Pular para o conteúdo principal

Aconteceu na FaBCI: Enxergando a Gestão. Por: Profª Valéria Valls e alunos do 3º semestre

As turmas do 3º semestre participaram de outra atividade super legal, dessa vez abordando a Gestão com a professora Valéria Valls. A própria professora contou tudinho para nós!


Enxergando a gestão 2018

Foi realizada a 2ª edição da atividade “Enxergando a gestão” no dia 24/05, na disciplina “Gestão de Serviços de Informação – 3º semestre”. Confira o que rolou no ano passado:



Blog Convenia


A atividade é um momento lúdico no final do 3º semestre, quando xs alunxs estão um pouco estressadxs em razão do Trabalho Integrado (das disciplinas técnicas) e tem como objetivo principal consolidar os conhecimentos adquiridos em gestão.

A proposta é escolher trecho(s) de um filme, seriado, novela, game, desenho animado, livro, história em quadrinhos, música, etc., onde os alunxs consigam perceber pelo menos um dos pontos que foram apresentados na disciplina, como por exemplo: Gestão da qualidade, Funções administrativas, Qualidade em serviços, Gestão de recursos em geral, Planejamento e controle (PDCA) ou Comunicação.

Com muita criatividade xs alunxs apresentaram esse ano excelentes conexões entre a ficção e a gestão, confira:

(Reprodução dos posts do Facebook):


Matutino

Foto: Tauane e Viviane. Facebook Valéria Valls.
O que o filme “Velozes e Furiosos 5” tem a ver com gestão? Tudo!!! 
Foi o que a Tauane e a Viviane do 3º sem mat descobriram ao analisar o filme destacando o Planejamento e Controle e principalmente a gestão de competências da equipe.




Foto: Fernanda, Daniele e Edson. Facebook Valéria Valls.
Vida de Inseto foi a animação escolhida pela Fernanda, Daniele e Edson para enxergar a gestão. Na animação foram vistos vários pontos como Planejamento e Controle, Visão sistêmica, Comunicação e até uma certa resistência à inovação. Um clássico que nos ajuda a perceber que até no mundo animal tem gestão kkk



Foto: Luisa, Giulia e Beatriz. Facebook Valéria Valls.
Um episódio hilário da série Friends foi escolhido pela Luisa, Giulia e Beatriz para enxergar vários aspectos da gestão, entre eles: a gestão de recursos financeiros e materiais, processos, o PDCA e até indicadores! (gente, o que foi aquela calça de couro encolhida, hein?!?)


Foto: Raquel e Vitória. Facebook Valéria Valls.
Gosta da série “La Casa de Papel”? Então veja que excelente conexão a Raquel e a Vitória fizeram com gestão (https://prezi.com/view/SbvPG8voOQT5o0tSWRVr/), com direito até a organograma dos bandidos, além de vários aspectos de gestão de pessoas e PDCA. Ops, atenção: tem spoiler, ok?


Foto: Júlia e Angélica. Facebook Valéria Valls.
Já assistiu a série Brooklyn Nine-Nine? A Júlia e a Angélica nos fizeram enxergar num dos episódios várias habilidades do Jack Peralta como gestor, além de aspectos da gestão de equipes para o cumprimento de uma meta, no caso, o roubo da medalha de ouro do capitão, mas tudo bem, tudo em nome da gestão.


Foto: Raíssa. Facebook Valéria Valls.
O seriado “O Negócio” da HBO foi escolhido pela Raissa para discutir aspectos do marketing, foco no cliente, implantação de melhorias e até PDCA! A gestão a favor do sexo, vejam só...


Foto: Fernanda, Liliane e Lorena. Facebook Valéria Valls.
Não é possível que Stranger Things tenha relação com gestão! Tem sim, a Fernanda, a Liliane e a Lorena fizeram uma excelente conexão com Planejamento, Organização e Controle e gestão de recursos, com direito a caracterização e sangue no nariz da Lorena, olha, vocês foram demais.


Noturno

Foto: Edi, Morena e Patrícia. Facebook Valéria Valls.
Que tal enxergar a gestão numa canção? Foi o que fizeram a Edi, a Morena e a Patrícia (3o sem / not) nos brindando com “Todos Juntos” do Musical Saltimbancos (Chico Buarque) (https://www.youtube.com/watch?v=it2SncjaR8Y), que também foi imortalizado pelo filme d´Os Trapalhões. Ouvindo a canção pudemos conversar sobre visão holística, liderança, engajamento e até PDCA! 

“Um bicho só, é só um bicho. Agora, todos juntos, somos fortes!



Foto: Luiz Augusto e Samanta. Facebook Valéria Valls.
O impactante episódio “Hino Nacional” do Black Mirror foi o escolhido pelo Luiz Augusto e pela Samanta para falar de gestão. Com uma apresentação repleta de spoilers, conversamos sobre o PCDA, acreditam? Quem assistiu o episódio sabe o que a falta de comunicação acarretou, né?


Foto: Nicole. Facebook Valéria Valls.
O seriado Sherlock foi o pano de fundo que a Nicole escolheu para enxergarmos a gestão: planejamento, gestão de recursos e comunicação foram alguns temas do nosso bate papo.

Foto: Pietra. Facebook Valéria Valls.
A Pietra inovou e enxergou a gestão num canal de youtube, dos Barbixas (https://www.youtube.com/watch?v=u5Suc4KdMk8). Não verdade enxergamos a ausência de gestão nessa hilariante esquete que aborda a prestação de um serviço. Sérios problemas de comunicação foram vistos e serviram para descontrair a noite!


Foto: Leandro. Facebook Valéria Valls.
 Turma da Mônica e gestão, não pode ser!!!! Sim, o Leandro e o André (que não está na foto por um bom motivo), apresentaram o episódio sobre mais um dos planos infalíveis do Cebolinha (https://prezi.com/view/sqaXnLR2P8A4itLFwoJv/) e conversamos sobre a falta de organização e ausência de planejamento e até sobre os problemas de comunicação do tal plano.


Foto: Raquel. Facebook Valéria Valls.
Até num livro infantil se enxerga a gestão, sabia? Na linda história “A revolta dos gizes de cera” a Raquel (uma contadora de histórias nata!), foi lendo as cartinhas dos gizes e nos fazendo perceber a importância de ouvir o “cliente” e reorganizar o processo. Quer conhecer o livro, veja em: https://www.saraiva.com.br/a-revolta-dos-gizes-de-cera-8882877.html


Foto: Emília. Facebook Valéria Valls.
A Emília acompanhada do George Clooney (pode isso, Arnaldo????) enxergou a gestão no Filme “Amor sem escalas” (https://www.youtube.com/watch?v=LfpM4sTirN0), discutindo temas ligados à gestão de pessoas como admissão e demissão e relacionamento interpessoal.  





A opinião dos colunistas e dos relatos publicados não representam necessariamente a posição da FaBCI da FESPSP, ou de sua Monitoria Científica. A responsabilidade total é do(a) autor(a)do texto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação