Pular para o conteúdo principal

Bate papo com um bibliotecário-gestor

Pode ser uma imagem de 10 pessoas, incluindo Valéria Valls e Gilberto Bazarello Caires e texto que diz "Você"
Fonte: Imagem do Google Meet

No dia 27 de maio a turma do 3º semestre recebeu na disciplina Gestão de Serviços de Informação o bibliotecário Gilberto Bazarello Caires de Lima, que atua como gestor da Biblioteca do SENAC (Unidade Lapa Tito).

A proposta da visita foi apresentar aos estudantes o dia a dia de um bibliotecário-gestor, considerando todos seus desafios e oportunidades de atuação, incluindo a gestão de pessoal, a implantação de serviços informacionais e a relação com a Entidade mantenedora, dentre outros.

Espaço físico da biblioteca Senac Lapa-Ti

O bate papo foi muito descontraído e rolou até brindes (sorteio de livros), o que fechou a nossa noite com chave de ouro. 

Duas estudantes também fizeram comentários sobre a visita:

Thais Peçanha Cafazzi:

“Como a gente analisa uma fala profissional tão humana? A gente não analisa, a gente sente! Foi por meio dessa constatação que a relação do bibliotecário-gestor Gilberto Bazarello Caires de Lima com a sua profissão e o exercício dela, me causaram profunda identificação e serviram de incentivo. Afinal, me lembrou uma frase bem específica e com capacidade de fazer-nos parar e refletir, do célebre personagem da Psicologia Analítica - Carl G. Jung - : "Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana". Em outras palavras, foi o que o gestor da Biblioteca do Senac da Unidade Lapa Tito nos disse durante a incrível troca que tivemos e que me marcou profundamente, pois reafirmou que estou no caminho certo por enxergar e exaltar o papel social do profissional bibliotecário frente à sua comunidade, sabendo da importância da técnica, mas enxergando para além dela e do seu limite. Gostaria de reiterar a importância da fala do Gilberto no sentido de que devemos continuar com essas reflexões, lembrando-nos constantemente de uma das essências da nossa Biblioteconomia nos dias de hoje”.

Andréa Ariani:

“Eu sempre fico muito feliz quando um profissional se dispõe a dividir suas experiências positivas e negativas. Isso nos enriquece tanto quanto uma aula técnica e nos traz para perto de quem está atuando na área neste momento - seja em que área, empresa ou forma de trabalho em que atue. O Gilberto veio de coração aberto e nos trouxe um panorama da sua atuação na biblioteca de uma das unidades do SENAC, especialmente neste momento de pandemia. O que precisaram adaptar e competências que tiveram que desenvolver de forma individual e em equipe. O mais especial no bate-papo é algo que a maioria de nós está aprendendo a valorizar ainda mais em tempos de distanciamento, isolamento e aumento ainda mais vertiginoso das desigualdades sociais: a valorização do humano, tanto nessa troca entre gestores e colaboradores e também entre atendentes da biblioteca e estudantes/usuários. Foi bastante motivadora e especial essa live”.

Sim, de fato foi um daqueles encontros de “aquecer o coração”. Fisicamente longe, mas sempre em contato, valeu Gilberto!

Valéria Valls

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação