Pular para o conteúdo principal

Monitoria Científica traduções - Por Clélia Lemonge

Bibliotecas brasileiras: lugares de escuta afetiva

imagem retirada do site da IFLA

É hora de defender e promover as bibliotecas como espaços de escuta afetiva, para receber uma sociedade marcada por perdas significativas. Foi assim que Adriana Ferrari, vice-presidente da Federação Brasileira das Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB), optou por descrever a importância de alinhar as ações bibliotecárias brasileiras à Estratégia da IFLA.

Alinhada de perto com as Iniciativas-Chave 2.1 e 3.1 da Estratégia, a FEBAB começou traduzindo para o português o material estratégico relevante da IFLA. Essa versão foi imediatamente disponibilizada no site da FEBAB e distribuída para suas 17 associações filiadas.

Estratégia e alinhamentos da IFLA: um painel de discussão

Para entregar esta importante informação às associações, a FEBAB organizou o painel de discussão “Estratégia e alinhamentos IFLA” utilizando a  #JuntosSomosMaisFortes! (em inglês: TogetherWeAreStronger) durante a 28 ª edição do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. Isso aconteceu em 4 de outubro de 2019, em Vitória, Brasil. Este é o maior evento da região e tem um público de aproximadamente 1200 pessoas, entre profissionais, estudantes, pesquisadores, professores e patrocinadores.

Painel de discussão da IFLA Strategy no Congresso Brasileiro de Biblioteca, Documentação e Ciência da Informação, o maior evento da região.

Dada a importância de mobilizar todos os profissionais da área para a concretização da Estratégia, a FEBAB teve como objetivo atingir todo o público do evento.

Eles organizaram um painel de discussão, onde os membros do conselho apresentaram cada Direção Estratégica da IFLA e como a FEBAB trabalhou para alinhar suas ações locais e assim construir uma rede de bibliotecas mais forte e integrada.

Isso reflete uma característica fundamental da Estratégia da IFLA como um “guia global de ações” em diferentes países, com associações como a FEBAB ajudando a divulgar suas ideias e construir espaços de reflexão e, acima de tudo, de ação.

A vice-presidente da FEBAB, Adriana Ferrari, destacou a importância de estarmos alinhados ao pensamento da IFLA:

Promover essa discussão no palco principal do evento e ver todo o público é um sinal de que os profissionais brasileiros querem estar alinhados com o pensamento da IFLA. Em tempos de pandemia, é imperativo fortalecer a voz global das bibliotecas como parceiras estratégicas dos ODS. É hora de defender as bibliotecas como lugares de escuta afetiva, para receber uma sociedade marcada por perdas significativas. Portanto, as bibliotecas precisam se mostrar essenciais, apoiando a comunidade na defesa de seus direitos constitucionais e, além disso, ser uma força adicional contra notícias falsas e desinformação.

O trabalho da FEBAB não se limita a essas ações. O presidente da FEBAB, Jorge Prado detalhou a importância da colaboração e do networking entre suas associações:

Este é um esforço contínuo. Pretendemos retomar a discussão com nossas associações filiadas, com nossas Comissões, Grupos de Trabalho e Escolas de Formação. É importante identificar nossos pontos fortes locais e traçar projetos comuns para superar os desafios impostos às áreas culturais e educacionais que afetam as bibliotecas brasileiras. O documento de Estratégia da IFLA também contribui para a nossa defesa junto aos tomadores de decisão, pois apresenta uma visão de mundo, vozes de todos os continentes, que somadas às nossas, podem ser ouvidas ainda mais. Precisamos de políticas públicas eficientes e estamos lutando para que isso aconteça, principalmente agora com os desastrosos efeitos econômicos da pandemia, precisaremos, mais do que nunca, mostrar que as bibliotecas são essenciais para a construção de uma sociedade onde todas as vidas importam”. 

Além do congresso, a FEBAB tem oferecido, por meio de comissões e grupos de trabalho brasileiros, muitas possibilidades aos bibliotecários brasileiros de aprender, se envolver e abraçar a diversidade da sociedade. Um ótimo exemplo é seu recente webinar sobre “Educação do usuário e competência em informação: links e resultados”, que foi acompanhado pela interpretação em linguagem de sinais.

O webinar da FEBAB é acompanhado de linguagem de sinais para que o áudio também possa ser utilizado por deficientes auditivos.

Acompanhe o trabalho da FEBAB também através desse link."

Tradução livre feita por essa monitora que vos fala, depois de algumas semanas sem postar por aqui! O texto original em inglês está disponível no link para os interessados no site também pode-se encontrar muitos outros conteúdos bem interessantes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação