Pular para o conteúdo principal

Humanidades Digitais Negras - Por Jade Sales

"Neste 6º semestre da FABCI estamos tendo a disciplina de Tópicos Avançados em Gestão da Informação e do Conhecimento, ministrada pela prof.ª Valéria Valls, que tem o objetivo de apresentar temas contemporâneos, novas áreas de atuação e novos conhecimentos dentro da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Um dos conteúdos apresentados foi sobre Humanidades Digitais. Para ampliar esse assunto tão novo, foi proposto que os alunos compartilhassem novidades, projetos e notícias sobre o tema. Contribuindo para essa atividade, compartilho o tema por um outro olhar considerando sua importância social: as Humanidades Digitais Negras.

Para contextualizar, segundo a prof.ª e Drª Valéria Valls, as Humanidade Digitais “são uma área de atividade acadêmica da interseção da computação ou tecnologia digitais e as disciplinas das humanidades.  Apresenta ferramentas e métodos digitais para os estudos das humanidades com o reconhecimento de que a palavra impressa não é mais o principal meio de produção e distribuição de conhecimento. Ao produzir e usar novas aplicações e técnicas, a Humanidades Digitais possibilita novos tipos de ensino e pesquisa, ao mesmo tempo que estuda e crítica como elas afetam o patrimônio cultural e a cultura digital.”  


Sobre as Humanidades Digitais Negras, o pesquisador, professor, mestre em Comunicação (UFBA) e Doutorando em Ciências Humanas e Sociais (UFABC), Tarcízio Silva, apresenta em seu blog uma reflexão sobre essa perspectiva.  

Segundo Tarcízio Silva, as “humanidades digitais negras ajudam a desmascarar os sistemas racializados de poder em jogo quando entendemos as humanidades digitais como um campo e utilizamos suas técnicas associadas”. Para o professor, “as tecnologias de recuperação são os esforços de grupos minoritários/marginalizados em usar plataformas e ferramentas digitais tanto para resgatar história e literatura não-registrada, apagada, invisibilizada ou intencionalmente destruída, quanto para recuperar a humanidade das pessoas negras em um sistema de racialização global.”

O professor e pesquisar montou um curso sobre essa temática realizado no Centro de Pesquisa e Formação Sesc São Paulo em 2019 e disponibilizou o conteúdo introdutório no seu blog.  Citando a autora Kim Gallon na sua apresentação, aponta que “as humanidades digitais negras refletem menos uma ‘coisa’ específica e mais um espaço construído para considerar as interseções entre o digital e a negritude”. Para Tarcízio Silva, “essa perspectiva pode gerar questões sobre a relação entre racialização da humanidade e o digital como poder, superando a percepção ainda disseminada da ‘neutralidade’ do digital ou tecnologia, nos levando e entender melhor a condição humana.

Para quem quiser ler mais e se aprofundar no assunto, segue o blog e o conteúdo citado"

Para quem gostou do tema apresentado de forma brilhante e dinâmica pela Jade, pode expandir o debate com o conteúdo apresentado no ultimo dia 07 de outubro sobre Humanidades digitais e Biblioteconomia, no PEC da FESP apresentado pelo Prof. Wanderson Scapechi e mediado pela Professora Valéria Valls no canal da FESP no Youtube. O vídeo está disponível e vale a muito a pena assistir para entender um pouco mais sobre esse tema que nesse momento de expansão das atividades no ambiente digital.


Comentários

  1. Parabéns pela escolha do tema e desenvolvimento Jade. Muito relevante para a realidade atual.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação