Pular para o conteúdo principal

Agenda 2030 da ONU e as Bibliotecas.

Como resultado de estudos realizados a décadas pela ONU em suas muitas pautas e reuniões executadas em vários momentos como em Estocolmo (1972), Rio de Janeiro (1992), Johanesburgo (2002) e Rio+20 (2012), surge a Agenda 2030, com uma séries de compromissos para que as nações do mundo, em conjunto, cooperem para a mudança sistemática de problemas e situações que já não podem ser mais toleradas nos tempos em que vivemos.

Assim em 2015, em Nova York, líderes mundiais se reuniram na sede da ONU para decidir a série de ações que colocariam em curso as 17 metas estabelecidas para erradicar problemas de caráter mundial como fome, desigualdade, questões ambientais entre outros, numa tentativa de estabelecer um desenvolvimento sustentável, sem deixar ninguém para trás.

imagem retirada do site CNJ

Nesse contexto a IFLA (Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias ou The International Federation of Library Associations and Institutions) inclui as bibliotecas como parte importante para que se cumpra as ferramentas propostas pela Agenda 2030.

"As bibliotecas dão um importante contributo para o desenvolvimento. O propósito deste conjunto de ferramentas é apoiar o trabalho de advocacy para a inclusão das bibliotecas e do acesso à informação como parte dos planos de desenvolvimento nacionais e regionais que contribuirão para cumprir Transformar o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030 da ONU)." (Documento da IFLA, 2015)

Na última sexta fomos apresentados a muitos aspetos dessa Agenda 2030 pela Professora Adriana Souza, na disciplina de Planejamento de Serviços de Informação, ela nos mostrou inicialmente um vídeo que mostrava de forma resumida parte desse objetivos e daí uma se seguiu um debate sobre a importância de todos nós, profissionais da Informação, para que esses objetivos sejam alcançados, começando pelas unidades que atuaremos profissionalmente.

imagem retirada do site BAD

O que podemos fazer enquanto profissionais para promover essa agenda de forma efetiva? Essa foi a pergunta norte do debate, devemos nos colocar a frente dessas medidas, como bibliotecários e cidadãos do mundo, promover um ambiente onde a diversidade possa ser entendida e defendida, onde nossos usuários possam ter acesso a ferramentas que os possibilitem também serem agentes dessa transformação.

Promover e incentivar o debate em nossos locais de trabalha que levem a reflexão e ação a respeito das desigualdades, do racismo e outros aspectos da nossa sociedade que nos impede de sermos a melhor versão de sociedade que podemos ser.

imagem retirada do site Educação e Participação

Por mais distante que essa agenda e seus objetivos possam parecer para nós, ela se concretiza nas pequenas ações em várias frentes e temos esse compromisso com a Biblioteconomia de nos fazer ponte para outros possam também ajudar.

Para entender um pouco mais sobre a Agenda 2030 e conhecer um pouco mais sobre suas metas, segue o site da Plataforma Agenda 2030, que oferece uma explicação dessas metas. Além de conferir o documento na integra feito pela IFLA com as diretrizes para se aplicar as ferramentas necessárias para se cumprir a Agenda 2030.

Texto escrito pela Monitora Clélia Lemonge.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação