossa história em nossa sociedade, a Sociedade da Informação.
Ficou
Interessado? Abaixo o aluno Luan Hretciuk fala um pouco mais sobre Sistemas de
Informação.
SOBRE A GRADUAÇÃO: SISTEMAS DE
INFORMAÇÃO
Sistemas
de informação são basicamente, um sistema, que compreende pessoas e máquinas ou
métodos utilizados para coletar, processar e transmitir dados, ou seja,
informações para o usuário. O foco da graduação é dar uma visão sobre como
desenvolver sistemas e aplicações, sejam elas desktop ou para internet,
automatizadas ou manuais, desde sua análise até a parte de programação, porém,
sistemas de informação é como se fosse um “mix”, e conta com um pouco da
presença de outras áreas, como por exemplo, administração, economia, hardware e
,principalmente, a matemática, que está presente nos 4 anos do curso. Em geral,
quem se forma na área, tem em vista desenvolver softwares que facilitem o
dia-a-dia. O curso tem basicamente duas partes, um com foco na análise,
projeto, programação e implementação e outro com foco na gerência de TI
ONDE NOS LOCALIZAMOS E ÁREAS DE
ATUAÇÃO
A
tecnologia vem evoluindo rapidamente nos últimos anos, todos os dias surge algo
novo. Com toda essa evolução, a maioria das empresas precisam de profissionais
na área de SI, alguém que possa analisar e entender os problemas da empresa e,
buscar soluções usando tecnologia computacional, através de sistemas já
existentes ou criando seu próprio sistema. Em geral, os profissionais de SI se
localizam na área de TI de uma empresa, seja para manutenção de computadores,
redes, banco de dados e/ou criação e manutenção de sistemas.
São
muitas as opções onde o bacharel de SI pode atuar: Analista de sistemas,
engenheiro de software, programador de sistemas computacionais, administrador
de redes, administrador de banco de dados e sistemas operacionais,
desenvolvedor para internet, empresário de informática, projetista de software,
entre muitas outras. As áreas de atuação crescem também cada dia mais e mais
devido à presença da tecnologia em praticamente tudo hoje em dia.
ÁREAS ALTERNATIVAS
Existem
algumas áreas alternativas onde o profissional em SI pode atuar como, por
exemplo, na área de administração com ênfase em SI, na área de manutenção de
computadores (hardware), que é uma área alternativa por não ser o foco da área.
Pode-se voltar também um pouco para a área da matemática, por exemplo, para
construir modelos matemáticos que simulem situações reais.
Colaboração: Luan Hretciuk.
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