Pular para o conteúdo principal

Se liga FaBCI: Estão abertas as inscrições para o Pibic 2019-2020

Atenção, alunos da graduação! Aqui vai uma excelente oportunidade para iniciar a prática da pesquisa em âmbito acadêmico: Estão abertas as inscrições de projetos para o PIBIC-FESPSP, PIBIC-CNPq e PIVIC.



Para se inscrever, o aluno deve comparecer ao Núcleo de Pesquisas até o dia 7 de junho, das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira. As inscrições também podem ser feitas por e-mail, enviando os documentos solicitados para pesquisa@fespsp.org.br, com o assunto “Inscrição PIBIC + nome completo do aluno”.

Acesse o edital: http://bit.ly/3063TaK

O Projeto deve seguir as seguintes linhas de pesquisa:
- Organização e Representação do Conhecimento;
- Mediação, Circulação e Apropriação da Informação;
- Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações;
- Informação e Tecnologia;
- Museu, Patrimônio e Informação.

Se você tem uma pesquisa em mente e gostaria de desenvolvê-la com o apoio da FESPSP, apresente sua proposta para um professor. Ele vai encaminhá-lo para a melhor formatação e desenvolvimento da sua ideia, a bibliografia recomendada e o fluxo do trabalho. 


A aluna do 5º semestre, Daniele Carli Licciardi Moreira, foi uma das contempladas no PIBIC no ano passado. Confira o seu relato sobre o processo:


Quando eu decidi me inscrever no PIBIC, não sabia qual tema queria estudar, sabia apenas que gostaria de ter essa experiência com o universo da pesquisa. Com a ajuda de professores e colegas, consegui escrever um projeto para estudar a biblioteca da Abadia de Santa Maria, uma clausura de monjas beneditinas. Eu já fazia estágio lá e era uma realidade tão diferente para mim, que tudo me instigava!

Assim, se eu puder dar uma dica para quem quer se inscrever, é: escolha um tema que te desperte bastante curiosidade, esse é o primeiro passo. Então, quando começamos a ler sobre o assunto, começam a surgir questionamentos que podem vir a ser nossa pergunta de pesquisa. Depois disso, pedi ajuda a professores e alunos que já fizeram o PIBIC, o que para mim foi fundamental para conseguir organizar as ideias e colocar no papel. E o processo todo está sendo muito prazeroso, apesar de exigir certa organização, para não se atrasar com as entregas ao longo do processo.

Além disso, agora que estou em ano de TCC, o PIBIC está ajudando muito. Como optei por continuar com o mesmo tema (porém, de forma mais aprofundada), pude aproveitar muitos levantamentos bibliográficos e fichamentos já feitos, então não foi preciso começar uma pesquisa “do zero” para o TCC. Acredito que mesmo que o aluno escolha seguir depois para um tema diferente, a experiência de pesquisa com o PIBIC nos mune de habilidades que serão importantes para elaboração do TCC, e que nos ajudam a ter mais segurança e menos ansiedade nesta fase.

Enfim, incentivo muito meus colegas a tentar também, pois ganhar uma bolsa em dinheiro (que ajuda muito!!!) para estudar e escrever sobre algo que gostamos é uma experiência muito significativa! Se alguém quiser trocar mais ideias sobre o PIBIC, estou à disposição pelo e-mail: dani_carli@yahoo.com.br.



A aluna do 5º semestre, Nicole Raissa Costa Oliveira, foi uma das contempladas no PIBIC no ano passado. Confira o seu relato sobre o processo:


Iniciei o processo do PIBIC quando percebi que tinha interesse em aprimorar minha escrita acadêmica, minhas noções de pesquisa científica e quando percebi que existia uma área ainda pouco citada na Biblioteconomia para se explorar, a Biblioteconomia Social dentro do contexto da biblioteca prisional.

O PIBIC é um passo muito relevante para se compreender a importância da pesquisa científica no Brasil. Ainda que o aluno não pense em seguir carreira acadêmica, a iniciação científica ajuda muito no currículo profissional e abre portas para diversas reflexões sobre o que é pesquisar dentro de sua área de estudos. Além disso, existem as bolsas que auxiliam a permanência do aluno dentro da faculdade.
Por causa do programa, conheci muitas pessoas maravilhosas ativistas da Biblioteconomia Social, o que me fez tomar paixão pela área. São pessoas que, com muita força, trabalham para mudar a realidade das bibliotecas prisionais.

O PIBIC é uma experiência única para o aluno, então com certeza vale a pena participar do programa. Desejo boa sorte a todos que têm interesse em participar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação