Foi realizada no mês de maio a atividade “
Enxergando a gestão”, na disciplina de
Gestão de Serviços de Informação, do 3º semestre. O histórico dos anos anteriores segue:
aqui e
aqui.
A proposta é realizar uma atividade lúdica, onde os estudantes escolhem trecho(s) de um filme, seriado, novela, game, desenho animado, livro, história em quadrinhos, música, etc, fazendo a conexão com pontos que foram discutidos na disciplina ao longo do semestre, por exemplo:
Princípios da qualidade / Gestão da qualidade em geral; Funções administrativas; Qualidade em serviços / qualidade no atendimento; Gestão de recursos em geral; Gestão de recursos financeiros; Gestão de recursos humanos; Planejamento e controle e Comunicação.
Esse ano tivemos trabalhos muito inusitados e interessantes, um resumão segue abaixo:
No período matutino:
A
Meire Gomes e o
Felipe Silva escolheram o filme sueco “The Square: a arte da discórdia” (veja o trailer
aqui), premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes (2017), além de indicação para o Oscar (2018), e brincaram com o mote “
o que não fazer em gestão”.
 |
Edição dos alunos, imagens do filme |
O filme conta a história de um “gerente de museu que está usando de todas as armas possíveis para promover o sucesso de uma nova instalação e decide contratar uma empresa de relações públicas. Porém, isso acaba gerando consequências infelizes e um grande embaraço”. Eles destacaram que não há em The Square a gestão de recursos em geral, tanto financeiros quanto humanos, Planejamento e controle e Comunicação, destacando algumas cenas hilárias do filme (para não dizer trágicas). E o que foi mais interessante, nos contaram que “na vida real” o diretor do filme também criou uma super saia justa com uma artista por uso indevido de seu nome e por ter sido atribuída como autora da obra que dá nome ao filme (
aqui). Haja falta de gestão, hein?
A
Jéssica de Oliveira enxergou a gestão no filme Assalto em dose dupla (
trailer), onde “duas quadrilhas atrapalhadas e inexperientes resolvem assaltar o mesmo banco, no mesmo dia”. Vimos aspectos de liderança, engajamento de pessoas, abordagem de processos, melhoria, tomada de decisão baseada em evidências e ufa! gestão de relacionamento.
 |
Imagem da internet |
A Jéssica foi apresentando, para cada um dos temas, uma cena do filme o que ilustrou muito bem as conexões que ela estabeleceu. Nem precisa dizer que todos ficaram com vontade de assistir o filme (o link acima está na integra e dublado, peguem as pipocas em 3, 2,1...)
Neymar esteve na FESPSP #sqn
 |
Edição do aluno |
O
André Albuquerque fez uma interessante conexão entre o jogo FIFA 2019 e a gestão, abordando as funções administrativas no modo carreira, nos explicando como contratar um jogador, os olheiros, definindo a formação tática e toda a gestão do time, além de aspectos de comunicação. No final ele simulou a entrada do Palmeiras no FIFA, enfim, tudo pela gestão, né?
A
Thais de Souza escolheu Desventuras em série (trailer
aqui) para abordar o tema Planejamento e Controle.
 |
Imagem da internet |
Utilizando o Prezi (https://prezi.com/p/4d1trf9n6mhv/copia-de-creative-report/) ela fez conexões entre o perfil dos personagens e do vilão e fez um PDCA (sim, acreditem!) para ilustrar a esperteza das crianças fugindo do vilão. Vale a pena assistir o filme e depois ver o Prezi da Thais!
 |
Prezi da Thais |
A
Aline Gomes analisou o belíssimo Divertida Mente da Disney/Pixar (
aqui): “com a mudança para uma nova cidade, as emoções de Riley, que tem apenas 11 anos de idade, ficam extremamente agitadas. Uma confusão na sala de controle do seu cérebro deixa a Alegria e a Tristeza de fora, afetando a vida de Riley radicalmente”.
 |
Imagem da Internet |
Com esse mote ela fez uma conexão com a gestão de pessoas nas Organizações, utilizando o perfil de alguns personagens para ilustrar as competências. Aline nos brindou com uma sessão fofura no matutino, vi até alguns ciscos no olho. :-)
Já assistiu
Monstros S/A com os olhos de gestão? Esse filme é um clássico nessa conexão, já que seu mote é "A maior fábrica de monstros do mundo conta com James Sullivan, um dos monstros mais assustadores, que tem o pelo azul e chifres, além de seu assistente e melhor amigo Mike, um monstro verde de um olho só. Eles têm por missão assustar as crianças, que são consideradas tóxicas pelos monstros e cujo contato com eles seria catastrófico para seu mundo. Porém, ao visitar o mundo dos humanos a trabalho, Mike e Sully conhecem a garota Boo, que acaba sem querer indo parar no mundo dos monstros”.
 |
Imagem da internet, edição da Thais Queiroz |
A
Thais Queiroz arrasou, discutindo a cultura organizacional, a gestão de RH, metas e competitividade entre equipes e liderança, apresentando inclusive nas referências alguns trabalhos realizados:
http://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/35542
http://blog.qualidadesimples.com.br/2010/07/12/gestao-de-pessoas-e-monstros-sa-modelo-de-negocios-e-rh-estrategico-rumo-a-inovacao/
http://www.petadm.ufc.br/?p=3970
Enxergando a (não) gestão na série
Friends foi o tema da Beatriz Matos,
Ingridy de Lima, Malu Neves e Marina Bonfim. Elas escolheram o episódio da 7ª temporada "The One with Rachel's Assistant": onde a “Rachel quer contratar um assistente jovem e bonito em vez de uma mulher madura e qualificada” para conversar sobre gestão de RH, Planejamento e Controle, tomada de decisão e até fofoca no ambiente organizacional.
 |
Imagem da internet |
Foram cenas hilárias para reforçar como uma gestora não qualificada pode tomar decisões muito, muito erradas!
O filme ” Em Boa Companhia” (
aqui) foi o escolhido pelo
Marcos Valarka para falar de gestão.
 |
Imagem da internet |
Conversamos sobre gestão de pessoas, especialmente entre gerações diferentes, liderança e gestão de equipes. Daqueles filmes com cara de sessão da tarde que nos ajudam a reforçar o que aprendemos na Faculdade. :-)
No período noturno:
A
Iara Braz fez uma conexão muito interessante, do processo de montagem da gravação do Show do U2 para o Fantástico, em 2017 (
aqui), pensando em como o PDCA (planejar, executar, verificar e agir corretamente), pode ser identificado nas várias fases para a realização desse show inusitado, inclusive pensando em incidentes como a falta do baterista e a chuva (já que parte do show ocorreu no heliponto da Globo)!
 |
Internet |
A Esquadrilha Abutre foi o desenho animado escolhido pela
Andriely Teixeira para falar do PDCA (os vilões deveriam estudar gestão, tudo ficaria muito mais fácil, hein?), nesse caso não é falta de recursos, já que eles têm aviões super equipados, o que falta com certeza é um pouco de planejamento e controle, né Dick Vigarista e Muttley?
 |
Internet |
Alguns aspectos da gestão sistêmica e por processos nos jogos da série Civilization, de Sid Meier foi o tema do
Francisco Baraglia, que além de nos apresentar um pouco da história e de como o jogo funciona, foi discutindo aspectos da Gestão de Recursos (em geral, humanos e financeiros) e Planejamento e Controle.
Nas palavras do Francisco, Civilization é um modelo interessante do desenvolvimento de uma Corporação. Ele certamente nos mostrou isso, com as inusitadas conexões que nos apresentou:
 |
Editado pelo aluno |
O Fantástico Senhor Raposo foi o filme de animação que o
Douglas Gonçalves escolheu para nos falar sobre Planejamento e tomada de decisão em momentos de pressão.
 |
Internet |
Com muita criatividade, destacou alguns trechos do filme onde o Sr. Raposo usou não só sua astúcia, mas também o planejamento para fugir das armadilhas dos fazendeiros, vale a pena assistir. Veja o
trailer.
League of Legends foi o jogo eletrônico que o
Umberto Facion escolheu para falar sobre gestão.
 |
Internet |
Ele nos explicou como funciona o jogo e foi destacando pontos como Comunicação, Planejamento, Recursos e Funções Administrativas, de uma maneira empolgante, enfatizando toda a estratégia que deve ser utilizada no jogo:
Coisa mais linda (
aqui), foi a série nacional escolhida pela
Sofia Biella Caetano: “Uma dona de casa chega ao Rio dos anos 50 para encontrar o marido e descobre que foi abandonada. Em vez de sofrer, ela decide ficar na cidade e abrir um clube de bossa nova”.
 |
Internet |
Todo o planejamento para a abertura do clube foi detalhado, enfatizando as funções administrativas. Um pouco sobre o poder da sororidade com o olhar da gestão:
Os Jovens Titãs em Ação, no episódio “Dia do Trabalho” foi o tema da
Cintia Santos. Como uma simples viagem a praia num dia de feriado consegue se transformar numa saga, com direito a muito planejamento, tomada de decisão sob pressão, criatividade, comunicação e liderança, dentre outros aspectos.
 |
Internet |
Certamente esse episódio pode ser considerado um case de gestão (apesar do final – não vou dar spoiler, se possível assistam):
aqui
E para encerrar a temporada, o
Marcelo Lobo fez um belíssimo trabalho sobre a aplicação das funções administrativas numa partida de xadrez, fazendo um rápido panorama sobre a história do jogo e detalhando como as funções administrativas estão presentes num jogo profissional, com ênfase para o planejamento e controle e nos dando vários exemplos para contextualizar.
 |
Edição do aluno |
Usando uma frase que o Marcelo apresentou “O xadrez é muita ciência para ser jogo e muito jogo para ser ciência” (Michel de Montaigne), fechamos com uma super chave de ouro!
A
opinião dos colunistas e dos relatos publicados não representam
necessariamente a posição da FaBCI da FESPSP, ou de sua Monitoria
Científica. A responsabilidade total é do(a) autor(a)do texto.
Comentários
Postar um comentário