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Atuação do(a) bibliotecário(a) como gestor(a) de Serviços de Informação

Profa. Dra. Marta Valentim (print da live)

Na disciplina Gestão de Serviços de Informação (3º semestre) um dos pontos abordados e discutidos é a atuação do(a) bibliotecário(a) como gestor(a) de Serviços de Informação, envolvendo alguns recursos como recursos humanos, financeiros e infraestrutura, reforçando a importância do profissional ficar atento ao desenvolvimento das suas competências gerenciais (tanto as técnicas quanto as socioemocionais).
 
Para contextualizar o tema utilizamos uma live organizada pelo Projeto Biblioconnect: o projeto nasce com o intuito de promover discussões, bem como propor e divulgar conteúdos nas áreas de Biblioteconomia, Museologia, Arquivologia e Ciência da Informação. É composto por um grupo de Bibliotecários de Mato Grosso do Sul e pretende, dessa forma, tornar mais conhecida a Biblioteconomia do MS. Se quiser conhecer mais o projeto: BiblioConnect (linktree.com.br)
 
No dia 14 de abril a Profa. Dra. Marta Valentim (da UNESP de Marília) participou de um bate papo muito relevante, que “caiu como uma luva” no contexto que estávamos abordando no semestre.
Link: Atuação do bibliotecário como gestor de unidades de informação | Marta Valentim | BiblioConnect - YouTube
 
Alguns estudantes da nossa disciplina comentaram o vídeo:
 
Tatiana Sambinelli: Assim como o papel do bibliotecário é por excelência a mediação da informação, o gestor comunicador torna-se uma espécie de canal de disseminação do conhecimento: através dele se faz possível a divulgação dos produtos, serviços, políticas e funcionamento da unidade de informação; a construção de vínculos com potenciais parcerias e principalmente com a comunidade usuária; a promoção da visibilidade, das iniciativas e a eventual captação de recursos; e a conversão da biblioteca em um núcleo de aprendizagem. É por meio de sua capacidade de comunicação que se sustentam também equipes eficientes e resultados satisfatórios. Entretanto, outro fator importante é a educação continuada, que consiste na necessidade de atualização constante deste profissional. Sem a aprendizagem acadêmica ou a qualificação tecnológica permanente, o bibliotecário gestor muitas vezes não é capaz de dar conta das novas demandas. Não podemos esperar que ele capacite o outro sem antes ele mesmo estar apto: o conhecimento, a gestão e a comunicação adequadas também dependem disso.
 
Aline Monteiro Vieira: Assim como todos, acredito eu, também acho que a professora Marta Valentim trouxe considerações interessantes sobre a Biblioteconomia e o profissional bibliotecário atualmente. Achei interessante ela frisar que o bibliotecário pode ser um gestor em mais de um tipo de organização, ou seja, indo além do serviço de informação clássico. E que para desempenhar sua atividade com excelência é muito importante se atualizar constantemente, pois as mudanças na sociedade acontecem de forma constante - e cada dia mais rapidamente.
Por isso essa atualização constante do profissional não pode ser apenas de forma humana e social, nem somente de forma técnica, pois um bom gestor não enxerga só agora, tem que ter uma visão aberta para o futuro para preparar a unidade onde trabalha.
Aí, claro, tem a parte que ela comenta o report de atualização da IFLA, de 2019, mostrando que as incertezas que permeiam o futuro podem ser resolvidas a partir do diálogo; que a adoção da abordagem holística é essencial para o profissional bibliotecário fazer a gestão de forma eficiente - com o trabalho em conjunto da equipe (como uma engrenagem) para manter tudo funcionando da melhor forma; e a ação em nível global da IFLA para tentar unir o máximo possível as principais unidades de informação (internacionais).
Temos que nos reinventar constantemente para acompanhar esse mundão, que todo dia nos traz uma novidade diferente (nem sempre boa, nem sempre ruim).

Virgílio de Brito Pereira: É de fato, uma reconstrução comportamental, entender essa mentalidade de se atualizar academicamente. É importante que o profissional de biblioteconomia compreenda que a necessidade em dar sequência na ampliação do conhecimento através da especialização acadêmica, irá elevá-lo profissionalmente no mercado de trabalho. Eu concordo com esse ponto de vista por entender que a área do conhecimento não é uma área estagnada em um único segmento e que constante ocorre mudanças dentro da nossa formação.
Criar uma mentalidade de se atualizar continuamente para oferecer um melhor profissional ao mercado e ter uma mente mais aberta para inovações que a área oferece, aumentando a qualificação para construir uma reflexão profissional só eleva a credibilidade de um gestor.
Um outro ponto interessante da apresentação foi a abordagem da "Visão holística". Que tem o foco, sempre voltado ao ser humano, do ponto de vista do microcosmo e macrocosmo, entendendo que o microcosmo mostra que cada parte representa o todo e da perspectiva do macrocosmo o todo interage com os seus componentes, e isso porque a visão holística consiste em olhar a organização como um todo, a fim de alcançar um objetivo.
E mostrar que as bibliotecas podem oferecer mecanismo para entrega desses modelos trazendo para dentro da atuação profissional de biblioteconomia é muito útil.
 
Thais Cafazzi - Segundo a professora Marta Valentim, a maior parte dos bibliotecários em algum momento de suas trajetórias profissionais, terão de atuar como gestores. Além de desenvolver a gestão de uma unidade de informação tradicional, poderá desempenhar esta função em outros setores de uma organização - a questão é que torna-se imprescindível manter-se atualizado, acadêmica e profissionalmente, devido o constante movimento e desenvolvimento do material base de todo profissional da nossa área: a informação.
Achei bem interessante a premissa de que o Bibliotecário precisa ter em sua formação aspectos que se equilibrem: nem somente humanístico, nem somente técnico. Outra questão que a professora Marta trouxe e que achei muito importante diz respeito sobre a função especializada desenvolvida pelo Bibliotecário, o que lhe concerne importante papel social  a ser reconhecido pela sociedade e que depende da sua atuação, da atuação da unidade de informação  em que trabalha e de sua equipe. Para tanto, precisa ter/desenvolver algumas competências profissionais (levantadas nos anos 2000), como Comunicação e Expressão; Técnico-científicas; Gerenciais; Sociais e Políticas (que têm relação direta com as Gerenciais).
Em relação à desafios, me chamou muito a atenção o que a IFLA trouxe como incertezas para a atuação do Bibliotecário gestor de uma unidade de informação pública dentro do contexto atual: terão que atuar com Advocacy, pois se tornou impossível contar com o apoio do governo; além do fato de que as bibliotecas terão que atuar em nível internacional.
 
Rafael Bronse de Oliveira - Gostei muito do conteúdo trazido nessa live do BiblioConnect com a Profª Marta Valentim, na qual ela fez questionamentos e considerações extremamente significativas para o profissional da informação frente aos desafios do século XXI.
Sobre a atuação do bibliotecário de maneira geral, também acredito que os profissionais não podem permanecer estáticos no que se refere à capacitação individual e da importância da formação continuada para atuar de modo assertivo e qualificado no mercado de trabalho tão exigente hoje em dia e desenvolver competências diversas e habilidades cruciais com um olhar mais reflexivo e crítico às necessidades de uma sociedade plural e que está em constante mudança (e ainda impactar positivamente os usuários no reconhecimento de seu trabalho).
Com relação ao bibliotecário gestor, destaco aqui uma frase dela que me chamou muita atenção: "o sucesso de uma biblioteca (ou de qualquer serviço de informação) não vai ocorrer sem uma boa gestão e não existe essa possibilidade. [...] Em suma, dele depende o êxito ou o fracasso de uma biblioteca". Que tremenda responsabilidade temos e como essa afirmativa da professora foi provocadora para todos nós!
Utilizando fontes extraídas de documentos oficiais da IFLA, OLCL e de um evento sobre educação realizado no Uruguai em 2000, traçou o perfil do bibliotecário como administrador e apresentou os saberes gerenciais que o profissional precisa (e deve) adquirir para cumprir plenamente seu papel na comunidade em que se encontra.
 
Enfim, foi um verdadeiro "banho" de ensinamentos!!!

Ficou curioso(a)? Assista o video, vale muito a pena.

Profa. Valéria Valls

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