Pular para o conteúdo principal

Aconteceu na FaBCI: Enxergando a Gestão. Por: Profª Valéria Valls e alunos do 3º semestre de 2019

Foi realizada no mês de maio a atividade “Enxergando a gestão”, na disciplina de Gestão de Serviços de Informação, do 3º semestre. O histórico dos anos anteriores segue: aqui e aqui.

A proposta é realizar uma atividade lúdica, onde os estudantes escolhem trecho(s) de um filme, seriado, novela, game, desenho animado, livro, história em quadrinhos, música, etc, fazendo a conexão com pontos que foram discutidos na disciplina ao longo do semestre, por exemplo: Princípios da qualidade / Gestão da qualidade em geral; Funções administrativas; Qualidade em serviços / qualidade no atendimento; Gestão de recursos em geral; Gestão de recursos financeiros; Gestão de recursos humanos; Planejamento e controle e Comunicação.


Esse ano tivemos trabalhos muito inusitados e interessantes, um resumão segue abaixo:

No período matutino:

A Meire Gomes e o Felipe Silva escolheram o filme sueco “The Square: a arte da discórdia” (veja o trailer aqui), premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes (2017), além de indicação para o Oscar (2018), e brincaram com o mote “o que não fazer em gestão”.

Edição dos alunos, imagens do filme
O filme conta a história de um “gerente de museu que está usando de todas as armas possíveis para promover o sucesso de uma nova instalação e decide contratar uma empresa de relações públicas. Porém, isso acaba gerando consequências infelizes e um grande embaraço”. Eles destacaram que não há em The Square a gestão de recursos em geral, tanto financeiros quanto humanos, Planejamento e controle e Comunicação, destacando algumas cenas hilárias do filme (para não dizer trágicas). E o que foi mais interessante, nos contaram que “na vida real” o diretor do filme também criou uma super saia justa com uma artista por uso indevido de seu nome e por ter sido atribuída como autora da obra que dá nome ao filme (aqui). Haja falta de gestão, hein?


A Jéssica de Oliveira enxergou a gestão no filme Assalto em dose dupla (trailer), onde “duas quadrilhas atrapalhadas e inexperientes resolvem assaltar o mesmo banco, no mesmo dia”. Vimos aspectos de liderança, engajamento de pessoas, abordagem de processos, melhoria, tomada de decisão baseada em evidências e ufa! gestão de relacionamento.
Imagem da internet
A Jéssica foi apresentando, para cada um dos temas, uma cena do filme o que ilustrou muito bem as conexões que ela estabeleceu. Nem precisa dizer que todos ficaram com vontade de assistir o filme (o link acima está na integra e dublado, peguem as pipocas em 3, 2,1...)


Neymar esteve na FESPSP #sqn
Edição do aluno
O André Albuquerque fez uma interessante conexão entre o jogo FIFA 2019 e a gestão, abordando as funções administrativas no modo carreira, nos explicando como contratar um jogador, os olheiros, definindo a formação tática e toda a gestão do time, além de aspectos de comunicação. No final ele simulou a entrada do Palmeiras no FIFA, enfim, tudo pela gestão, né?



A Thais de Souza escolheu Desventuras em série (trailer aqui) para abordar o tema Planejamento e Controle. 

Imagem da internet

Utilizando o Prezi (https://prezi.com/p/4d1trf9n6mhv/copia-de-creative-report/) ela fez conexões entre o perfil dos personagens e do vilão e fez um PDCA (sim, acreditem!) para ilustrar a esperteza das crianças fugindo do vilão. Vale a pena assistir o filme e depois ver o Prezi da Thais!

Prezi da Thais


A Aline Gomes analisou o belíssimo Divertida Mente da Disney/Pixar (aqui): “com a mudança para uma nova cidade, as emoções de Riley, que tem apenas 11 anos de idade, ficam extremamente agitadas. Uma confusão na sala de controle do seu cérebro deixa a Alegria e a Tristeza de fora, afetando a vida de Riley radicalmente”.
Imagem da Internet
Com esse mote ela fez uma conexão com a gestão de pessoas nas Organizações, utilizando o perfil de alguns personagens para ilustrar as competências. Aline nos brindou com uma sessão fofura no matutino, vi até alguns ciscos no olho. :-)



Já assistiu Monstros S/A com os olhos de gestão? Esse filme é um clássico nessa conexão, já que seu mote é "A maior fábrica de monstros do mundo conta com James Sullivan, um dos monstros mais assustadores, que tem o pelo azul e chifres, além de seu assistente e melhor amigo Mike, um monstro verde de um olho só. Eles têm por missão assustar as crianças, que são consideradas tóxicas pelos monstros e cujo contato com eles seria catastrófico para seu mundo. Porém, ao visitar o mundo dos humanos a trabalho, Mike e Sully conhecem a garota Boo, que acaba sem querer indo parar no mundo dos monstros”.

Imagem da internet, edição da Thais Queiroz

A Thais Queiroz arrasou, discutindo a cultura organizacional, a gestão de RH, metas e competitividade entre equipes e liderança, apresentando inclusive nas referências alguns trabalhos realizados:
http://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/35542
http://blog.qualidadesimples.com.br/2010/07/12/gestao-de-pessoas-e-monstros-sa-modelo-de-negocios-e-rh-estrategico-rumo-a-inovacao/
http://www.petadm.ufc.br/?p=3970




Enxergando a (não) gestão na série Friends  foi o tema da Beatriz Matos, Ingridy de Lima, Malu Neves e Marina Bonfim. Elas escolheram o episódio da 7ª temporada "The One with Rachel's Assistant": onde a “Rachel quer contratar um assistente jovem e bonito em vez de uma mulher madura e qualificada” para conversar sobre gestão de RH, Planejamento e Controle, tomada de decisão e até fofoca no ambiente organizacional.
Imagem da internet
Foram cenas hilárias para reforçar como uma gestora não qualificada pode tomar decisões muito, muito erradas!



O filme ” Em Boa Companhia” (aqui) foi o escolhido pelo Marcos Valarka para falar de gestão.
Imagem da internet
Conversamos sobre gestão de pessoas, especialmente entre gerações diferentes, liderança e gestão de equipes. Daqueles filmes com cara de sessão da tarde que nos ajudam a reforçar o que aprendemos na Faculdade. :-)





No período noturno:

A Iara Braz fez uma conexão muito interessante, do processo de montagem da gravação do Show do U2 para o Fantástico, em 2017 (aqui), pensando em como o PDCA (planejar, executar, verificar e agir corretamente), pode ser identificado nas várias fases para a realização desse show inusitado, inclusive pensando em incidentes como a falta do baterista e a chuva (já que parte do show ocorreu no heliponto da Globo)!
Internet



A Esquadrilha Abutre foi o desenho animado escolhido pela Andriely Teixeira para falar do PDCA (os vilões deveriam estudar gestão, tudo ficaria muito mais fácil, hein?), nesse caso não é falta de recursos, já que eles têm aviões super equipados, o que falta com certeza é um pouco de planejamento e controle, né Dick Vigarista e Muttley?
Internet



Alguns aspectos da gestão sistêmica e por processos nos jogos da série Civilization, de Sid Meier foi o tema do Francisco Baraglia, que além de nos apresentar um pouco da história e de como o jogo funciona, foi discutindo aspectos da Gestão de Recursos (em geral, humanos e financeiros) e Planejamento e Controle.


Nas palavras do Francisco, Civilization é um modelo interessante do desenvolvimento de uma Corporação. Ele certamente nos mostrou isso, com as inusitadas conexões que nos apresentou:




Editado pelo aluno



O Fantástico Senhor Raposo foi o filme de animação que o Douglas Gonçalves escolheu para nos falar sobre Planejamento e tomada de decisão em momentos de pressão.
Internet

 Com muita criatividade, destacou alguns trechos do filme onde o Sr. Raposo usou não só sua astúcia, mas também o planejamento para fugir das armadilhas dos fazendeiros, vale a pena assistir. Veja o trailer.




League of Legends foi o jogo eletrônico que o Umberto Facion escolheu para falar sobre gestão.
Internet
Ele nos explicou como funciona o jogo e foi destacando pontos como Comunicação, Planejamento, Recursos e Funções Administrativas, de uma maneira empolgante, enfatizando toda a estratégia que deve ser utilizada no jogo:



Coisa mais linda (aqui), foi a série nacional escolhida pela Sofia Biella Caetano: “Uma dona de casa chega ao Rio dos anos 50 para encontrar o marido e descobre que foi abandonada. Em vez de sofrer, ela decide ficar na cidade e abrir um clube de bossa nova”.
Internet
Todo o planejamento para a abertura do clube foi detalhado, enfatizando as funções administrativas. Um pouco sobre o poder da sororidade com o olhar da gestão:



Os Jovens Titãs em Ação, no episódio “Dia do Trabalho” foi o tema da Cintia Santos. Como uma simples viagem a praia num dia de feriado consegue se transformar numa saga, com direito a muito planejamento, tomada de decisão sob pressão, criatividade, comunicação e liderança, dentre outros aspectos.
Internet
Certamente esse episódio pode ser considerado um case de gestão (apesar do final – não vou dar spoiler, se possível assistam): aqui



E para encerrar a temporada, o Marcelo Lobo fez um belíssimo trabalho sobre a aplicação das funções administrativas numa partida de xadrez, fazendo um rápido panorama sobre a história do jogo e detalhando como as funções administrativas estão presentes num jogo profissional, com ênfase para o planejamento e controle e nos dando vários exemplos para contextualizar.
Edição do aluno
 Usando uma frase que o Marcelo apresentou “O xadrez é muita ciência para ser jogo e muito jogo para ser ciência” (Michel de Montaigne), fechamos com uma super chave de ouro!



A opinião dos colunistas e dos relatos publicados não representam necessariamente a posição da FaBCI da FESPSP, ou de sua Monitoria Científica. A responsabilidade total é do(a) autor(a)do texto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação