Aconteceu na FaBCI: Relato - PEC "Bibliotecas de Museus de Arte - a Biblioteca Walter Wey da Pinacoteca de São Paulo". Por Tauane Lima
A professora Maria Rosa Crespo teve um convidado mais do que especial na sua aula, o bibliotecário Diego Silva, que veio dar o PEC "Bibliotecas de Museus de Arte - a Biblioteca Walter Wey da Pinacoteca de São Paulo", que aconteceu no dia 8 de maio.
A aluna Tauane Lima do terceiro semestre matutino nos deu seu relato:
![]() |
Fonte: Tiradas por Maria Rosa Crespo |
A palestra do Diego foi sensacional! Ele contou um pouco sobre sua trajetória estudantil e profissional. O que mais me chamou atenção foi o fato de ele ter ficado tanto tempo na Biblioteca Universitária e mudar para uma biblioteca de artes visuais. É uma mudança e tanto.
Ele mencionou quais foram as maiores mudanças nessa troca, como: o público alvo, o tratamento das obras, a constituição do acervo, e o conceito sobre obras raras. Pra ele e pra maioria das pessoas, obras raras são obras muito antigas, e depois que ele começou a trabalhar na Pinacoteca, descobriu que não. Uma obra se torna rara quando é impressa em poucos exemplares, edições de luxo, quando tem algo escrito pelo autor ou por um detalhe diferente.
![]() |
Fonte: Tiradas por Maria Rosa |
Por exemplo: um livro que tem uma alça para ser pego para que não amasse, que normalmente não é usada nos livros, e é guardado dentro de uma caixa. Achei o máximo! Ele mostrou o material de higienização e falou muito sobre a história da Pina. Em algumas coisas o pessoal do primeiro semestre ficou um pouco por fora, como quando ele falou da CDD, (eles usam a vigésima segunda edição), Marc 21, indexação, da base de dados deles (que tem uma interface e muito bonita e até coloca foto. Amei demais!).
Mas relaxa pessoal do primeiro semestre. Vocês ainda vão descobrir o que é tudo isso! :)
Enfim, amei ter assistido esse PEC, sinto muito quem perdeu porque foi muito legal e muito rica em conhecimento!
É isso aí Tauane! Muito obrigada!
Comentários
Postar um comentário