Pular para o conteúdo principal

Série: Era Uma Vez. - Por Gabriel Justino

O Gabriel Justino escreveu um conto especial sobre o dia das mães! Vem ler! Está emocionante!



Cartas

Fonte: Google Imagens

“São quatro horas da manhã e você ainda dorme. Como queria que as coisas fossem diferentes meu filho, acho que um dia você terá um futuro melhor do que o que eu tive. Nunca se esqueça que mamãe te ama e nunca duvide disso, nem por um segundo, esse amor que sinto por você.

Agora tenho que caminhar e ver se encontro próximo ao local de abastecimento de frutas e legumes da cidade algo para que nós possamos comer.

Nunca te falei, mas te coloquei em uma escola a 4 quilômetros de casa, porque acredito que lá é a melhor escola que poderia escolher para te dar um futuro que você pudesse ao menos deslumbrar, melhor do que as escolas decaídas de nosso bairro, eu sei que a parte mais difícil foi quando eu perdi o emprego e não podia pagar o transporte para você, e tínhamos que ir a pé, eram longos 40 minutos de caminhada, tanto para ir quanto para voltar e sabe o que mais me doía meu filho? Não, não era o cansaço que tinha que vencer, e os meus pés inchados de tanto caminhar, mas aquela sua afirmação que sempre fazia no meio do caminho “nossa mãe, que cheiro gostoso”, quando ouvia isso, meu coração se partia, pois, não tinha dinheiro para comprar-lhe um mísero saco de pipoca e saber que quando chegássemos em casa, tudo o que teríamos para comer seria um pouco de macarrão doado pelos nossos vizinhos, juntamente com um pouco de colorífico vermelho e óleo, que quando misturava, você acreditava que era extrato de tomate.

A vida é assim filho, passamos por momentos difíceis e temos que aprender a superar cada obstáculo que surgirá em nossa caminhada, creio que já ouviu o ditado “se a vida te der limões faça uma limonada”, eu reafirmo isso e te digo mais uma coisa “quando a correnteza se formar e você só consegue enxergar o outro lado, nade até a outra margem com todas as suas forças, pois é lá que estará seguro”.
O tempo estava fechado com as nuvens carregadas, a chuva não demoraria, mas tinha que garantir que você pelo menos durante esse fim de semana, teria algo para colocar na boca e não dormir com fome outra vez... Estava perto da Central de Abastecimento, quando a chuva caiu me ensopando toda, mas continuei mesmo assim,  um sorriso no seu rosto era como se minha fome fosse saciada, não me importava em ficar de barriga vazia, desde que a sua estivesse cheia, afinal , creio que no fim das contas isso é o que nos torna mãe. Aquele dia consegui algumas frutas, legumes e folhas e foi como se tivesse ganhado na loteria, pois, daquele pouco que fiz nosso banquete...
Espero que um dia você entenda tudo o que fiz por você.

Te amo filho,
Ass. Mamãe”

Encontrei sem querer suas cartas, e li essa sua primeira e já não me contenho mais, as lágrimas escorrem pela minha face, mãe tanta coisa aconteceu desde aquela época, tanto tempo se passou e eu já não mais aquele menino deitado que você observava, eu cresci.

Momentos difíceis não só para você, mas para mim também, lendo agora o que escreveu, não queria que deixasse de comer por minha causa, porque eu gostaria que você também se alimentasse, eu acho que nunca falei para você, mas o que mais gostava daquela época era quando você chegava da Central de Abastecimento e sorria por ter conseguido aquela comida, não tem palavras que descrevam o quão bem eu me sentia quando você abria aquele sorriso e me abraçava, dizendo “William, alegre-se meu filho, porque hoje a mamãe conseguiu o nosso almoço e nossa janta para o sábado e para o domingo e não dormiremos com a barriga vazia neste fim de semana”, acho que você não percebia que eu faria a mesma coisa por você, deixaria de comer para que você não dormisse com fome, mesmo tão pequeno, eu sentia que era o certo e que você não deveria abrir mão de se alimentar para que eu dormisse de barriga cheia.

As lembranças vêm como um furacão, e eu sou como uma árvore que se inclina sob a força da ventania e me curvo perante essas adversidades, eu gostaria de esquecer esses momentos dolorosos que passamos, a dor que nos foi afligida, mas aí eu pensei que se eu esquecesse de tudo o que passamos, eu não seria quem sou hoje, eu nunca seria esse homem sem tudo o que fez por mim, sem teus cuidados, sem teus carinhos, sem a sua atenção, sem você eu estou sozinho. Não sei se tenho coragem para continuar lendo as outras duas cartas...

“Oi filho, sabia que dizem que o tempo pode nos trazer alento e alivio em nossas vidas? Acho que foi isso que aconteceu conosco.

Eu não sei quando tive a ideia, mas queria registrar alguns momentos das nossas vidas em algumas cartas, espero que um dia você as encontre... você se mostrou um bom aluno, fiquei tão orgulhosa de você, quando ganhou aquela bolsa de estudos em um dos melhores colégios particulares de nossa cidade, o que só fez com que você crescesse pessoal e academicamente, a alegria invadiu meu peito, orgulho me definia naquele momento.

Você estava indo para o ensino médio e teria um preparo melhor para os vestibulares que viriam dali a três anos, você estaria preparado para esta etapa da sua vida. Eu consegui um novo trabalho e não tinha a necessidade de ir para a Central de Abastecimento para recolher restos de comida, pois, conseguia nos sustentar, pagando nossas contas e comprando nossa comida.

Parecia que as coisas estavam mudando e estavam mesmo, trabalhava muito, enquanto você estudava, quase não te via aos fins de semana, estava sempre mergulhado nos livros. Sabe, as vezes o tempo age de um modo engraçado, os segundos transcorrem, os minutos passam, as horas voam, o dia acaba, as semanas se apressam, os meses findam e os anos já se foram como num piscar de olhos.

Você já é adulto, tem uma profissão, mas só o que não teve foi tempo, eu não tinha como te contar que estava muito doente e que enfrentaria uma batalha contra minha doença em breve, mas eu acredito que mesmo que te deixe, você não estará sozinho nunca meu filho. Lembre-se sempre que eu te amo.

Com carinho
Sua mãe”

Mãe, minha mãe querida, perdão... perdão... perdão, por ter me olhado no espelho tarde demais e ter percebido que o tempo da aquarela passou e como eu queria poder voltar atrás, para tomar rumos diferentes, mas eu não posso fazer isso, eu não posso mais voltar atrás. Me desculpe por estar sempre tão ocupado com os estudos, com o trabalho e com a minha namorada e não dar a atenção que você merecia, tudo o que você merecia era o que a vida poderia lhe oferecer de melhor, cada sacrifício que fez por mim, cada dia que deixou de comer ou que acordava cedo para encontrar alguma comida e voltava ensopada porque não tinha guarda-chuva.

Sabe qual é minha lembrança mais feliz? Quando me levou ao parque pela primeira vez, e começou a me ensinar sobre como a vida funciona, que nós somos como aquelas árvores, que tem um monte de sementes, que se espalham ao redor para que outras árvores possam crescer e que nós somos assim, marcamos a vida das pessoas que convivem conosco e deixamos nossa marca neste mundo, ainda que por um breve tempo, mas nossas sementes continuarão e se perpetuarão através daqueles que tiveram contato conosco, essa lição jamais irei esquecer pois você mamãe é essa árvore e eu sou uma de suas sementes.

O mundo que construí desmoronou no dia em que você me falou que estava doente e que a doença não tinha cura e eu só queria voltar a ser uma criança novamente, para ficar no seu colo e chorar para que você me consolasse, mas naquele momento você que precisava de mim, e que eu a consolasse e que a abraçasse e dissesse que iria ficar tudo bem, por que eu acreditava que você ficaria bem, não imaginava que tinha tão pouco tempo contigo...

“Meu querido William, a vida nem sempre é fácil ou é da maneira que gostaríamos, talvez ninguém te dirá, então creio que eu tenha que fazê-lo, ninguém te prepara para a morte, essa talvez seja a única certeza que temos quando vislumbramos este mundo pela primeira vez.

Estou debilitada, até para escrever uma simples carta de despedida, sinto muito por isso, mas cheguei em uma fase do câncer que já não consigo respirar por mim mesma e tenho uma pequena ajuda das máscaras de oxigênio que me acompanham pela casa. Coisas que antes pareciam tão simples, hoje se tornaram verdadeiros desafios a serem superados. Estou cansada. Saiba que não queria deixá-lo, e me parte o coração ter que ir assim tão rápido, o que mais queria neste momento era sentar e comer uma refeição com você, sinto minhas forças indo embora.

Lembra do que eu te disse, nunca duvide do amor que sinto por você, só te deixo agora porque não tenho escolha. Mas chega de falar dessa doença, porque você sabe que quero vê-lo feliz, mesmo que não esteja presente, então cuide muito bem da Brenda, pois ela é uma excelente mulher, e sempre seja humilde meu filho, lembre-se do amor que eu te dei e sempre ofereça aos outros esse mesmo amor, sempre se coloque no lugar do outro para entender o que se passa, nunca julgue as pessoas, pois já vivemos em um mundo tão falho, que só com um olhar já inquire coisas ruins para os outros. Eu sei que você não é assim meu filho, eu sei que você também é uma árvore, minha sementinha (lembra disso?).

Eu sinto muito por te deixar, não se culpe pelo tempo em que não ficou comigo, pois saiba que cada segundo que teve e que passou ao meu lado tornou os meus dias tão floridas quanto a primavera que chega abrindo as flores. Obrigada por andar comigo e por ser esse menino maravilhoso que és. Te amo para sempre. Serei eternamente grata por ter tido você.

Te amo sempre e para sempre.
Beijos e até breve...
Mamãe



Saudade resume bem o que sinto agora, engraçado que uma palavra tão pequena que tem um significado tão profundo e que abala nossas estruturas, a saudade faz um homem chorar. E eu sinto tanta falta dos seus conselhos, da sua atenção, do seu falar, do seu pensar, da sua comida e da sua voz. Eu queria tanto poder te encontrar e te abraçar mais uma vez e dizer o quanto eu te amo e que não esqueci nada do que me ensinou, do quanto me amou, me educou e de como estava sempre presente na minha vida, agindo como pai e mãe, buscando e lutando por uma vida melhor para mim. Gostaria que um dia a sua história fosse contada, para saberem a mulher incrível que eras e que eu tenho orgulho de dizer que ela foi minha mãe, essa mulher guerreira que lutou na vida para me criar, que enfrentou as mais adversas situações para me criar e nunca desistiu, permaneceu firme e deu o que tinha de melhor: o seu amor.

Esse amor que não ama com vaidade e nem com interesse próprio, esse amor que só uma mãe entenderia, esse amor sem fingimento, o amor que daria a vida pelo seu filho sem ao menos pestanejar se isso o salvasse, esse amor que aprendi a ter para com o meu próximo. Mãe onde quer que esteja saiba sempre que você jamais será esquecida e que sempre estará em meu coração e que sua semente jamais morrerá. Te amo mamãe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação