Pular para o conteúdo principal

Eleições e planos para as bibliotecas em São Paulo - Parte II por Douglas Gonçalves.

Segue a segunda parte do texto do Douglas com os candidatos que ainda não tinham sido listados, não esqueçam de conferir a parte um dessa matéria que é muito importante exercer nosso papel como cidadãos sabendo um pouco sobre as propostas que podem afetar nossa área de atuação diretamente.

imagem retirada do site da Justiça Eleitoral


"... A pesquisa foi realizada por meio do site de Divulgação de candidaturas e Contas eleitoraislocal em que constam diversas informações sobre a campanha dos candidatos, inclusive as propostas registradas. Recolhi os 13 planos de governo e filtrei apenas para ter conhecimento do tópico que me interessa.

imagem retirada do site do IDEC


Recado importante: abaixo os candidatos estão classificados por ordem alfabética, caso queira saber mais sempre haverá um link direcionando para o documento original.

JILMAR TATTO

Acesse o plano de governo aqui

  • Fortalecer e implementar programações dinâmicas para as Bibliotecas Municipais e fomentar as Bibliotecas Itinerantes, em atenção ao Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca, com atividades culturais que privilegiem o debate e a produção cultural local.
  • Retomar a política de Livre Leitura, em cumprimento à Lei 12.244/2010, de Universalização das Bibliotecas Escolares, que determina que todas as bibliotecas escolares tenham um bibliotecário e acervo mínimo de um título para cada aluno matriculado.
  • Realizar imediatamente concurso público para o provimento das vagas de bibliotecários no município.
  • Criar o Portal do Compartilhamento, permitindo a troca de conhecimentos digitais: programas de computador, arquivos em formato CAD, audiovisual e uma infinidade de projetos podem ser criados nos equipamentos públicos de inclusão digital, como telecentros e Fab Labs. A Prefeitura de São Paulo criará um portal web interativo que permita aos cidadãos produzir colaborativamente e trocar conhecimentos. A produção intelectual desenvolvida nesses centros será voluntariamente licenciada como um bem comum. O objetivo é criar uma imensa biblioteca virtual que possa estimular e facilitar aprendizagens e novos projetos de qualquer natureza.
  • Abrir bibliotecas e centros culturais para exposições artísticas juvenis LGBTQIA+, com edital de auxílio para artistas de periferia.
  • Estimular o ensino e a leitura sobre a diversidade religiosa nas escolas, bibliotecas e centros culturais;

JOICE HASSELMANN

Acesso o plano de governo aqui

Criar condições para ampliar a oferta de distribuição de bens culturais, como salas de cinemas, teatros, livrarias, museus e bibliotecas;

MARCIO FRANÇA

Acesso o plano de governo aqui

11. Prevenção e Segurança Urbana: a Prefeitura poderá diminuir a violência na cidade por meio da presença de mais “olhos nas ruas” e programas culturais, esportivos e educacionais nos espaços públicos da cidade para criar o hábito das pessoas estarem mais presentes nesses espaços. Investindo fortemente no aumento da iluminação em áreas deficientes dessa infraestrutura, fator decisivo para melhoria da segurança, bem como desenvolver uma rede de praças, parques e bibliotecas parque nos espaços públicos da cidade – por meio de uma adaptação e evolução do modelo de equipamentos multifuncionais integrados a áreas públicas.

MARINA HELOU

Acesso o plano de governo aqui

[SEM CITAÇÃO A BIBLIOTECAS]

ORLANDO SILVA

Acesse o plano de governo aqui

  • Alocando os recursos orçamentários segundo as regiões que concentram mais população e têm piores Índices de Desenvolvimento Humano, que não contam com bibliotecas, com parques, com centros esportivos, com unidades de saúde. Onde as oportunidades de emprego são raras e enchentes e deslizamentos são frequentes.
  • Se não é possível que no curto prazo todas as escolas da cidade contem com bibliotecas, quadras esportivas e laboratórios, no nosso governo as escolas dos mais carentes distritos serão as primeiras a serem reformadas equipadas.
  • Reforma de escolas para a implantação de quadras de esporte, bibliotecas e laboratórios.

FILIPE SABARÁ

Acesse o plano de governo aqui

Promoveremos parcerias da Secretaria de Educação com as Secretarias de Saúde, Assistência Social, Cultura e Esportes com foco no bem-estar, desenvolvimento da criança e do adolescente e na criação de alternativas de contraturno escolar. Exemplos são atuações conjuntas com a secretaria de Saúde em campanhas de prevenção de doenças, vacinação, segurança alimentar, testes de oftalmologia, entre outros; com as secretarias de Direitos Humanos e Assistência Social para garantir que não haja violação dos direitos das crianças; com a secretaria de Cultura para a utilização das 54 bibliotecas 20 municipais, os centros culturais e demais unidades; com a secretaria de Esportes para utilização dos 349 equipamentos, como centros esportivos.

VERA LÚCIA

Acesse o plano de governo aqui

  • Pelo direito à cultura e à informação! Internet gratuita e de qualidade em todo o município! Ampliação do financiamento à cultura e todas as artes! Administração de todos os equipamentos culturais pelos Conselhos populares! Ampliação da rede municipal de Bibliotecas! Uma biblioteca pública por bairro! Incentivo a todas as manifestações culturais populares de rua!
  • Agora que você conhece um pouco melhor os candidatos que tal descobrir o que cada um pensa sobre outros assuntos que ache relevante? Acesse os links que estão disponíveis no post e lembrem-se, seu voto faz a diferença!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação