Pular para o conteúdo principal

Aconteceu na FaBCI: Encontro com ex-monitores científicos

No mês de maio aconteceu uma reunião com alguns ex-monitores da Monitoria Científica. Nem todos puderam comparecer devido aos seus compromissos pessoais, mas foi um momento gostoso onde todas as pessoas puderam conversar sobre seus aprendizados da época e como a Monitoria Científica foi importante para suas vidas. Aqui abaixo publicamos dois relatos, vem com a gente. :)


Ex-monitores científicos reunidos na Fespsp

Relato da Ex-Monitora Roberta Gravina

O tempo passou rápido e a Monitoria Científica da FaBCI já está completando 10 anos! Acompanho-a desde sempre e por isso pensei que conhecia a sua história, mas com o nosso encontro comemorativo de aniversário, percebi que é algo muito maior.
Ver as carinhas de [quase] todos pessoalmente, ouvir as suas histórias e conviver mesmo que por um curto período de tempo, me fez perceber o quão grandioso é esse projeto que começou em 2010.
Eu já estava na Fespsp nessa época (sou da turma de 2008) e logo me interessei em fazer parte. Fui a segunda monitora e, naquela época, achava que a minha vida profissional seria iniciada somente após o término da graduação e foi a MC que mudou esse paradigma em minha vida.
Estagiei em vários lugares, conheci diversas áreas, aprendi sobre o mercado de trabalho e entendi que o "ser bibliotecária" já tinha começado ali. A Monitoria me levou àquele lugar e perceber que todos os meus colegas monitores também viveram ou estão vivendo isso é muito gratificante.
Só tenho a agradecer, inclusive pelos novos amigos. Vida longa à Monitoria Científica!"





Relato da Ex-Monitora Daniela Correia

Quando se faz parte de algo que você admira e ama, é realmente muito prazeroso e gratificante, não é mesmo? Ainda mais quando você acha que não tem como superar estes sentimentos e é surpreendida novamente...
Foi exatamente isso que aconteceu comigo no dia 16/05/2019, quando nossa querida Profª Valéria Valls, que claro motivou e organizou tudo, tivemos o primeiro (e digo primeiro porque já decidimos que teremos muitos outros..., rsrsrs) Encontro dos Monitores de todos os anos da Monitoria Científica FaBCI-FESPSP.
Já em janeiro deste ano, a Valls criou um grupo com todos os monitores que fizeram parte da MC, desde sua primeira edição em 2010, para nos organizarmos em um encontro dando início às comemorações dos 10 anos de Monitoria.
Tentando uma data em que todos pudessem estar presentes, ficou agendado para maio, infelizmente apenas duas monitoras não conseguiram comparecer, a Magali (monitora de 2013) e a Marina (monitora de 2018), o que já é mais que um motivo para agendarmos o próximo encontro #ficaadica
E tendo como palco a FESPSP (faculdade que sempre será minha casa), rodeados de muitas guloseimas e com altos papos, tivemos nossa reunião que foi simplesmente MARAVILHOSA. 
Estiveram presentes os seguintes monitores, seguidos dos anos de suas gestões: Wellington (2010); Roberta (2011); Rebeka (2012); Andrezza (2014), Isabel (2015); Camilla (2016); Daniela (2017) e Edi (2019), além da culpada por isso tudo, a Valls que convidou a Lia, integrante da Comunicação da FESPSP, que se interessou em participar do encontro e saber um pouco mais sobre as trajetórias desse time de bibliotecários, e senhoras e senhores, que TIMAÇO ;)
Para mim foi um dos momentos mágicos da nossa reunião, poder ouvir um pouco sobre a caminhada de cada um na Biblio desde sua época de graduação e monitoria, foi tão edificante e me fez ter um orgulho e admiração a cada história contada, que só não superavam o que podíamos perceber nos olhos da Valls, que ouvia e participava de tudo como uma grande “mãezona”, e perceber que todos tinham esse mesmo sentimento por ela, assim como sempre tive de admiração, parceria e gratuidade pelo trabalho que nos confiou à frente da MC, com toda certeza nos uniu ainda mais.
Como sabem, pelo menos o que já acompanharam algum dos meus relatos aqui na MC, sou super sentimental SIIIM, então, por favor, aguentem que já está acabando, rsrsrs. De todo modo, saibam que tudo é o mais sincero ;)
Foi uma noite divertida e agradável de muitas trocas e partilhas que ficarão marcadas. É muito bom fazer parte dessa equipe, da história da MC e da FESPSP, e creio que posso falar por todos que nosso maior presente é que o projeto se perpetue e tenha muitas outras edições, que esse “Era uma vez...”, que teve seu ponta pé inicial lá em 2010, continue sendo contado.
Parabéns à Valls pela idealização e sucesso do projeto, à toda essa equipe fantástica de monitores e a todos da FESPSP, professores, alunos, ex-alunos e convidados que juntos deram vida à Monitoria, e peço licença para de forma especial agradecer à minha equipe de monitores-voluntários e todos os voluntários que em 2017 me ajudaram a fazer a MC, serei sempre grata!!!
PARABÉNS, MC!!!
-->

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação